terça-feira, 30 de março de 2010

Salada de Pêra com Gorgonzola e Nozes

O sol vem, o sol vai... o calor voltou mas por pouco tempo.... parece que a Primavera está com alguma "timidez" este ano.... :) Mas enquanto as coisas não estabilizam, vou comendo saladas a pensar no verão, nos dias quentes e nas noites longas que hão-de chegar:)
.
Esta receita na verdade não tem receita, é apenas uma mistura de ingredientes que na minha opinião funcionam sempre bem juntos.
.
Ingredientes:
Alface
Rúcula
Pêra
Queijo Gorgonzola
Nozes
Azeite
Sumo de Limão
Sal e Pimenta
.
Dispor a alface e a rúcula num prato e por cima colocar as fatias de pêra cortadas finíssimas, as nozes grosseiramente picadas e o queijo gorgonzola desfeito com as mãos. Regar tudo com um fio de azeite, sumo de limão e temperar com sal e pimenta.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Tarte de Limão Merengada

Para terminar a publicação das receitas do dia das pizzas, (já com algum atraso, diga-se de passagem) faltava a sobremesa.
.
A receita vinha numa daquelas placas de massa quebrada já prontas, quando eu era uma pessoa que comprava massas prontas :)) Que é como quem diz há uns 15 anos....
.
Agora faço a massa do costume, o creme de limão leva mais ou menos limão segundo sei que as pessoas a quem se destina são mais ou menos do "clube do limão".
Para o merengue uso mais 1 ou 2 claras que tenho sempre congeladas para ficar mais alto, mas também fica bem apenas com as 3 que a receita pede.
Normalmente gosto de cozer o merengue apenas no fim para ficar mais "cru" mas se quiserem mais cozido pode ser tudo cozido ao mesmo tempo.
.
Ingredientes para a Massa da Tarte:
250gr de Farinha
125gr de Manteiga
125gr de Açúcar
1 Ovo
.
Ingredientes para o Recheio:
1 Lata de Leite Condensado
3 Gemas
100ml a 150ml de Sumo de Limão
.
Ingredientes para o Merengue:
3 ou 4 Claras
3 Colheres de Sopa de Açúcar - Eu gosto de um merengue mais espesso e por isso meço as claras e junto metade da medida de açúcar.
.~
Para a tarte, colocar numa taça todos os ingredientes (com a manteiga cortada em pequenos cubos) e ir misturando, com as pontas dos dedos ou com uma batedeira, até obter uma massa homogénea. Nunca se deve misturar muito para a massa não ficar dura depois de cozer.Na Bimby colocar todos os ingredientes no copo e programar 15 segundos na Velocidade 5.
Depois da massa pronta, forrar uma tarteira de fundo móvel já untada, para isso deve-se ir colocando bocadinhos de massa directamente na forma e com os dedos enfarinhados ir ajeitando, primeiro a base e depois as laterais.

Para o recheio é só misturar a lata de leite condensado com as gemas e o sumo de limão e espalhar por cima da massa.

Para o merengue batem-se as claras em castelo até fazerem picos suaves e nessa altura é que se começa a juntar o açúcar em chuva até formar o merengue.

Agora há 2 hipóteses, ou já se cozeu a tarte antes e o merengue é posto em cima e vai só ao forno a alourar (uns minutos a 200º) ou coloca-se o merengue sobre o creme ainda em cru e vai ao forno até estar tudo cozido (mais ou menos uns 20 minutos também a 200º).

P.S Mais uma foto tirada pela Querida Laranjinha naquela noite.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Camembert com Mel e Amendoins

Esta foi outra das entradas servidas no jantar das Pizzas ao Domicilio, Lda. Também são 3 ingredientes e 2 minutos….. Eu às vezes pergunto-me se realmente gosto de cozinhar ou se do gosto mesmo é de comer e o cozinhar é apenas um meio…. :)) Isto porque “fujo” constantemente de coisas com muitos passos, muito complicada e que requerem muito tempo na cozinha, mas talvez seja apenas porque sou (como dizia a minha querida bisavó) uma rapariga “desensofrida*” :)
Vi esta ideia no baptizado da filha de uma amiga em que um Brie inteiro foi servido com mel e amêndoas e de lá para cá tenho feito várias vezes.
.
Ingredientes:
1 Queijo Camembert
Mel
Frutos Secos (neste caso amendoins, mas podem ser avelãs, nozes, pinhões ou amêndoas)
.
Misturam-se os frutos secos com o mel (a quantidade é mais ou menos "a olho" mas a ideia é cobrir todo o queijo) cobre-se o queijo com essa mistura e vai ao microondas até o queijo estar derretido por dentro, isto é, quando começa a querer "inchar", são mais ou menos 2 a 3 minutos na potência máxima.
.
* Desensofrida é uma palavra Algarvia que designa uma pessoa sem muita paciência :))
.
P.S Mais uma foto feita pela Laranjinha ;)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Rolo de Espinafres com Queijo de Ervas e Salmão

Sempre fui assim, quando descubro uma receita que me agrada e que é fácil, faço e refaço e tri-faço :) até todos os meus amigos terem provado. Acho sempre que as coisas boas têm de ser partilhadas.
Esta receita era muitas vezes feita cá casa sempre com sucesso, mas já não a fazia há muito tempo…. quando tive que pensar numas entradas para o jantar de pizzas que a Querida Laranjinha já tão bem descreveu, pensei logo em faze-la de novo.
.
O jantar foi muito divertido, que é o que acontece quando se junta boa comida, bons vinhos e pessoas bem dispostas, estávamos (num momento ligeiramente sério, mas curto) a falar da influência da internet e como foi através dela que nos conhecemos…. O que para mim tem mais graça (mas que se calhar para outras pessoas será óbvio) é que tenho muito mais em comum com pessoas que conheço há relativamente pouco tempo do que com colegas com quem trabalho há anos…. O fenómeno da amizade e da empatia é sempre complicado de explicar… por isso muito obrigada meninas por me darem o prazer da vossa companhia e da vossa amizade.
.
Esta receita não pode ser mais simples e visualmente é muito bonita, se alguém quiser ver o passo a passo está aqui uma adaptação que eu fiz há 3 anos para o fórum da Bimby, não vos disse que a receita era “antiga”? e foi adaptada deste livro de Canapés.
.
Ingredientes:
350gr de Espinafres
3 Ovos
200gr de Queijo Creme com Ervas
200gr de Salmão Fumado
Sal e Pimenta
Sumo de Limão
.
Eu cozo sempre os espinafres no microondas sem qualquer água até murcharem, cozer no fogão em água implica depois ter de os escorrer o que dá muito trabalho :))
Batem-se as claras em castelo e reservam-se. Misturam-se os espinafres cozidos com as gemas, o sal e pimenta e reduz-se tudo a puré, pode ser com um liquidificador, com a varinha mágica ou com a Bimby. Envolve-se o puré de espinafres nas claras em castelo e vai ao forno num tabuleiro rectangular forrado de papel vegetal. Deve cozer a 200º uns 5 a 10 minutos, como não leva farinha nunca é muito tempo.
Quando sair do forno espera-se que arrefeça ligeiramente e desenforma-se sobre película aderente, retira-se o papel vegetal e espalha-se por cima o queijo creme, as fatias de salmão fumado e uma gotas de sumo de limão. Enrola-se como se fosse uma torta com a ajuda da película aderente. Leva-se ao frio e na altura de servir cortam-se em fatias de mais ou menos 1 cm de grossura.
.
P.S. A foto foi mais uma vez tirada pela Laranjinha, a minha máquina nessa noite tirou folga ;)

terça-feira, 16 de março de 2010

Cogumelos com Farinheira

Costuma-se dizer que “para grandes males, grandes remédios” eu diria antes “que para pouco tempo, receitas rápidas” :) Todos sabemos que o tempo voa mas a verdade é que as últimas semanas têm voado cada vez mais alto… :)
.
Esta entrada deve ser das coisas mais fáceis e rápidas de fazer e é sempre um sucesso, são apenas necessários 2 ingredientes e 2 minutos.
Estes foram servidos num jantar de amigos queridos e a foto foi simpáticamente tirada pela Laranjinha.
.
Ingredientes:
Cogumelos
Farinheira
.
Arranjar os cogumelos, escovando-os muito bem e tirando a pele exterior e o pé. Eu aprendi que os cogumelos nunca são lavados porque absorvem a água como esponjas.
Tirar a pele à farinheira e ir colocando-a aos bocados na cavidade dos cogumelos. Levar ao microondas durante 2 minutos na velocidade máxima e está pronto.

terça-feira, 2 de março de 2010

Festa de Aniversário

Estive aqui a pensar quando foi a última vez que fiz uma festa de aniversário…. Daquelas com muitos amigos, bolo, velas e tudo a que se tem direito…. Mas festa mesmo… jantares com 2 ou 3 amigos não contam…. Andei para trás… pensei… e conclui que a última deve ter sido quando fiz 28 anos… que é como quem diz…. Há muitos tempo!
.
Eu que não gosto de celebrar os meus anos, decidi celebrar o 1º ano do blog com um lanche…. Mais do que celebrar o blog apetecia-me celebrar as pessoas que conheci por causa dele…. É verdade que conheci a Laranjinha, a Pipoka e a Suzana na altura em que a Fer esteve cá em Lisboa, eu não tinha blog nem consegui ir ao jantar mas apareci lá no fim só para um “Olá”… mas depois disso nunca mantivemos qualquer contacto, só quando criei o blog é que começamos a falar e a encontrar-nos. Desta vez foi um lanche que acabou perto das 10h da noite…. Mas se tivesse começado às 10h da manhã não teria acabado antes… :) Só faltou mesmo a Querida Fer (no fundo a “culpada” de nos termos conhecido) que eu não convidei porque vive “ligeiramente” longe.
.
A Laranjinha que é fantástica a fazer reportagens já escreveu tudo lá no Cinco Quartos de Laranja por isso se quiserem ver as fotos vão até lá ;)
A mesa como diz uma amiga minha “gritava Carlota por todo o lado” :) Tudo às cores… Bolinhas…. Tudo misturado, uma coisa de cada “nação”… enfim…. Algo divertido e pouco formal já que era um encontro de amigas e não um jantar de ministros :))
.
Os Palmiers já estão aqui há muito tempo e o Pão de Especiarias chegará em breve.