quarta-feira, 8 de abril de 2009

Amêndoas*


Esta semana começou cheia de boas intenções mas como acontece quase sempre ficaram pelo caminho…. Tinha pensado fazer uma série de coisas que não fiz, nesta época gosto sempre de fazer amêndoas, ovos de chocolate a alguns bombons para oferecer aos amigos, mas este ano já fiz saber que o coelho está atrasado… devido à crise teve de vir em Low Cost e fazer várias escalas e não chegou a tempo.
Amanhã vou até ao sul ver se me ponho ao sol e quando voltar dedico-me a algumas tarefas culinárias tardias. Entretanto deixo-vos com estas amêndoas, pode ser que alguém ainda se atreva a fazer.

São necessários apenas 4 ingredientes: Amêndoas com pele, Água e Açúcar em partes iguais e paciência – toda a que houver. Normalmente não faço mais do que uma chávena de chá de cada vez, para poder controlar bem o processo, uso uma frigideira anti aderente onde ponho as amêndoas, o açúcar e a água em lume brando e aqui é onde entra a paciência… vai-se mexendo até formar uma areia quase branca nessa altura levanta-se ligeiramente o lume para que a areia agarre às amêndoas e escureça um pouco, passa-se para cima de um tapete de silicone ou da bancada de pedra ou de papel vegetal, tentando que não fiquem muito coladas umas às outras mas se isso acontecer podem ser facilmente descoladas quando estiverem frias.
*Esta receita foi-me dada há muitos anos por uma tia que vive no Algarve.

5 comentários:

  1. Que delícia *.* Eu já tentei fazer, mas eu sempre perco o ponto ;/
    Boa páscoa! E lembre-se de seu verdadeiro significado, a ressurreição de Cristo! beijos.

    ResponderEliminar
  2. O meu pai adora estas amêndoas!
    Só não lhe faço o mimo por causa do açucar...
    Lindas!

    ResponderEliminar
  3. Tangerina,
    Essas são as minhas amêndoas preferidas :)
    Acho que ainda vou tentar fazê-las.
    Bjs, Boas Férias e Boa Páscoa
    Moira

    ResponderEliminar
  4. olá olá,
    Que belas amendoas, por acasaso não aprecio muito mas devem estar muito bosa.

    Bjs

    ResponderEliminar