quarta-feira, 1 de abril de 2009

Panna Cotta de Cogumelos

Na minha última viagem a Paris consegui trazer apenas 3 livros de cozinha* na bagagem (fora os ouros mais específicos da minha área), tinha pensado não trazer nenhum mas essa é sempre uma tarefa que se revela impossível, é como deixar uma criança fechada numa loja de doces e pedir-lhe para não comer nenhum… acho sempre fantástica a quantidade de livros de cozinha que existem na livrarias estrangeiras em comparação com as 2 ou vá lá 3 prateleiras que existem nas livrarias portuguesas. O meu maior fascínio foi na Finlândia onde tudo é traduzido e onde mesmo sem perceber um única palavra de Finlandês me passeei alegremente entre as prateleiras, fascinada com um país que tem uma comunidade de leitores inferior a Portugal mas que claro está lê muito mais.

Esta Panna Cotta é uma entrada diferente e fresca agora que os dias quentes se aproximam, imagino que também se possa fazer numa forma grande de bolo inglês mas acho que perde parte da graça…

Ingredientes:
350 gr de Cogumelos
200 gr de Ricotta
25 cl de Natas
15 gr deManteiga
1 Colher de Sopa de Conhaque (usei mais)
4 Folhas de Gelatina
Sal e Pimenta
Acrescentei Tomilho Limão porque gosto muito desta erva em conjugação com os cogumelos.

Limpar os cogumelos (nunca os lavo com água, limpo sempre com uma escova ou com um pano) e corta-los em fatias finas. Frita-los na manteiga, juntar o conhaque, sal, pimenta e o tomilho limão. Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Aquecer as natas, dissolver aí as folhas de gelatina, misturar a ricotta e até ficar um creme liso. Juntar os cogumelos, colocar em formas individuais (usei 4 copos) e levar ao frio até ficar firme.

*um deles foi só sobre Panna Cotta, quem pode resistir?

8 comentários:

  1. O Calor nos deixou e foi parar ai! Aproveite.

    Nunca fiz Panna Cotta, mas me parece combinar bem mesmo como entrada de verão.

    Bjs

    Dani

    ResponderEliminar
  2. Olá,Nunca fiz Panna Cotta, talvez seja desta a tua está divinal.
    Descobri por acaso o teu blog e vou voltar vou te seguir.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Panna Cotta com ricotta e tomilho deve ser uma delícia! É bem original!
    Tangerina, se participares no Dia da Cor, dia 15 de Abril (4ªf), fazes uma receita VERMELHA, indicas a referência "Dia Vermelho" no título (para seres identificada). Depois informas-me no meu blog, para que eu possa evidenciar o teu trabalho!
    Então, dá asas á tua criatividade!Bjókas*****

    ResponderEliminar
  4. Tangerina de nada mas tbpodes seguir meu blog..bjs

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do seu blog. Comida apresentada de uma forma muito apelativa e clean.
    Já faço parte dos seus seguidores.

    ResponderEliminar
  6. Esta receita convenceu-me pela frescura, nunca fiz panna cotta na vida, acho que vai ser desta.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  7. Tangerina,

    Embora tenha alguma renitência em relação à panna cotta (por causa da gelatina), confesso que fiquei muito tentada a experimentar esta receita (deve ser por causa do bom aspecto!)

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Carlota, esta pannacota cativou-me pelos ingredientes.. O aroma do tomilho limão deve ter dado um toque bem caracteristico. Já anotei.
    beijinhos

    ResponderEliminar