quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Brownie, CheeseCake e Framboesas... Poderá Haver Melhor?

Qualquer dia tenho de mudar o nome do blog para Tangerina Aderente ao Açúcar ;)
As sobremesas ultimamente são rainhas por aqui. Não, eu não vivo só de doces (mas tenho pena) mas vou-vos contar um segredo... daqueles segredos que não são bem segredos porque toda a gente sabe... as sobremesas são muito mais fotogénicas que a maior parte dos pratos e quando não se fotografa lá muito bem e se tem um blog de culinária... pois.... já perceberam, não é?
.
Esta receita estava na minha lista há já algum tempo mas só agora surgiu a oportunidade de a fazer. É deste livro que recomendo vivamente ou então a visita a uma das lojas em Londres. Eu sei que Londres não é propriamenteali ao virar da esquina :) mas se um dia passarem por lá não deixem de visitar este templo de ode à "não dieta" e isso que eu não sou uma "Cup Cakes fã" ;)
.
Ingredientes para o Brownie:
200gr de Chocolate
3 Ovos
250gr de Incing Sugar
110gr de Farinha
200gr de Manteiga
.
Ingredientes para a CheeseCake:
400gr de Queijo Creme
150gr de Incing Sugar
2 Ovos
1/2 Colher de Chá de Extracto de Baunilha (não usei)
.
Ingredientes para o Creme de Framboesa:
300gr de Natas
100gr de Incing Sugar
150gr de Framboesas mais algumas para decorar
.
Ligar o Forno a 170º. Para o Brownie começar por derreter o chocolate em banho maria ou no microondas (4 minutos a 180º). Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme suave e sem parar de bater juntar os ovos, um de cada vez, juntar a farinha mexendo bem e por fim o chocolate derretido.
Colocar numa forma rectangular, a medida aconselhada é 33x23x5cm, mas eu usei uma quadrada.
Para a Cheesecake, misturar o queijo com o açúcar e o extracto de baunilha (se usar) até obter uma mistura homogénea e sem parar de bater juntar os ovos, um de cada vez.
Colocar a Cheesecake por cima do Brownie e levar ao forno 30 a 40 minutos até a Cheesecake estar dourada à volta mas o com o centro ainda pálido. Deixar arrefecer completamente e refrigerar pelo menos durante 2h ou de um dia para o outro.
Para o Creme de Framboesa bater as natas com as framboesas e com o açúcar até obter um creme firme.
Na altura de servir cobrir a Cheesecake com o creme de framboesas e enfeitar com framboesas frescas, usei também umas folhas de hortelã.
.
Esta fantástica foto foi tirada pela Querida Helena, na minha opinião uma das melhores fotógrafas (não profissionais) da Blogosfera Culinária. Por isso, um Grande Obrigada!

19 comentários:

  1. Querida Carlota
    Só te digo que estava fabuloso , porque me deixaste sem palavras e tu sabes como isso é difícil ;))
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Um doce guloso, perfeitamente eternizado pela "nossa" Helena e que trás recordações de um dia passado em muito boa companhia ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Além de bom, lindo!
    E que bem apanhado ficou. :)
    Mãos de mestre: da cozinheira e da fotógrafa.
    Beijinho grande para as duas.

    ResponderEliminar
  4. Não tem nada melhor ... concordo plenamente.


    abraço

    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. A Helena é liiiinda e o cheesecake estava fantástico. Confirmo e afirmo que é uma delícia :)

    ResponderEliminar
  6. Estava fantástico!!! E a foto ficou linda! Parabéns à dupla. eheheh
    E como te falei, aqui fica o link do que tinha feito há algum tempo
    http://figolampo.blogspot.com/2009/08/cheesecake-brownie-de-framboesa.html
    (sim, ando a aprender umas coisinhas com o Ricardo.. eheheh)
    beijocas!

    ResponderEliminar
  7. A foto ficou perfeita e a sobremesa é das melhores que comi nos ultimos tempos, fantástica!!
    E as recordações boas que me trás...venham mais
    beijos e parabéns às duas

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de receita e de foto!...
    Quem me dera ter provado!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  9. Poder até podia... ter uma fatia dessa delícia aqui na minha frente :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Carlota, melhor é impossível! Sobretudo porque foi comido com a melhor das companhias. :)))

    Bj enorme*

    ResponderEliminar
  11. Aproveito para deixar o endereço do meu blog que, para além das minhas aventuras do dia-a-dia, coloco também as receitinhas que vou fazendo tendo em conta o pouco tempo que tenho disponível

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Carlota, desculpe a demora em passar por aqui! Problemas com a internet que se acumularam a uma correria louca!
    Obrigada pelos cumprimentos de aniversário!
    E esse brownie está debaixo de olho para uma preparação que tenho aqui na minha cabeça!
    Essa combinação está linda!
    Beijos!
    :o)

    ResponderEliminar
  13. Quando 2 pessoas espectaculares se juntam só podia dar neste post. Fotografia magnifica, sobremesa fantástica. Obrigada por mais uma receita.
    Bjs Carocas

    PS. A mousse de 5 min foi passou com nota 100 aqui em casa =)

    ResponderEliminar
  14. Bem, que pecado Carlota! Parece e soa divinal...
    Parabéns!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  15. Não não há melhor! Combinação das mais perfeitas para o meu paladar! A foto....LINDA!!! Deixou-me a babar sobre o teclado, a implorar pela pausa do lanche e a ansiar pela sobremesa do jantar...de fim-de-semana ( esta será a minha receita deste Sábado!) Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Carlota,

    Ficou uma beleza, esse trio junto é realmente superior.

    Um bj,

    C.

    ResponderEliminar