segunda-feira, 27 de Julho de 2009

Até já...

Férias de verão que são férias de verão implicam rumar ao Sul e ir à praia, ir muito à praia :) eu vou à praia para não fazer nada... não dou corridinhas na areia, não jogo raquetes, não dou longas braçadas ao longo da costa... não faço nada! Sento-me na minha cadeira e leio... à sombra... eu sou uma pessoa que vai à praia e passa a maior parte de tempo à sombra numa cadeira a ler... pois... dito assim não parece muito emocionante... podia estar noutro sítio... numa esplanada por exemplo.... mas não era a mesma coisa :) por isso se encontrarem uma personagem assim numa praia do sul, digam-lhe olá :))
.
Foto daqui.

sexta-feira, 24 de Julho de 2009

Cuscuz com Legumes de Verão

Se tivesse que escolher entre todas as refeições possíveis acho que teria de escolher algo deste género… é um facto que por razões várias cada vez como menos carne, sempre fui “esquisita” com certas carnes e nunca comi uma série de coisas tão Portuguesas como Pezinhos de Porco ou Língua de Vaca... outras carnes pura e simplesmente não me dizem nada, pato, faisão, borrego e um longo etc…. agora que sou "grande" :) e posso escolher há coisas que pura e simplemente não como.
.
Esta é por isso para mim uma refeição muito perto do ideal, simples, rápida e muito saborosa mas à qual acredito muito torcerão o nariz… :)
.
A descoberta no Brio (um supermercado biológico que em boa hora chegou ao meu bairro) de um novo tofu com manjericão foi o pretexto para mais uma ronda de cuscuz, desta vez acompanhado das primeiras beringelas biológicas do ano.
.
O cuscuz é muito fácil de fazer e permite milhões de combinações, neste caso não vou indicar as quantidades porque normalmente faço tudo a olho, vou colocando as coisas de forma a ficar equilibrado.
.
Ingredientes:
Cuscuz
Beringela
Tomate (usei tomate cereja)
Manjericão
Tofu com Manjericão
Azeite
Flor de Sal
.
Outros ingredientes que ficam sempre bem são: feta, courgette, azeitonas, grão ou mesmo frango assado ou grelhado desfiado… enfim a imaginação é o limite.
.
Medir o cuscuz que se vai usar (normalmente uma chávena de café chega para duas pessoas, mas claro que tudo depende do apetite das pessoas :) e coloca-lo numa taça, ferver água e juntar a mesma medida de água a ferver no cuscuz, tapar e deixar uns minutos para que absorva a água e depois soltar os grão com as mãos ou com um garfo de madeira.
Cortar a beringela em fatias de mais ou menos 1cm de espessura pincela-las levemente com azeite, polvilha-las com sal e grelha-las tendo o cuidado de as ir virando de vez em quando. Cortar as beringelas em quatro e misturar no cuscuz, juntar o tofu cortado em pequenos cubos e o tomate cortado também em cubos (neste caso como era tomate cereja cortei só ao meio), temperar com um fio de azeite, flor de sal e muitas folhas de manjericão.

quarta-feira, 22 de Julho de 2009

Sopa Fria de Pepino com Manjericão

Por cá continuam as sopas frias, esta é uma sopa muito simples que é normalmente feita com hortelã mas como o meu vaso de manjericão está ao rubro resolvi alterar. É uma sopa que se faz literalmente em 2 minutos e é ideal para os dias quentes que estiveram.
.
Ingredientes:
1 Pepino Grande
1 Iogurte Natural
Alho picado a gosto (usei 1/4 de dente)
Água Gelada
Azeite
Vinagre
Sal e Pimenta
Folhas de Manjericão

Descascar o pepino deixando alguma casca e cortar uma parte em cubos para a decoração. Moer o resto com o iogurte e o alho (fiz uns 15 segundos na Vel 5 da Bimby). Verificar a consistência e juntar água a gosto (juntei apenas 1/4 de copo) juntar as folhas de manjericão e voltar a bater (na Bimby programei mais 30 seg na velocidade 7). Temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta e levar ao frio até ao momento de servir, nessa altura decorar com o pepino reservado e uma folhas de manjericão, usei também um pouco de queijo feta esfarelado mas apenas porque havia um resto e não o queria estragar.

segunda-feira, 20 de Julho de 2009

Muffins de Tomate com Queijo Feta

A receita original é para um bolo rectangular tipo bolo inglês mas eu necessitava de algo que fosse mais transportável e que sujasse menos as mãos ao comer, por isso transformei a receita em pequenos muffins.
Ficaram muito bons mas como usei farinha integral em vez de branca as sementes não ficaram tão realçadas. São ideais também para comer com uma salada agora que apetece refeições mais leves.
.
Ingredientes:
2 Ovos
180 gr de Farinha (usei integral)
1 Colher de Chá de Fermento em Pó
10 Cl de Leite
1 Colher de Sopa de Azeite
4 Colheres de Sopa de Sementes de Sésamo Pretas (usei sementes de papoila)
200 gr de Queijo Feta
150 gr de Tomate Seco (usei tomate natural)
Pimenta
.
Bater os ovos com o leite e o azeite e misturar a farinha e o fermento até obter uma massa lisa. Misturar o feta cortado em pequenos cubos e o tomate também cortado em pequenos dados (como usei tomate natural tirei as sementes e tentei que ficasse com o mínimo de agua possível). Misturar as sementes e temperar com pimenta (não usei sal porque o feta já é salgado). Colocar numa forma rectangular ou em formas pequenas (rendeu 20 unidades) e levar ao forno a 180º mais ou menos 20 minutos.
.
Receita da revista Saveurs de Julho de 2009.

terça-feira, 14 de Julho de 2009

Gaspacho com Melancia

O calor foi trazendo pratos mais leves, mais saladas, mais frutas e menos forno mas como sou uma fã de sopa só troquei as sopas quentes pelas sopas frias.
Este gaspacho é uma versão simplificada de um outro que aprendi com o Chef Luis Baena há vários anos. O sabor fica a ganhar porque o tomate é primeiro confitado mas acredito que a versão com tomate cru também possa ficar muito bem e será com certeza mais rápida.
.
Ingredientes:
6 Tomates Grandes cortados em quartos
Alho muito picado
1/2 Pepino Grande
Folhas de Manjerição
700 gr de Melancia
Azeite
Vinagre
Sal e Pimenta
.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar o tomate cortado e espalhar por cima alho picado a gosto (usei um dente pequeno mas pode ser mais) folhas de manjericão e azeite, levar ao forno a 100º por 2h. Triturar o tomate com o pepino e a melancia. Temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta. Servir bem frio com bolinhas* de melancia e folhas de manjericão.
.
*uma oportunidade para usar o fazedor de bolinhas :)