terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Harina em Madrid

Se a minha relação com Espanha já vem de muito longe, a minha relação com Madrid terá apenas uns 15 anos (Tanto? Tão pouco?) considero-a por isso uma paixão tardia. Mas se quisesse dizer quantas vezes já lá estive, mesmo com um bom esforço de memória, não sei se conseguia… Devo ser das poucas pessoas no mundo que gosta mais de Madrid do que de Barcelona… Com a excepção dos Madrilenos, claro ;)

Em Madrid, já estive com 42º e com -2º, já estive em trabalho e em lazer, já estive doente e já fui feliz, já estive com colegas, com inúmeros amigos e muitas vezes sozinha. Gosto de passear pelas mesmas ruas sem mapa, gosto da movida que move a cidade a toda a hora, gosto dos museus e das tapas, gosto de voltar aos mesmo sítios e de descobrir sítios novos… como este.

O Harina (farinha em Castelhano) é uma padaria/ café com um ar absolutamente delicado, todo branco, como a farinha. Fica mesmo no centro de Madrid em frente ao Parque do Retiro. É um daqueles sítios onde se pode comer o que se quiser a qualquer hora e onde apetece ficar a preguiçar. Achei particularmente engraçada a forma de servir a salada de frutas.

Na rua tem uma óptima esplanada que com os 5 graus que se faziam sentir estava vazia, e umas bicicletas também brancas que podem ser emprestadas aos clientes para passearem no parque. É um daqueles sítios onde tenho a certeza que vou voltar.

14 comentários:

  1. Se ouço falar em Madrid lá vou eu. A minha paixão por Madrid não é tão antiga quanto a tua. Deve ter aí uns 5/6 anos. Mas, como tu, "já estive com 42º e com -2º, já estive em trabalho e em lazer, já estive doente e já fui feliz, já estive com colegas, com inúmeros amigos" mas nunca sozinha. Em Madrid já chorei de rir e já chorei de amor. Madrid traz-me muitas e (mais) que boas recordações. E sim, talvez por tudo isso, gosto muito mais de Madrid do que Barcelona. Sinto-a mais minha.. Obrigada por esta dica do Harina. E por me teres feito recordar tanta coisa. Um beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Eu sinto-me em falta por conhecer tão mal Madrid, talvez por ser um bocadito provinciana prefiro as aldeias às cidades :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Só lá estive um vez e foi nas estradas nos arredores e perdi-me durante 1 hora... Foi de doidos. Não conheço a cidade mas ainda hei de lá ir visita-la.


    Bjinhos e Feliz Natal,

    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Estive lá apenas uma vez, mas gostei muito. Minha filha morou numa cidade a meia hora de Madri e estava constantemente lá. Antes de retornar ao Brasil, fez questão de tirar uma foto do restaurante mais antigo do mundo, o Botín, pra trazer pra mim.
    Gosto muito de viajar, nem que seja virtualmente...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. A Barcelona ainda não fui mas conheço Madrid e gostei bastante. Achei que tinhas comprado pacotes de farinha em Madrid he he
    O bule é lindo :)

    ResponderEliminar
  6. Guilty as charged. Eu sou dos que dizem, alto e bom som, que preferem Barcelona em vez de Madrid... E pensando nisso talvez a minha apreciação não seja justa para com uma cidade que sempre me tratou bem. Da última vez que lá estive fui sozinha e encontrei-me com amigas: foram dias muito bem passados. Boas memórias!

    Obrigada pela viagem, Carlotinha. O Harina parece-me lindamiente!

    Bj grande*

    ResponderEliminar
  7. Carlota,

    Madrid é uma cidade linda, estive duas vezes, sempre correndo, mas prefiro Barcelona pois sou uma mulher da costa e gosto de estar sempre perto do mar. Mas como a Moira prefiro as cidades pequenas e as vilas, me alegram mais.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  8. Revejo-me completamente nesta descrição. Vivi três anos em Madrid e adoro regressar a esta cidade. Gosto de me perder pelas ruas dos bairros de Salamanca e de Chambéri, parando de vez em quando para fazer pequenos lanches. Pela fotografia o Harina parece ficar perto da Puerta de Alcalá. Será assim?
    bjs

    ResponderEliminar
  9. nem madrid nem barcelona
    e oi meu namorado ha tantso anos em espanha.
    mas esta longe desses locais
    quem sabe em breve la vou de novo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Madrid está na minha lista de viagens mas nunca mais lá chego, Barcelona conheço e adoro, ia lá todos os meses se pudesse, mas acredito que Madrid não me vai decepcionar.
    As fotos retratam uma tranquilidade incrivel
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Carlota
    Também partilho essa paixão pela cidade.
    A 1ª vez, ou pelo menos que me lembre de ter visitado Madrid, não teria mais de cinco anos. Voltei lá muitas vezes, mas há uns 8 anos que não a visito.
    Parece-me um sitio bem aprazivel a Harina.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Eu não conheço muito bem a cidade, já Barcelona, é uma paixão...
    Mas pelas fotos que mostra, seria feliz sentadinha aí no Harina. Contigo, na converseta. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Confesso que sou mais tuga, nesse aspecto e acho que "de Espanha nem bom vento nem bom casamento" e, por isso, é um país que não me atrai. Mas em 2010 estive em Madrid e confesso que gostei imenso da movida. Este mês vou a Barcelona, vamos ver qual das duas cidades ganha... bom ano

    ResponderEliminar
  14. MAdrid, Madrid, uma cidade adorada, fiquei tão contente ao ler este post , e por ver fotos de algo conhecido, estive lá em abril de 2010 e também por acaso descobri esse sitiu que achei o máximo.

    ResponderEliminar