terça-feira, 24 de novembro de 2009

Broa de Milho

Ter um blog também serve para conseguirmos ver aquilo que é às vezes é óbvio... olhando para a curta vida deste blog acabo de constatar que faço muitos mais iogurtes no Verão e muitos mais pães no Inverno, apesar de comer ambos o ano inteiro. Podia ter a ver com o calor do forno mas como normalmente uso a Máquina de Fazer Pão esse problema não se coloca...enfim... mistérios :)
.
Esta receita, à qual cheguei depois de algumas Broas de Milho menos felizes, é do Forum da Bimby e foi lá colocada pela Soft. Mas claro que também pode ser feita sem Bimby.
.
Ingredientes:
250g de Farinha de Trigo
250g de Farinha de Milho
1 Pacote de Fermipan (são 11gr de Fermento de Padeiro em pó)
1 Colher de chá de Sal
40g de Manteiga
150g de Leite
2 Ovos
.
Com Bimby colocar no copo o leite e o sal e programar 2 minutos, temperatura 37ºna velocidade 2. Juntar a farinha de milho, o fermento, a manteiga e os ovos e programar 10 segundos na velocidade 6. Juntar a farinha de trigo e programar mais 2 minutos na velocidade espiga.
.
Sem Bimby amornar o leite e desfazer nele o fermento e o sal. Misturar a farinha de milho, a manteiga derretida e os ovos e ir mexendo, juntar a farinha de trigo e amassar até ter uma massa que não se pegue aos dedos.
.
Deixar levedar a massa até dobrar de volume. Pré-aquecer o forno a 250ºC. Colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e formar uma bola grande, ou duas bolas mais pequenas.
.
Tapar com o pano e deixar levedar novamente cerca de 15 minutos. Levar ao forno e cozer primeiro 10 minutos a 250º, baixar a temperatura para de 220ºC e cozer mais uns 15 a 20 minutos.
:
P.S Se clicarem no link para o Forum podem ver as fotos feitas pela Soft com as várias etapas ;)

14 comentários:

  1. Carlota, que pão mais lindo! Com um aspecto de "me morde"! Acho que vou fazê-lo no fim de semana! Se fizer, te conto!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de broa de milho! Ainda não me aventurei nos pães mas um dia faço!

    ResponderEliminar
  3. Tás como eu na questão do pão. Mas eu tenho a resposta. Normalmente amasso o pão na máquina e cozo no forno daí ser raro fazer pão no verão, ainda para mais aqui no Algarve, é quase impensável ligar o forno no verão.. Mas no Inverno vingo-me e com a desculpa de aquecer a cozinha lá vão saindo uns pães.. Em lista de espera para publicar já estão 4.. : )
    E a broa de milho ainda está na lista de espera para fazer mas não será por muito tempo..
    beijokas

    ResponderEliminar
  4. Essa broa com um café quentinho não precisa mais nada p/ me deixar feliz!!!
    Que delícia!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que delícia! Adora boras de milho. Quando elas estão no final eu fatio, recheio com mussarela e coloco no grill para prensar bem, fica maravilhoso do começo ao fim!
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. aiiiiiiiiiiii adoro broa de milho. esta é daquelas receitas que aqui pões que mais vontade me dá de a fazer. resultará bem no forno normal? é que eu não tenho máquina do pão...

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto de broa milho, mas as vezes que fiz não correu bem. Vou experimentar esta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Adoro broa de milho, mas a minha preferida é a da região de Coimbra, ainda não consegui chegar à receita perfeita mas ainda não desisti e estou quase lá :)
    Beijinhos
    Moira

    ResponderEliminar
  9. Hummm....que delícia servida com cha em fim de tarde. Até hj não me atrevi a fazer pães, broas, inspiração é o q não falta!

    Aproveite para conhecer meu blog tbem!

    Bjus
    Dani

    ResponderEliminar
  10. Eu deixo de comer iogurtes se estiver muito frio. Perco a vontade :) Já pão como todo o ano mas dá-me muito mais prazer comer nos dias frios :) Essa broa ficou linda!!!

    ResponderEliminar
  11. Olá Carlota!! Venho agradecer a sugestão que me deste sobre o prato principal a fazer depois de uma sopa rica de peixe em massa folhada... e já está decidido... segue um prato de carne, em prícipio peitos de pato... de sobremesa, ocorreu-me uma receita que posso fazer na véspera... pannacota de café com castanhas em calda.

    Obrigada

    Ana

    ResponderEliminar
  12. Adoro, adoro mesmo uma broa de milho, que só em Portugal podemos achar!
    Me deu água na boca, espetacular!

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspecto! Estou a ver que andamos numa de pão ;-) Bjs!
    Tecas

    ResponderEliminar