terça-feira, 26 de Outubro de 2010

Com Açúcar e com Afecto* ...

Hoje não há propriamente uma receita porque as bolachas da foto são feitas apenas com 3 ingredientes: Açúcar, Afecto e Paciência.
Foram feitas para o casamento de uma grande amiga. Daquelas amigas de todas as horas, com quem nos rimos até chorar e que nos momentos de tristeza nos secam as lágrimas.
Daquelas amigas que estão sempre lá quando tudo corre muito bem ou muito mal.

Todos devíamos ter a sorte de ter alguém assim na nossa vida. E por ela me armei de uma virtude que não tenho… a paciência… e fiz flores como se não houvesse amanhã…. 50 bolachas a 18 flores cada…. É fazer as contas ;)

O formato é o de bolo de noiva para combinar com o bolo “verdadeiro”, que curiosamente não era um bolo real… Agora parece que a “moda” é fazer o bolo em madeira forrado de pasta americana e colocar uma parte comestível apenas no último degrau para os noivos cortarem…. No fim são servidas fatias de bolo já empratadas e com os pratos decorados, parece que é mais fácil e mais rápido mas a mim não sei se me convenceu.
.
Para quem está curioso sobre o “como fazer”, esta é a receita que uso sempre para as bolachas, depois foram cobertas com pasta americana já comprada pronta (o açúcar) o resto é só afecto e paciência.

*Título inspirado nesta letra de Chico Buarque ;)

segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

Compota de Cebola Roxa

Não sei bem como “tropecei” neste livro… deve ter sido num dos meus (perigosos) passeios nocturnos pela Amazon. :) É um livro muito engraçado porque é escrito por um rapaz que aos 16 anos resolveu deixar a escola para começar um negócio de produção de compotas.
Os doces com o nome de “SuperJam” tornaram-se um sucesso de vendas em Inglaterra e o jovem Fraser Doherty tem ganho inúmeros prémios entre eles o de jovem empreendedor de 2007.
.
Alterei ligeiramente a receita e o resultado foi uma compota fantástica para ser usada em múltiplas ocasiões. É algo demorada mas vale cada minuto ao lume e praticamente faz-se sozinha.
E ainda bem que ficou boa porque eu que sou a rainha das “meias receitas” e das “meias doses” tinha tantas cebolas roxas que resolvi fazer tudo e fiquei com um panelão de compota. Por isso, para os meus amigos que me conhecem na “vida real” e que costumam passar cá por casa preparem-se para muitas variações à volta do mesmo ;)
.
Ingredientes:
850gr de Cebola Roxa
100ml de Azeite (usei azeite aromatizado com louro)
2 Folhas de Louro (não usei)
200gr de Açúcar Escuro (usei demerara)
150ml de Vinagre Balsâmico
100ml de Vinagre de Vinho Tinto
.
Pelar e cortar as cebolas em fatias finas. Levar as cebolas ao lume brando com o azeite até estarem bem tenras (cerca de 20 a 25 minutos). Juntar o açúcar, os vinagres e cozer em lume médio até estar bem caramelizadas (cerca de 30 a 40 minutos) no fim se ainda houver muito líquido no fundo, passar para lume forte e ir mexendo para evaporar um pouco. Retirar as folhas de louro (caso as tenha usado) e guardar em frascos hermeticamente fechados.
.
O autor aconselha a guardar os frascos durante um mês, antes de consumir, para intensificar os sabores. Mas eu não acredito que isso cá em casa vá acontecer :) A primeira já começou a ser consumida acompanhada de queijo de cabra.
.
P.S. Aqui no Blog já existia outra receita de compota de cebola roxa.