terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mousse de Chocolate em 5 Minutos

Se eu pedisse a algumas das pessoas que me conhecem que me definissem em 3 palavras, não tenho a certeza se a "curiosidade" seria uma delas… Mas é a curiosidade um dos meus motores… É por ela que viajo, é por causa dela que compro livros e revistas com receitas que nunca terei tempo de fazer nem que viva várias vidas…. É por causa dela que comecei a ver blogs…. E por ela que gosto de conhecer pessoas e é sempre por curiosidade que experimento receitas novas… como esta… que leva Marshmallows…. isso mesmo... Marshmallows.... Medo ;)
.
A última vez que comi uma “coisa” destas foi há mais de 30 anos…. Nessa altura eram comprados em Espanha e eu e a minha amiga Ana sempre lhes chamámos "Petifofas"… Vá-se lá saber porquê… Até hoje não sei se era o nome que lhe davam em Espanha ou se nós simplesmente o inventámos…. :)
.
Acho que só ouvi a palavra "Marshmallows" muito mais tarde, estive num colégio em Boston e uma das professoras falou deles… Ela ficou com um ar chocado quando eu lhe disse que não sabia o que era… Mas não conseguiu superar o meu ar de choque quando ela me disse que não sabia onde ficava o Haiti…. Não sei qual de nós as duas ficou a ganhar com a troca de informação….!
.
Mas adiante…. Num raro momento de zapping televisivo encontrei a Nigella a fazer esta mousse. Ela estava com aquele seu ar de “Uhmmmm, isto é mesmo fantástico, têm de provar”... enfim... o ar dela :)
A curiosidade falou mais alto e os Marshmallows voltaram à minha vida de pessoa que tenta não comer “coisas que vem dentro de pacotes e tem cores estranhas” :)
.
Se valeu a pena? Valeu, e muito! A mousse além de ultra rápida, é cremosa, espessa, densa e muito, muito boa.
.
Ingredientes:
150g de Marshmallows
50g de Manteiga
250g de Chocolate com 70% de Cacau
60ml de Água Quente
300ml de Natas
.
Já que era para ser rápido coloquei todos os ingredientes (menos as natas) no microondas 4 minutos a 360º. Quando acabou o tempo misturei tudo para obter uma mistura homogénea e juntei as natas previamente batidas.
.
A da foto está mais espessa porque passou a noite no frigorífico, mas passados alguns minutos de estar no frio já está uma mousse pronta a consumir, podendo ser feita no início de qualquer refeição para ser consumida no fim.

15 comentários:

  1. gente! não tem como ser ruim!
    estou com uma vontade enorme de testar aqui também! =)

    beijos!

    ResponderEliminar
  2. Pois, que delícia...
    De vez em quando não faz mal comer coisas com cores estranhas ;)))
    O resultado final está lindo!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Carlota querida!

    Eu FUJO desesperada de receitas de mousse de chocolate, porque a maioria delas leva zilhões de gemas de ovos e eu tenho verdadeiro horrore disso! Mas essa, com marshmallows [who would've thought?]é uma benção. vai pra minha fila indiana de receitas por fazer. obrigada!

    e beijos! :-*

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está o que eu chamo uma receita para gulosos, e como a curiosidade é grande é mais uma para experimentar, principalmente porque se faz num abrir e fechar de olhos.
    Há anos que eu não como um marshmellow.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. eh eh eh... andamos em sintonia... lol
    tenho o costume de deixar sempre a gravar o programa da Nigella e ontem estive a ver as gravações e também fiquei de olho nessa mousse.
    deve ser fantástica.

    ResponderEliminar
  6. Adoro mousse de chocolate!
    E esta está com uma apresentação divinal!

    ResponderEliminar
  7. eu adoro mousse de chocolate
    ando ca com os desenhos nem imaginas e mais com fome e ver esta taça
    beijocas

    ResponderEliminar
  8. Sou bastante apreciadora de mousse de chocolate feita com marshmallows.
    Excelente cor e consistência ♥

    ResponderEliminar
  9. Carlota podes não acreditar mas a minha filhota falou-me dessa mousse. Não sei bem a razão mas ela viu esse programa e não para de falar da mousse.
    Vou lhe fazer uma surpresa. Obrigada por me ajudares a ficar bem na "fotografia" =) Bjs

    ResponderEliminar
  10. que maldade, logo agora k nao posso comer eestas coisas...
    ( e ja agora e as minhas tres palavras seriam interessante, generosa e exploradora, portanto nao esta muito longe do curiosa)

    ResponderEliminar
  11. Parece uma delicia, e ainda por cima faz-se rápido.
    Qdo é necessário uma sobremesa rápida, é uma óptima sugestão.

    Além de não levar carradas de gemas...
    Tenho de experimentar...

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Deu-se-te um ar de Nigella e aqui vai disto:) Apesar de não ter ficado tão escurinha eu gostei muito de ter provado esta mousse, ficou bem boa a rematar um excelente dia!

    ResponderEliminar
  13. Querida Carlota
    Foi o fim de um dia feliz!
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Onde é que posso comprar Marshmallows??

    ResponderEliminar