segunda-feira, 1 de junho de 2009

Salada Morna de Courgette e Funcho

Com este tempo tão quente começam a apetecer cada vez mais saladas, esta é feita com legumes grelhados fica por isso morna o que na minha opinião a torna bastante agradável. Para mim que sou pouco "carnívora" serviu-me perfeitamente mas para aqueles que necessitam das proteínas da carne parece-me que com frango grelhado desfiado ficará muito bem.
A receita foi adaptada de uma outra que vinha no último número da revista Delicious, infelizmente e estranhamente esta revista não se encontra à venda em Portugal :( por isso sempre que conheço alguém que vai a Inglaterra lá estou eu a perguntar se não se importa de me trazer uma revista... esta de Junho já está cheia de páginas marcadas.
_
Ingredientes:
1 Courgette
1 Bolbo de Funcho
2 Colheres de Sopa de Azeite
1 Colher de Sopa de Sementes de Funcho
75 gr de Bacon às Tiras
100 gr de Queijo Feta ou de Cabra
Sumo de 1/2 Limão
Folhas de Alface
_
Cortar a cougette e o funcho às tiras o mais fino possível, deixa as fatias a marinar no azeite e nas sementes de funcho uns minutos e a seguir grelha-las. Fritar o bacon (eu uso o método descrito pela Fer de colocar o bacon entre 2 guardanapos no microondas uns minutos até ficar crocante). Colocar as folhas de alface numa taça ou directamente nos pratos, dispor por cima os legumes grelhados, o bacon e o queijo esfarelado, regar com sumo de limão e se necessário com mais um pouco de azeite, temperar com sal e pimenta (eu temperei só com pimenta porque o queijo feta e o bacon já são salgados).

7 comentários:

  1. Eu gostei da sugestão, da carnívora", já que sou mais que tu...hehe.
    Linda salada.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho que experimentar fazer salada com legumes grelhados.
    Tirando os pimentos, acho que nunca provei...

    Gsotei muito desta sugestão.
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Outro dia experimentei funcho e gostei das folhas, que utilizei num molho feito à base de iogurte, mel e as folhinhas picadas para pôr nuns legumes assados no forno, mas não apreciei o bolbo. Sementes nunca vi à venda.
    A tua saladinha, ficou muito agradável e o prato das bolinhas é um mimo.
    Beijinhos
    Moira

    ResponderEliminar
  4. So' estas saladas para dar um pouco de leveza neste calor! Bjos amiga
    Léia

    ResponderEliminar
  5. Que bela sugestão, bem fresquinha!

    ResponderEliminar
  6. Esta salada parece'me uma óptima opção para uma refeição mais leve num almoço de Verão, adorei mesmo.

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  7. Só comi uma vez funcho e gostei do sabor adocicado, esta saladinha é uma óptima para voltar a experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar