quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Baklava


A Baklava é uma sobremesa típica de alguns países do Médio Oriente mas também muito presente na Grécia. Em Kalampaka (a cidade que fica em baixo de Meteora) comi uma que estava deliciosa e apesar dos Gregos serem grandes adeptos de pastelarias (há quase uma em cada esquina) não voltei a comer mais nenhuma. Mas a vontade ficou cá e a gulosa que vive dentro de mim, resolveu meter mãos à obra e satisfazer o desejo ;)
.
Existem inúmeras receitas, quer na net quer em livros, no entanto e penso que devido a erros de tradução (fica-me sempre a dúvida de se quem traduz livros de cozinha percebe alguma coisa de alimentos…. Mas só isso dava outro post) muitas receitas pedem para usar massa folhada em vez de massa filo… indo ao ponto de na explicação da receita pedirem para sobrepor 5 a 10 placas de massa folhada só para a base…. pois… havia de ficar bonito.
.
Acabei por adaptar uma receita que vinha neste livro. No fundo qualquer Baklava parte de uma receita muito simples com apenas 3 componentes, massa filo com mateiga, frutos secos e calda. Os frutos secos podem ser aqueles que se quiserem e a calda leva sempre água de flor de laranjeira, que eu que não encontrei à venda (também não procurei muito) por isso se alguém souber onde se vende por favor diga-me porque acho que realmente faz falta.
.
Esta quantidade de Ingredientes rende 16 quadrados de 6x6cm cada. Eu fiz apenas ¼ da receita e com isso consegui 4 quadrados como os da foto.
.
Ingredientes para a Calda:
375ml de água
500gr de Açúcar
90gr de Mel
60ml de Sumo de Limão
2 Colheres de Sopa de água de Flor de Laranjeira (não usei)
.
Ingredientes para o Recheio:
600gr de Frutos Secos (a receita pedia nozes, pistáchios e amêndoas) mas usei uma mistura de Avelãs, amêndoas, pistáchios*, pinhões e sementes de sésamo.
2 colheres de Chá de Canela em Pó.
.
Ingredientes para a Base:
375gr de Massa Filo
200gr de Manteiga derretida
.
Fazer primeiro a calda levando ao lume a água com o açúcar, deixar derreter o açúcar e depois ferver durante 5 minutos. Misturar o mel, o sumo de limão e a agua de flor de laranjeira e deixar ferver mais 2 minutos. Retirar do fogo e deixar arrefecer.
.
Aquecer o forno a 170º, entretanto triturar os frutos secos juntamente com a canela até obter uma mistura relativamente grossa, eu triturei tudo na Bimby 20 segundos na velocidade 5.
.
Untar uma forma quadrada ou rectangular e começar a dispor a massa filo cortada ao tamanho da forma. Para a base são necessárias 5 folhas sobrepostas que devem estar pinceladas dos 2 lados com manteiga. Colocar por cima da massa os frutos secos bem espalhados, (com mais ou menos 1cm de espessura), voltar a colocar mais 5 folhas de massa sempre untadas com manteiga dos 2 lados e voltar a colocar novamente mais frutos secos e assim sucessivamente terminando com 5 folhas de massa.
No fim serão colocadas 20 folhas de massa (em 4 vezes) e 3 camadas de frutos secos.
.
Antes de levar ao forno fazer uns cortes na massa quase até ao fim do tabuleiro formando uns quadrados. Levar ao forno até estar dourado, mais ou menos 30 minutos.
.
Quando sair do forno voltar a acentuar com uma faca os quadrados, desta vez até ao fim da massa. Regar tudo com a calda já fria e deixar arrefecer completamente antes de servir.
.
A Baklava é por norma bem molhada e por isso bastante doce, eu usei apenas metade da calda indicada, o que a tornou mais crocante e menos húmida mas ligeiramente menos doce.
.
* É importante que os pistáchios sejam sem sal.

18 comentários:

  1. esse miolo de pistáchio por cima da sobremesa deixou-me com água na boca.

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    Esta é uma sobremesa que adoro, mas o meu receio de manipular massa philo me tem impedido de a confeccionar. Está com um aspecto delicioso.

    Quanto à água flor de laranjeira, experimenta no Mel das Arábias (fica na Calçada da Estrela). Atenção que eles agora estão fechados para férias.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que saudades, trabalhei algum tempo em Istambul, adorava este sabor.

    Obrigada pela partilha, parece mm igual aos turcos.

    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Carlota, na cidade de São Paulo, onde eu nasci e vivi por décadas, é muito comum encontrarmos a culinária do Oriente Médio. Toda lanchonete têm kibe e sfiha! Toda padaria têm os doces sírios (que é como chamamos os doces da região do Oriente Médio). Eu amo a culinária dessa região, grega, árabe, síria, libanesa, tudo!!! E ainda tive a sorte de uma tia ter sido casada com um descendente de libaneses, cujas tias passavam os dias a preparar todas essas iguarias e muito mais!
    O visual da sua Baklava ficou lindo e tenho certeza que o sabor estava maravilhoso!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  5. Carlota
    Desconhecia o uso de massa folhada, sempre vi e fiz com philo e adoro!
    A receita que costumo fazer é com philo, retirei-a dum livro grego.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está uma sobremesa pela qual nutro uma enorme curiosidade mas nunca fiz nem provei.
    Quanto à água de flor de laranjeira há à venda na loja gourmet frente ao supermercado do corte inglês e uma garrafa custa 8€ e tal, não comprei porque achei demasiado caro para usar uma ou duas colheres de sopa agora e outras tantas daí a uns tempos. Nem sei se o prazo de validade é durto ou longo depois de abrir.

    ResponderEliminar
  7. atao o meu comentário não aparece? estranho.

    dizia eu que nao fazia a minima ideia que existia algo chamado agua de flor de laranjeira, o que sei sim é que essa sobremesa tem um óptimo aspecto! eheheh

    é o que dá teres amigas leigas mas comilonas!

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz mas já provei uma vez feito pela minha irmã, achei demasiado doce, mas com menos calda como fizeste já me deixa tentada
    Acho que vou tentar um dia destes, até tenho água de flor de laranjeira em casa, uma oferta carinhosa de uma amiga
    um beijo

    ResponderEliminar
  9. Cá está mais uma coisinha que nunca comi mas já ouvi dizer que sou capaz de experimentar em breve :) Mal posso esperar!

    ResponderEliminar
  10. Que coragem, Carlota! Quando estive na Grécia, há uns anos, comi e gostei, mas achei sempre que dava imenso trabalho replicar... a tua está uma perfeição!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  11. É uma delícia. Conheço a receita com massa filo. Quanto a água de flor de laranjeira eu encontro no Eleclerc é um frasco azul está junto da baunilha. Agora pistáchios sem sal onde compras?
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Adorei a receita! Nunca comi, mas os ingredientes despertaram toda a minha atenção! Além disso, os pistáchios fazem as delícias da minha cara-metade....vou mesmo ter que experimentar esta tua receita! Beijo

    ResponderEliminar
  13. Este é um dos meus doces preferidos e o conheci através de uma família turca, numa viagem que fiz. Não me cansava de comê-los todos os dias e não consegui aqui no Brasil achar um tão bom como os dos USA onde experimentei. Será que tento fazer? É um perigo, vou comer tudo sozinha! Ficou lindo!

    ResponderEliminar
  14. hum que deliocia nao?
    nunca provei
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Pergunta!
    Algém sabe onde achar baklava em são paulo capital? (preferencialmente a Turca)

    Estou com muita vontade de voltar a comer baklava!

    ResponderEliminar
  16. Carlota,

    Ficou uma beleza. Eu adoro este doce, tanto com pistache como com nozes e amêndoas e claro, com bastante mel por cima.

    Samir, No centro de SP, na região da 25 de março, tem vários restaurantes árabes-libaneses-turcos e vários tipos de baklavas!

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar