quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

A Comida...

A minha memória mais antiga é a de estar sentada num degrau à porta de uma casa que tivemos nas férias a comer um gelado… era um gelado metade chocolate metade laranja… devia ter uns 3 anos e meio… a minha primeiro memória é de comida… a comida… sempre a comida…!
É a minha aspirina para alma, é nela que me encontro nos dias em que tudo o mais se perde, é à volta dela que gosto de juntar os amigos como se aquilo que cozinhei fosse um grande abraço… ah a comida… é dela que me privo quando a roupa já aperta mal… é com ela que comemoro, é por ela que viajo, é sobre ela que compro livros e revistas sem fim… é a hipótese que me ocorre quando penso em mudar de vida… sempre a comida… pensando bem não podia ter um blog sobre outra coisa.

quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009

Pregado com Melancia

Gosto de cozinhar coisas pequenas e da possibilidade de provar várias coisas na mesma refeição. Este é um exemplo que aprendi numa aula de Finger Food na QB é uma mistura muito boa mas tal como tudo o que é feito com peixe cru o peixe tem de ser muito fresco.

Ingredientes:
1 Melancia
200gr de Pregado
Sumo e raspa de 2 Limas
Coentros qb picados
Malagueta qb picada fininha
Chalotas picadas fininhas
Flor de Sal

Corta-se o peixe em pequenos filetes e tempera-se com a raspa e o sumo das limas, os coentros, a malagueta, as chalotas e o sal. Deixa-se marinar +/- 1h (o sumo de lima vai “cozer” o peixe) depois fazem-se rolinhos que se colocam sobre cubos de melancia.

Podem-se colocar sobre colheres ou usar uns pauzinhos de gelado.

domingo, 15 de Fevereiro de 2009

Bolachas


Fazer bolachas é uma espécie de terapia, gosto muito de as comer mas confesso que gosto ainda mais de as fazer.
Estas foram feitas para oferecer, são muito simples, uso sempre a mesma massa, algumas foram cobertas com chocolate e polvilhadas com côco, outras coberta com chocolate e “embelezadas” com um transfer para chocolate e outras ainda recheadas com uma compota caseira.

Ingredientes para a Massa Básica de Bolachas:
150gr de Farinha
75gr de Manteiga
1 pitada de sal
50gr de açúcar
1 Gema
2 Colheres de sopa de Leite (são 10gr na Bimby)

Desde que tenho Bimby faço tudo em 15 segundos/ velocidade 5 mas para quem não tem é misturar tudo com a batedeira ou com os dedos até ter uma areia grossa (não se deve misturar muito para a massa não ficar dura) tudo depende dos ingredientes usados, por isso se a massa estiver muito pegajosa é juntar mais farinha e se estiver muito seca à misturar mais leite… depois de amassado faço uma bola que embrulho em papel celofane e levo ao frigorífico meia hora (ou mais ou menos dependendo da pressa, às vezes faço na véspera) assim é mais fácil para estender, mas faço-o sempre numa superfície com farinha e com o rolo também com farinha.
Vão ao forno pré-aquecido a 200º +/- 10 minutos ou até estarem com as pontas douradas.

O Começo...

Todos os dias nas minhas visitas a alguns blogs que vou seguindo penso em criar um... uma parte de mim diz que podia falar de comida, de viagens, de arte, do que me desse na cabeça mas... outra parte de mim diz que já há blogs que cheguem, que a blogosfera está cheia de gente gira, interessante e também de gente chata... que a minha vida não é assim tão fabulosa, as minhas receitas não são assim tão originais, nem as minhas viagens tão diferentes... além disso não tenho tempo... mas parece que hoje a parte de mim que diz que sim venceu... vamos ver até quando :)