quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Doce de Figo com Especiarias no Microondas


Esta receita está impressa desde os tempos em que eu nem pensava sequer em ter um blog. Mas no últimos anos o padrão têm sido sempre o mesmo.... compro os figos e eles desaparecem como “por magia” :) nunca sendo suficientes para fazer quase nada com eles e muito menos um doce...
.
Há exactamente um ano fui salva pela Pipoka e este ano a generosidade tocou-me literalmente à porta pelas mãos da Querida Laranjinha, que num acto de supremo luxo me trouxe até casa uma bandeja enorme cheia de figos. Alguns desapareceram logo, outros foram sendo usados em saladas, mas já não houve desculpas para não fazer o doce.
.
O microondas é um objecto que nunca tinha sido antes usado para fazer doces, na verdade eu uso-o muito pouco, mas revelou-se muito competente :)
A única alteração que fiz à receita foi a redução da quantidade de açúcar e mesmo assim acho que podia ter reduzido mais. Para comer com queijo de cabra está óptimo mas para comer por exemplo com bolachas acho que podia ser menos doce.
.
Ingredientes:
1 e 1/2 Chávena de Figos Frescos e Pelados (são +/- 350gr)
1/2 Chávena de Laranja sem pele e sem sementes cortada aos cubos
1 e 1/2 Chávena de Açúcar (usei apenas 230gr)
3 Colheres de Sopa de Sumo de Limão
1/4 de Colher de Chá de Gengibre em Pó
1/4 de Colher de Chá de Cravinho em Pó
1/4 de Colher de Chá de Canela em Pó
1/2 Colher de Chá de Manteiga
.
Colocar todos os ingredientes numa taça que possa ir ao microondas, misturar bem e deixar macerar cerca de 30 minutos.
Levar ao microondas onde o tempo total de cozedura será de 15 minutos na potência máxima. Nos primeiros 8 minutos deve-se deixar cozer e depois deve-se ir mexendo mais ou menos de 3 em 3 minutos. No meu caso demorou um total de 17 minutos. Na receita original pode ser visto um excelente passo a passo.

12 comentários:

  1. Olá,
    Gostei imenso de ler este teu post. Pela primeira vez este ano também fiz doce de figos e com este doce também estreei a técnica do microondas para as compotas, mas usei açúcar gelificante e acho que por isso ficou, na minha opinião, demasiado consistente. Quanto à questão do açúcar, concordo plenamente contigo, o meu também ficou demasiado doce, tendo usado uma proporção de metade do peso da fruta. Claro que a redução do açúcar pode comprometer a conservação do doce, mas já o tenho feito noutras compotas e não tenho tido razão de queixa. Até novas experiências vou-me regalando com tostas barradas com requeijão e doce de figo.
    Até breve e muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Sem palavras!....
    Mas tb sem figos, por isso não sei qdo poderei experimentar!!! Mas já anotei, não vá cairem do céu mais alguns!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Este ano não fiz doce de figo e só comi figos 4 ou 5 vezes. O pessoal já descobriu a árvore onde o Luís apanhava os figos e zás... rapou tudo sem dó nem piedade. Também costumo fazer o doce com especiarias, mas uso-as sempre em grão (no caso do gengibre uso fresco). Hei-de experimentar esta versão no microondas com as especiarias em pó, pois desconfio de que vou adorar.

    Só um comentário ao comentário da Carla (espero que ela não me leve a mal). O figo é daqueles doces que não faz muito sentido usar com açúcar gelificante, pois é das frutas com mais pectina. Normalmente, uso o açúcar gelificante na máquina do pão, ou ao lume quando quero fazer doces/geleias com polpa de fruta tipo maracujá.

    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Pipoka,
    Claro que não levo a mal, muito pelo contrário. Estes espaços servem para partilhar, trocar experiências e aprender. O teu comentário faz todo o sentido. Este ano tenho andando em experiências no que toca às compotas: comprei pela 1ª vez o tal açúcar e testei já com a MFP, o micro e o fogão. Na MFP e no fogão tornou o processo bem mais rápido e simples, fiz inclusivé uma geleia de frutos que ficou óptima.
    Beijinhos grandes e obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  5. Carlota,
    fico muito contente em saber que gostaste dos figos. Eu também fiz um doce de figo mas esta tua versão parece-me mais saborosa com o uso da laranja e do gengibre.
    Um beijinho grande,

    ResponderEliminar
  6. Hummm figo com laranja parece-me muito bem. Ainda tenho uns figuitos que congelei já descascados para não se estragarem e por isso ainda vou poder experimentar esta tua sugestão este ano.
    A maioria dos meus doces são feitos no micro-ondas e gosto bastante. Mas os últimos que fiz utilizei a B. e também me satisfez o resultado.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Carlota
    Fico espantada com as coisas que se fazem no microondas(eu nao tenho)!
    O ano passado fiz com especiarias e gostei, este ano nem cheguei a fazer....
    Gosto muito da composição da foto.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Não sabia que dava para fazer no microondas, fiz na mfp e adorei. Figos é daquelas frutas que eu não me canso de comer :)

    ResponderEliminar
  9. Yummie! As especiarias e a laranja devem dar-lhe um toque realmente especial. Pena já não haver figos por aqui :-(

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  10. bem nunca em lembraria de fazer um doce no mir«croondas
    ca em casa tamebm nao utilizamos muito mas de vez em quando da muito jeito
    beijinhos e bom fim de seana

    ResponderEliminar
  11. Estou passando para te convidar para participar de um sorteio que estou fazendo no blog, são produtos Ovomaltine. Te aguardo lá.
    Beijos
    Patty

    ResponderEliminar
  12. uma maravilha... já fiz e acabei de publicar no meu blog. obrigado pela partilha

    ResponderEliminar