quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tartes Cremosas de Pêras

Há assim umas receitas que são feitas por acaso, não sei se serão as melhores mas fico sempre contente quando resultam. Estavam ali duas pêras quase abandonadas, tinham chegado na cesta e estavam já muito maduras, ao folhear a Living de Março descobri uma tarte de framboesa que rapidamente se transformou em tarte de pêra, ficaram umas tartes macias, suculentas e cremosas... as pêras não podiam ter tido um final mais feliz. A receita deu para 4 tartes pequenas o que deve dar uma grande.

Ingredientes para a Massa Areada:
150gr de Farinha
75gr de Manteiga
1 pitada de sal
50gr de açúcar
1 Gema
Ingredientes para o Creme:
2 Colheres de Sopa de Farinha
¾ de Chávena de Açúcar (usei menos)
1 Ovo grande
1 Chávenas de Crème Fraiche
1 Pitada de Sal

Fazer a massa misturando tudo rapidamente com a ponta dos dedos ou com a batedeira e forrar as tarteiras já untada. Bater todos os ingredientes do creme e juntar 2 pêras cortadas aos cubos, levar ao forno a 200º até estares douradas. No fim polvilhei com canela.

5 comentários:

  1. Eu dantes fazia muitas tartes, agora estou mais comedida :) estas ficaram bem bonitas e eu gosto de certeza.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  2. Tartes é comigo: doces ou salgadas, sou fã!

    E depois se forem em tamanho individual, émemso impossível resistir-lhes. :)

    ResponderEliminar
  3. Hmmm... Não sou muito fã de coisas com pêras, mas se funciona com pêra funciona com maçã, o que já me faz mais feliz! E com framboesa e com pêssegos quando os houver e com ameixa... Adoro receitas com infinitas possibilidades! :)

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Sou como a gasparzinha: tartes é comigo, sobretudo suculentas!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Gostei da dica e testarei, não sei pq sempre penso em maçã e não peras...rs

    O sabor me parece ser bem suave.

    Bjs

    ResponderEliminar