sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cuscuz com Legumes de Verão

Se tivesse que escolher entre todas as refeições possíveis acho que teria de escolher algo deste género… é um facto que por razões várias cada vez como menos carne, sempre fui “esquisita” com certas carnes e nunca comi uma série de coisas tão Portuguesas como Pezinhos de Porco ou Língua de Vaca... outras carnes pura e simplesmente não me dizem nada, pato, faisão, borrego e um longo etc…. agora que sou "grande" :) e posso escolher há coisas que pura e simplemente não como.
.
Esta é por isso para mim uma refeição muito perto do ideal, simples, rápida e muito saborosa mas à qual acredito muito torcerão o nariz… :)
.
A descoberta no Brio (um supermercado biológico que em boa hora chegou ao meu bairro) de um novo tofu com manjericão foi o pretexto para mais uma ronda de cuscuz, desta vez acompanhado das primeiras beringelas biológicas do ano.
.
O cuscuz é muito fácil de fazer e permite milhões de combinações, neste caso não vou indicar as quantidades porque normalmente faço tudo a olho, vou colocando as coisas de forma a ficar equilibrado.
.
Ingredientes:
Cuscuz
Beringela
Tomate (usei tomate cereja)
Manjericão
Tofu com Manjericão
Azeite
Flor de Sal
.
Outros ingredientes que ficam sempre bem são: feta, courgette, azeitonas, grão ou mesmo frango assado ou grelhado desfiado… enfim a imaginação é o limite.
.
Medir o cuscuz que se vai usar (normalmente uma chávena de café chega para duas pessoas, mas claro que tudo depende do apetite das pessoas :) e coloca-lo numa taça, ferver água e juntar a mesma medida de água a ferver no cuscuz, tapar e deixar uns minutos para que absorva a água e depois soltar os grão com as mãos ou com um garfo de madeira.
Cortar a beringela em fatias de mais ou menos 1cm de espessura pincela-las levemente com azeite, polvilha-las com sal e grelha-las tendo o cuidado de as ir virando de vez em quando. Cortar as beringelas em quatro e misturar no cuscuz, juntar o tofu cortado em pequenos cubos e o tomate cortado também em cubos (neste caso como era tomate cereja cortei só ao meio), temperar com um fio de azeite, flor de sal e muitas folhas de manjericão.

6 comentários:

  1. Eu gosto muito do brio, principalmente da secção dos cereais e leguminosas biológicas a granel.
    Sempre que vou para essas bandas dou lá um salto. :)

    E tb sou fã de couscous, muitas vezes apenas com legumes refogados, fazem uma bela refeição.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlota
    Tambem me identifico com este tpo de refeições e prefiro vegetais a carne,mas abro uma excepção para caça....Esta tua receita só tem ingredientes que aprecio bastante!
    Acabei de constatar que almoço todos os dias no teu bairro e aproveito para ir ao Brio e à Bulhosa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. ahhhh aqui está um dos meus pratos preferidos de todo o sempre!
    e como esta receita não leva queijo, posso vir aqui deixar um "Nham Nham" que quer dizer: "já me deixaste com água na boca!".

    beijinhos!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Que coincidência! O meu último post no Lume Brando é uma salada de cuscuz. Só não é totalmente vegetariana... Gosto de cuscuz de qualquer maneira. E a acompanhar pratos com molho? Adoro!

    Bjs
    Tecas

    ResponderEliminar
  5. Oi querida, dei uma sumidinha pela grandissima correria que tive. Nunca fiz cuscuz e adorei a tua receita, quando voltar de férias irei fazer pois fiquei muito curiosa! Bjim com karim
    Léia

    ResponderEliminar