domingo, 31 de Janeiro de 2010

Saudades...

Faz hoje 20 anos ambas estávamos vestidas de verde... Estranha coincidência para quem estava separado por centenas de quilómetros...
.
Faz hoje 20 anos lembro-me exactamente do que almocei, onde e com quem... mas tu não chegas-te a almoçar...
.
Faz hoje 20 anos amanheceu um dia lindo de sol que se transformou num dia muito cinzento...
.
Faz hoje 20 anos que partiste sem avisar... e eu fiquei a recolher os bocados de mim que ficaram espalhados pelo chão...
.
Faz hoje 20 anos eu tinha 20 anos... e tu tinhas poucos mais dos que eu tenho agora...
.
Faz hoje 20 anos que muita coisa mudou... mas o essencial ficou na mesma... fazes-me falta mãe!

sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010

Camembert com Pistáchios

Esta é a 4ª receita seguida com queijo.... será que se nota muito que eu sou uma fã deste alimento? :) Coitada da minha amiga Margarida que de vez em quando passa por cá e que não gosta nada ;)
Esta receita foi-me dada por um amigo e acho que ele a tinha visto num livro de cozinha Mexicana.
Ajuda muito se os pistáchios forem comprados sem casca, estes foram comprados num super mercado Indiano que a querida Pipoca me indicou, mas entretanto também já os vi à venda no Brio.
Neste queijo da foto juntei também algumas amêndoas laminadas porque a certa altura achei que os pistáchios não iam chegar.
Normalmente o queijo quente é servido com um molho de framboesa mas pode também ser uma compota que seja comprada e diluída ao lume para não ficar tão espessa.
.
Ingredientes:
1 Camembert
1 Ovo batido
Pistáchios sem sal e sem casca
.
Ingredientes para o Molho:
250gr de Framboesas (usei congeladas)
2 Colheres de Sopa de Açúcar
.
Para o molho levamos ao lume médio as framboesas e o açúcar até estar tudo dissolvido, durante uns 5 ou 10 minutos, o objectivo é formar um molho e não uma compota.
.
Trituramos ligeiramente os pistáchios (eu meti-os dentro de um saco de plástico e dei-lhe uma "marteladas" :))
Passamos o queijo primeiro pelo ovo e depois pelos pistáchios, colocamo-lo dentro de um papel de prata, fechamos e levamos ao forno a 220º até o queijo começar a subir, o que é sinal que já está derretido por dentro, a ideia é que ele fique derretido por dentro mas intacto por fora.

quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

Salada Rápida de Arroz

Quando tenho que fazer alguns almoços rápidos fora de casa escolho muitas vezes o Go Natural, dentro do género "fast food" é aquele cujo conceito (e a comida) me agrada mais.
Há uns tempos comi uma salada morna de arroz com queijo de cabra que agora resolvi fazer em casa. A deles era feita com arroz Basmati mas eu aproveitei que tinha arroz integral cozido e em menos de 5 minutos tinha o almoço pronto. Pode servir também como um excelente acompanhamento.
.
Ingredientes:
Arroz cozido (Basmati, Integral, Agulha...)
Espinafres
Queijo de Cabra
Nozes
Azeite
Sal & Pimenta
.
Primeiro o arroz deve ser aquecido (em caso de não ter sido feito de propósito para esta receita), juntam-se os espinafres rasgados à mão, o queijo de cabra esfarelado e as nozes ligeiramente trituradas. Rega-se com um micro fio de azeite, tempera-se com sal e pimenta e está pronto.

quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010

Trouxas de Massa Brick

Ultimamente gosto mais de trabalhar com massa Brick do que com massa Philo, ambas são crocantes mas a Brick não seca tão facilmente, os pacotes são mais pequenos (o que tem a vantagem de não sobrar muito), já vem cortada (cada folha tem o tamanho de um crepe médio) e uma folha é normalmente suficiente para um trouxa.
.
Estas trouxas são bastante fáceis e pode-se substituir o recheio por outra combinação qualquer, pêra com gorgonzola, pesto com chevre, figos com fois, camembert e compota de morango, chevre com mel.... enfim... há um sem fim de possibilidades.
Estas foram feitas com chevre e compota de cebola roxa, é uma receita do Chef Henrique Sá Pessoa mas se não quiserem ter o trabalho de fazer a compota já a encontram à venda em lojas mais "Gourmet".
.
Ingredientes:
Massa Brick
Fatias de Queijo Chevre
Compota de Cebola Roxa
Manteiga derretida para pincelar a massa
.
Ingredientes para a Compota de Cebola Roxa
5 Cebolas Roxas
1 Colher de Sopa de Vinagre Balsâmico
1 Raminho de Tomilho
5 Colheres de Sopa de Açúcar
Azeite q.b
.
Para a compota cortar a cebola em dados, numa frigideira colocar um pouco de azeite, juntar a cebola e o tomilho e refogar em lume médio/baixo entre 30 a 40 minutos. Se for necessário pode-se ir juntando uns goles de água ou de vinho do Porto. No fim do tempo junta-se o açúcar e o vinagre balsâmico e refoga-se mais uns 10 minutos.
.
No meio da massa coloca-se uma colher de sobremesa de compota de cebola e uma fatia de queijo chevre, fecha-se a massa formando uma trouxa que se segura com um palito, pincela-se abundantemente com manteiga derretida e leva-se ao forno a 200º até estarem douradas.

quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

Rolinhos de Beringelas com Ricotta e Presunto

Todos os anos por esta altura sou "atacada" por aquilo a que optei chamar "Fúria Arrumadora" :) O começo do ano inspira-me sempre a uma recomeço e eu para começar ou recomeçar tenho sempre de arrumar primeiro :) Os primeiros dias do ano são por isso dedicados a tirar tudo dos armários e a arrumar de novo. Mas este ano acho que exagerei, isto porque hoje já é dia 14 e eu contínuo a arrumar :)) Mas estou quase quase a acabar e em breve voltarei a ter uma maior regularidade por aqui.
.
A receita de hoje resulta muito melhor no verão quando as beringelas são biológicas e estão no seu auge de sabor, mas como eu sou fã deste legume souberam-me muito bem num almoço mais rápido com uma salada. A receita vi há alguns anos num programa de culinária da TV, era uma rapariga loura que organizava festas.... não me lembro de mais pormenores.... sei que escrevi num papel os ingredientes que são muito poucos e inventei o resto, por isso já não tenho a certeza que fosse exactamente assim ;)
.
Ingredientes:
Beringelas
Queijo Ricotta ou Requeijão
Presunto
Manjericão
Sal e Pimenta
Molho de Tomate para acompanhar
.
Cortam-se as beringelas em fatias finas e grelham-se. Tempera-se a ricotta com sal e pimenta e reserva-se. Depois é só colocar uma fatia de presunto em cima de cada uma das fatias de beringela, pôr por cima uma folha de manjericão, uma colher ricotta e formar um rolo.
Na altura de servir e porque o tempo não está para comida fria, aqueci os rolinhos ligeiramente no micro-ondas (menos de 1 minuto para o queijo não derreter) e servi com um molho quente de tomate.