terça-feira, 16 de junho de 2009

Hummus Verde

O Hummus é uma receita muito popular no Médio Oriente feita com Tahini uma pasta de sésamo essencial em qualquer prato dessa zona do globo.
Este hummus é por isso um hummus Semi-Português já que leva os tão famosos coentros e não leva Tahini, a receita veio de uma aula feita há muitos anos na Cozinhomania e de lá para cá faz sempre muito sucesso em jantares em que toda a gente gosta e quase ninguém descobre que é feito de grão.
.
Ingredientes:
1 Ramo de Coentros
1 Dente de Alho
1 Malagueta Vermelha sem sementes e picada (opcional)
400 gr de Grão Cozido
Sumo de 1 Lima
Sal e Pimenta
.
Neste caso fiz apenas metade dos ingredientes a cima, como fiz na Bimby coloquei tudo lá dentro e fui misturando até ter uma pasta homogénea (não sei exactamente os tempos nem as velocidades porque como a quantidade era pequena rapidamente ficava agarrada às parece dos copo e tinha de misturar novamente....).
De forma tradicional picam-se os coentros, o alho e a malagueta, junta-se o grão e vai-se moendo com a varinha ou o liquidificador. A meio junta-se o sumo de lima e o azeite até fazer uma pasta, tempera-se com sal e pimenta.
Pode-se servir com palitos de legumes crus, com tostas ou com aquilo que a imaginação ditar.

6 comentários:

  1. Tem muito bom aspecto, mas gosto especialmente do nome :p

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. me encantou essa receita!
    eu adoro hommus! xD

    ResponderEliminar
  3. O meu Esparguete não gosta de grão, mas quando fiz hummus de pimentos, sem lhe dizer o que levava, adorou!

    Vou fazer-lhe o mesmo com este. Gostei muito da ideia. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Oi querida, faz muito tempo que nao como hummus, embora nao tinha a receita - sempre comi em restaurantes - irei anotar porque adoro!
    Ou voce tem um otimo olho ou as fotos anteriores do blog eram péssimas (hehehe), realmente estou de maquina nova amiga! Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto óptimo! Parabéns pelo blog! Descobri-o hoje e estou a adorar!

    Já agora.. onde é que compra agar-agar? Vi umas receitas e gostava de experimentar..

    Anabela

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Hummus, mas esta versão não me parece nada mal.
    Fiquei com vontade de experimentar!

    ResponderEliminar