quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Elogio da Simplicidade…

As favas chegaram e são boas de todas as formas, mas com quase 30º lá fora impõem-se a simplicidade.
Esta receita não tem nada de especial mas às vezes as coisas simples são as melhores.
.
Ingredientes:
Favas
Alho muito picado
Coentros muito picados
Sal
Azeite
Vinagre
.
Cozer as favas e passa-las imediatamente por água gelada (este processo vais ajuda-las a ficarem verdes e não acastanhadas) em seguida temperar a gosto com os outros ingredientes.

terça-feira, 27 de abril de 2010

O (meu) Algarve

O Algarve será sempre a minha terra, a terra onde nasci, onde cresci e de onde tenho muitas recordações, algumas boas, outras nem tanto…. Mas o Algarve que agora vi é outro, como se fosse uma mistura de sítios tão perto e tão longe… Uma fusão entre a memórias dos lugares e o nunca visto… Este Algarve é sem dúvida diferente, mais florido, mais tranquilo, mais genuíno, com pessoas apaixonadas pelo que fazem, com pessoas que apetece descobrir, com pessoas que estarão para sempre dentro do meu coração.
.
Este Algarve do Sotavento foi-me mostrado pela Margarida e através dela mudei a perspectiva das coisas e olhei para tudo como se fosse a primeira vez… com um deslumbramento de descoberta quase infantil… é bom quando voltamos a ser crianças e partilhamos risos e brincadeiras com pessoas que mal conhecemos mas que sentimos tão próximas, como se sempre lá tivessem estado….!

Este fim-de-semana foi especial e uma parte disso ficou a dever-se à companhia da Ana, da Ameixinha, da Canela, da Gasparzinha, da Laranjinha, da Margarida, da Mónica e da Pipoka, este (meu) Algarve nunca mais será o mesmo... por isso dizer-vos obrigada é dizer-vos pouco ;)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Só para dizer Olá...

Aproveitámos o facto do Tom já se ter apoderado do blog uma vez (e ter guardado a password) para vir cá só deixar um “Olá” e dizer que está tudo bem com a Dona do Blog.
.
Ela tem andado às voltas com uns papeis que parecem importantes, não sabemos bem do que se trata… mas também tanto nos faz, nós não somos esquisitos e dormimos em cima de qualquer coisa desde que seja macia…:)
.
Pela cozinha também não tem havido muito movimento, lá continuamos com a nossa comida a horas certas, mas não nos parece que tenha havido muitas novidades em cima da bancada…. Especialmente porque é um sítio onde estamos proibidos de aceder e cá de baixo não se vê muito bem… mas ouvimos o outro dia a palavra “cozinha de subsistência”…. Também não fazemos ideia do que seja (a única palavra que conhecemos é mesmo “comida”) mas não nos parece que seja boa coisa... :)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Boa Páscoa

O Victor é um daqueles colegas mais velhos sempre prontos a ajudar, uma excelente pessoa e também o maior fã das minhas amêndoas da Páscoa.
.
Tínhamos uma pequena brincadeira que começou há uns anos numa vez em que nos cruzamos os dois de carro (eu a chegar e ele a ir-se embora) parou o carro, abriu o vidro e perguntou-me “Sabes o que está a chegar?” e eu que não estava a perceber respondi-lhe “A Primavera?” e ele disse-me “Nãoooo, a Páscoa!!” daí para a frente todos os anos ele me dizia… “Sabes o que está a chegar?” e eu respondia-lhe sempre “A primavera?” e ríamo-nos.
.
Mas este ano não me perguntou…. O Victor reformou-se o ano passado e pouco tempo depois descobriu que tem uma doença terminal… Não se pode fazer nada…. Só esperar…. Este ano tive menos vontade de fazer amêndoas, mas fiz estas para lhe enviar por correio e por momentos imagina-lo a sorrir ao ver o pacote…. O Victor não sabe sequer que este blog existe e muito menos vai ler a esta mensagem…. Mas um blog também é isto… também serve para "desabafar" mesmo correndo o risco de ser “lamechas”.
.
Boa Páscoa para Todos!!
.