segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

5 Anos, 5 Quartos, 5 Ingredientes...

Se houvesse maneira de juntar num copo alto uma dose de alegria, outra de generosidade, uma de energia, outra de bom humor e uma última de determinação tínhamos a mistura perfeita que definiria a Laranjinha.
No dia em a conheci ficámos ambas com a "estranha impressão" que já nos conhecíamos de algum lado... até hoje, muitas horas de conversa depois, não descobrimos de onde nos veio essa impressão... talvez tivesse sido apenas o reconhecimento de duas pessoas que se encontram pela primeira vez e que mesmo ainda não o sabendo têm um longa amizade pela frente e tanto em comum.
.
O Cinco Quartos de Laranja faz 5 anos e para mim "celebração" rima sempre com "chocolate" e porque sei que esse é também um dos sabores favoritos da Laranjinha, para o aniversário do 5 Quartos de Laranja deixo uma receita que é uma verdadeira tentação para ser comida com zero moderação ;)
.
Muitos Parabéns e Longa Vida ao Cinco Quartos de Laranja!!
.
Ingredientes:
150gr de Nozes partidas aos bocados (ou outro fruto seco à escolha)
40cl de Natas
80gr de Manteiga (não cair na tentação de substituir por Margarina)
200gr de Açúcar
200gr de Chocolate em Barra (Usei com 70% de Cacau)
.
Para fazer o caramelo, levar o açúcar ao lume médio até formar um caramelo não muito escuro. Juntar a manteiga e as natas, cuidado que a mistura vai borbulhar e separar-se toda, continuar a mexer até obter um creme liso e brilhante (+/- 5 minutos).
.
Num tabuleiro coberto com papel vegetal colocar as nozes partidas, cobrir com o caramelo quente/morno e deixar arrefecer um pouco.
Derreter o chocolate em banho maria ou uns minutos no microondas a 180º e espalhar por cima do caramelo.
Deixar arrefecer completamente, partir aos bocados e comer sem parar :)
.
O chocolate pode ser decorado com uns transfer próprios para decorar chocolates, os meus foram comprados aqui.
Mas podem ser desenhadas linhas com chocolate branco, ser polvilhado com frutos secos, coco ou com o que a imaginação ditar.
.
A receita foi adaptada de uma da Tessa Kiros publicada neste livro.
.
P.S: A fantástica foto de hoje não foi tirada por mim mas o seu autor preferiu ficar no "anonimato" ;)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

1 Tangerina, 2 Tangerinas...

Houve um tempo em que eu não tinha blog, passava por vários mas sempre como os pássaros sobrevoam o mar… Sem poisar… A blogosfera era para mim um planeta distante e as pessoas que se conheciam através da internet seres “estranhos" :)
.
Mas houve um dia em que decidi criar um blog, mais para “mudar de ares” do que para outra coisa… E depois as coisas foram acontecendo… Especialmente as coisas boas… Ainda hoje é para mim um mistério como e que um simples blog, ligeiramente discreto, pouco visitado e não “regular” trouxe tantas pessoas queridas à minha vida...
.
Só por isso e por tudo isso, muito obrigada aos que por aqui vão passando e que transformaram alguns dos meus dias dos últimos 2 anos em dias mais coloridos.
.
Para comemorar os 2 anos de vida nada como o chocolate e uns bolinhos feitos em 2 minutos, muito adaptados de uma revista "Food Everyday".
.
Igredientes para 4 Bolinhos:
6 Colheres de Sopa de Manteiga
4 Colheres de Sopa de Açúcar
150 gr de Chocolate em Barra
2 Ovos + 2 Gemas
2 Colheres de Sopa de Farinha
.
Derreter o chocolate com a manteiga no microondas a 180º durante 1 a 2 minutos.
À parte bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea, misturar a farinha e o chocolate derretido com a manteiga.
Distribuir por pequenas taças e levar ao microondas durante 1 minuto na potência máxima.
Os bolinhos devem ficar cozidos no centro e moles por fora, exactamente ao contrário dos “petit gateau”.
Podem ser servidos com natas, gelado ou simples, mas sempre imediatamente a seguir a sairem do microondas.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Empada que de Galega passou a Portuguesa

Tenho esta “estanha mania” de não gostar de estragar comida e por isso não é por ultimamente se falar todos os dias em "crise" e em "poupança" que reciclo e reutilizo mais do que antes.
Tudo o que sobra e é “congelável” é guardado e etiquetado à espera de dias melhores. Foi o que aconteceu com umas fatias de carne assada que andavam sem rumo até se verem envolvidas nesta empada.
.
Esta receita apesar de estar no livro básico que vem com a Bimby foi uma descoberta recente feita pela Helena como ela aqui já contou. Foi servida num almoço de domingo e comigo foi sucesso imediato. Já fiz com atum como a receita original mas acredito que se preste a múltiplas variações, nomeadamente a aproveitar sobras de carne ou de frango assado.
.
A receita original apesar de poder ser consumida fria parece-me excessiva para 2 pessoas, assim que resolvi fazer apenas meia receita que rendeu uma tarte de 20x20cm. Para mais pessoas podem sempre multiplicar por 2 os ingredientes descritos nesta receita.
.
Ingredientes para a Massa:
25gr de Água
25gr de Azeite
25gr de Vinho branco
1 Pitada de Açúcar
1/2 Colher de Chá de Sal
75gr de Manteiga
1/2 Ovo*
250gr de Farinha
1/2 Ovo para pincelar
.
Ingredientes para o Recheio:
100gr de Queijo Mozzarella em fios
50gr de Cebola
100gr de Tomate (usei molho de tomate)
15gr de Azeite
1/2 Pimento Vermelho
250gr de Carne Assada
50gr de Presunto em Cubos (usei Bacon)
.
Para fazer a massa na Bimby, coloque todos os líquidos no copo, o açúcar, o sal e a manteiga e programe 2 minutos, a 37º na velocidade 1.
Junte o ½ ovo, a farinha e marque mais 2 minutos, na velocidade espiga.
A massa deve ficar homogénea. Se estiver muito líquida junte mais um pouco de farinha e misture mais uns segundo na mesma velocidade.
.
De forma tradicional pode usar a batedeira e proceder da mesma forma, primeiro misturam-se os ingredientes líquidos e depois a farinha até se obter uma massa homogénea.
.
Para fazer o Recheio na Bimby, pique a carne durante 5 segundos a na velocidade 8 e reserve.
Coloque no copo a cebola, o tomate, o azeite e o pimento e triture 5 segundos na velocidade 5.
Refogue 5 minutos a 100º na velocidade colher inversa.
Junte a carne e o Bacon ou o Presunto e programe 3 minutos, a 100º, na velocidade colher inversa, no fim do tempo junte o queijo e envolva com a colher.
.
Para fazer o recheio de forma tradicional pique a carne numa picadora e reserve. Leve ao lume o azeite, a cebola e o pimento picados em pequenos cubos e deixe alourar a cebola e amolecer um pouco o pimento. Junte o tomate e deixe apurar uns minutos. Junte a carne e o bacon (ou presunto) e envolva tudo durante uns minutos ainda no lume. Fora do lume misture o queijo.
.
Estenda metade da massa, com a ajuda de um rolo e forre uma forma.
Espalhe o recheio por cima, estenda a massa restante e feche a empada nas pontas.
.
Pique a superfície com um garfo, pincele com o restante ovo e leve +/-20 minutos ao forno a 200º até estar dourada.
.
*Para obter 1/2 Ovo basta apenas bater 1 ovo, pesa-lo e usar apenas metade do seu peso.