quarta-feira, 29 de abril de 2009

Panna Cotta de Espargos para um dia Verde


Qualquer dia tenho que mudar o nome do Blog para "os amigos da panna cotta" :) ou qualquer coisa do género... a verdade é que esta é a terceira receita de panna cotta salgada, mas estou a adorar estas versões e esta pareceu-me ideal para apresentar no Dia Verde, também porque tem um dos meus legumes preferidos e que se encontram em plena época - os espargos.
Os espargos podem ser encontrados todo o ano em latas ou frascos mas confesso que não gosto dessas versões, parecem-me sempre demasiado "deslavadas", talvez não tenha encontrado a marca certa... por isso a par dos alperces os espargos são aquilo que todos os anos espero com alguma ansiedade.
Quando são fininhos e selvagens como estes basta cortar as pontas amarelas e podem ser cozinhados inteiro, mas quando são mais grossos convêm também tirar os fios, o que se faz facilmente com um daqueles descascadores que se usam para as cenouras.

Esta receita foi ligeiramente adaptada do livro Panna Cotta.

Ingredientes:
300 gr de Espargos Cozidos
60 cl de Natas
50 gr de Parmesão Ralado
1 Ovo Cozido
5 Folhas de Gelatina
Sal e Pimenta

Como usei espargos frescos cozi-os já cortados em 3 parte, no fim da cozedura passei-os por água fria (este processo de choque térmico chama-se branqueamento e deve ser feito a todos os legumes verdes para manterem a cor e não passarem a castanho).

Amolecer a gelatina em água fria e levar as natas ao lume, quando estiverem quentes derreter nelas a gelatina, misturar os espargos, o ovo cozido, o parmesão, o sal e a pimenta e bater tudo até obter um puré liso. Dividir por formas individuais ou colocar numa forma grande e levar ao frio até prender.

13 comentários:

  1. Adorei este blog que acabei de conhecer. Voltarei. A participação no dia verde está excelente!

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Tangerina, por mim podias postar panna cottas todos os dias, que são uma delícia e super fáceis de confeccionar!
    Os teus, aliás, são muito originais e criativos!
    Gostei da tua informação sobre os espargos, é um vegetal que nunca usei na cozinha e tenho muita curiosidade! A tua panna cotta é uma óptima ideia para me estrear! hehehe
    Uma participação green fantástica! :)

    ResponderEliminar
  3. Carlota, essa panna cotta está fantástica!
    Os espargos há muito que fazem parte das minhas preferências, mas habitualmente são muito caros, ainda bem que estamos na época deles. Os selvagens ainda são melhores :)
    Neijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  4. Podes colocar mais que nós não nos importamos.
    Obrigado pela informação dos espargos.
    Gostei muito.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Excelente participação! Muito original!

    ResponderEliminar
  6. Eu sabia que vinha encontrar uma panna cotta! Só não imaginava que fosse de espargos que tanto gosto! Venham elas! Adorei.
    Bom dia verde!
    bj

    ResponderEliminar
  7. Ficou perfeito, adorei a apresentação.
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Não posso mais ver espargos - não resisto!!
    Eu gosto tanto.
    E esta receita já está no bolso!!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Que incrivel! Acabei de comprar aspargos, também adoro! E nao me canso de ver tuas receitas de PANNA COTTA, sao de babar! Um abraço. Léia

    ResponderEliminar
  10. Ora cá está mais uma excelente maneira de utilizar os espargos. Com certeza vou experimentar! Eu, pelo contrário, nunca fiz panna cotta. Já é mais que tempo de experimentar! :)

    ResponderEliminar
  11. Pois é... estou a ver que tenho de mudar o mome para "Carlota Panna Cotta" :))

    Obrigada a todas pelos comentários, assim já me sinto mais à vontade para continuar a testar as receitas do livro... olha só que chatice ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  12. Fantástico!!
    Enhorabuena por tu trabajo
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  13. Panna cotta salada, fantástica idea que pondré en práctica.
    Saludos :)

    ResponderEliminar