sexta-feira, 16 de Julho de 2010

Um Figo que sabe a Framboesa…

Lembro-me de ser muito pequena e de dizer quando algo era muito bom que sabia a framboesa… ou quando alguém era especialmente simpático, essa pessoa também passava a saber a framboesa… :) O mais engraçado é que no Algarve dos anos 70 as framboesas eram um fruto raro, nessa altura nem sei se alguma vez as tinha provado, desconfio que esta minha analogia devia vir de alguma imagem vista algures num livro, onde aquele fruto tão vermelho e redondo me deve ter parecido o supra sumo da perfeição.
.
O Figo Lampo faz hoje anos e apesar de ser um figo maduro a mim sabe-me sempre a framboesa. É uma framboesa cheia de deliciosas receitas polvilhadas de fotos lindas e de textos escritos com ternura.
.
O talento por detrás dele chama-se Margarida, é Algarvia como eu e uma das pessoas que já tive o privilégio de conhecer "ao vivo" na minha curta “aventura blogosférica”. A Margarida é um amor de pessoa e por isso alguém que apesar da distância espero conservar na minha vida por muitos anos.
Esta tarte é feita a partir de 2 receitas que já cá estão. A massa de tarte do costume desta vez recheada com Curd de Framboesa e decorada com framboesas “vivas” :)
.
Muitos Parabéns e Longa Vida ao Figo Lampo!

quinta-feira, 15 de Julho de 2010

Folhado com Camarão

Num canto da minha sala há uma cesta com revistas. Estão todas equilibradas numa pilha que desafia qualquer lei da gravidade e apesar da correria dos gatos é raro caírem.
.
Costumo dizer a brincar que aquele monte de revistas é um índice da minha vida… Quanto mais ocupada ando maior é o monte…. :)
Mas descobri que agora há outro índice… este blog… que tem estado, por motivos vários, entregue a si mesmo.
A cozinha tem estado em modo “lento”, ou talvez em modo “rápido”, como esta receita que se faz num instante.
.
Ingredientes:
1 Placa de Massa Folhada cortada em Rectângulo
100gr de Cebola Picada
2,5 a 3dl de Leite
1 Colher de Sopa de Farinha
50gr de Manteiga
300gr de Miolo de Camarão
Sal e Pimenta
Salsa ou Coentros picados
.
Aqueça o forno a 220º e leve a massa folhada ao forno com um corte de 3 cm em toda a volta. Este corte vai permitir que se forme uma "caixa" de massa.
Leve ao lume a cebola com a manteiga e quando a cebola começar a alourar junte o miolo de camarão. Polvilhe com a farinha, misture bem e regue com o leite. Deixe engrossar mexendo de vez em quando. Retire do lume, tempere com sal e pimenta e misture a salsa ou os coentros picados. Quando a caixa de massa folhada estiver pronta coloque o creme dentro e está pronto ;)
.
Receita retirada do livro "Cozinha Rápida" ;) da Vaqueiro.