terça-feira, 26 de outubro de 2010

Com Açúcar e com Afecto* ...

Hoje não há propriamente uma receita porque as bolachas da foto são feitas apenas com 3 ingredientes: Açúcar, Afecto e Paciência.
Foram feitas para o casamento de uma grande amiga. Daquelas amigas de todas as horas, com quem nos rimos até chorar e que nos momentos de tristeza nos secam as lágrimas.
Daquelas amigas que estão sempre lá quando tudo corre muito bem ou muito mal.

Todos devíamos ter a sorte de ter alguém assim na nossa vida. E por ela me armei de uma virtude que não tenho… a paciência… e fiz flores como se não houvesse amanhã…. 50 bolachas a 18 flores cada…. É fazer as contas ;)

O formato é o de bolo de noiva para combinar com o bolo “verdadeiro”, que curiosamente não era um bolo real… Agora parece que a “moda” é fazer o bolo em madeira forrado de pasta americana e colocar uma parte comestível apenas no último degrau para os noivos cortarem…. No fim são servidas fatias de bolo já empratadas e com os pratos decorados, parece que é mais fácil e mais rápido mas a mim não sei se me convenceu.
.
Para quem está curioso sobre o “como fazer”, esta é a receita que uso sempre para as bolachas, depois foram cobertas com pasta americana já comprada pronta (o açúcar) o resto é só afecto e paciência.

*Título inspirado nesta letra de Chico Buarque ;)

13 comentários:

  1. Tangerina, as tuas bolachas estão um mimo, lindas. Essa nova moda do bolo de faz de conta, não me convence ;)

    ResponderEliminar
  2. Quanto às novas modas, não sei, mas a velha moda da amizade para a vida, estas bolachas são a prova de que está para durar! :)
    Lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida Tangerina,
    como sempre adoro as tuas bolachinhas. Lindas, lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hummmmm também não estou convencida com a nova moda.Que amizade continue assim cheia de açucar, afecto e com essas bolachas lindas, lindas.

    ResponderEliminar
  5. És um docinho, sabias? E agora prepara-te que vais ter que amparar as lágrimas da amiga... mulher casada sofre he he Estão lindíssimas! Não ligaste o F? Desconfio muito :)

    ResponderEliminar
  6. Até fiquei com vontade de casar, podia ser que me calhassem umas bolachinhas lindinhas como essas...
    Quanto ao bolo, ninguém deve ter reparado nessas modernices, devia estar todo o pessoal focado nas tuas bolachas, essas sim engalanadas para a ocasião!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Lindissimas, essas bolachinhas.
    Parabéns aos noivos e parabéns pelo excelente trabalho ♥

    ResponderEliminar
  8. Lindas!!!
    Valeu toda a trabalheira que tiveste para as fazer, valem muito mais que um bolo de noiva, ainda por cima falso, essa moda não conhecia
    Parabéns
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Carlotinha, tu vales todas as lágrimas secas (espero que não tenham sido muitas) e as risadas em conjunto. Lindas bolachinhas e grande coração! Haja companhia para a tarefa. :)))

    Bj grande*

    ResponderEliminar
  10. Que bonitas e perfeitas! Parabéns. Pelas bolachas, pela paciência e por essa amizade tão bem cuidada. Uma dúvida de quem anda com vontade de experimentar pasta americana nas bolachas: usas o mesmo cortante das bolachas na pasta, certo? E não se tem que aparar nada, fica certinho?
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  11. Ficaram lindas de morrer essas bolachinhas. Cozinhar é mesmo um acto de amor, não é?
    Fiz uma compota de cebola (inspirada pela sua, mas com uma receita um pouco diferente) que ficou divinal. Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
  12. Ficaram lindas... Eu bem sei que é preciso uma boa dose de paciência para fazer este tipo de trabalhos. Mas a tua dose foi muito bem doseada ;) pois saíram uns biscoitos cheios de carinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Estive com uma na mão e confirmo a perfeição!
    Fizeste bem em publicar ;)
    Um beijo

    ResponderEliminar