quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tom Kha Kai ou Quase

Há receitas assim que nos conquistam pelo nome e pela evocação de paladares distantes. Esta sopa já foi feita há muito tempo mas acabou por ficar por aqui à espera de ser publicada, o que é uma pena porque é realmente deliciosa.
Quando a vi no blog da Gina pensei logo que tinha de a fazer em breve… li os ingredientes e perante algumas coisas que não eram fáceis de encontrar resolvi substituir por outras... mas a verdade é que também substitui o frango por camarão e legumes... espero que a Gina me desculpe e que os Tailandeses que por cá passam não fiquem muito chocados :)))
.
Ingredientes:
400 ml de Leite de Coco
1 Colher de Chá de Gengibre em Pó
1 Talo de Citronela ou Erva Príncipe
2 Folhas de Lima Kaffir
100gr de Miolo de Camarão
100gr de Folhas de Espinafres
50gr de Ervilhas Tortas
2 Colheres de sopa de Molho de Peixe
1 Colher de sopa de Sumo de Lima
Coentro Frescos
.
Aquecer o leite de coco até começar a ferver. Juntar o talo de citronela, as folhas de lima Kaffir, os talos de coentros picados e as ervilhas tortas. Uns minutos depois acrescente os camarões e os espinafres. Quando estiver tudo cozido (é muito rápido) junte o molho de peixe e apague o lume. Coloque o sumo de lima e prove, a Gina diz que deverá estar entre o salgado, o ácido e o picante. Decore com as folhas do coentros.

5 comentários:

  1. Lembra-me o Green Thai Curry, delicious! Como boa brasileira que sou, adoro a combinação frutos do mar+leite de coco!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. A lima kaffir e erva príncipe é que me lixam... Por cá não há disso. Há muitas ervas nas valetas mas nenhuma desse género :)
    A sopa deve ficar óptima!!!

    ResponderEliminar
  3. Carlota, o Chef que fez ministrou a receita dessa sopa já fez curso na Tailândia e chefia um restaurante em Curitiba, que, para receber o direito de se chamar de tailandês, tem que cumprir muitas exigências. Uma delas é usar os ingredientes tal qual no país de origem.
    Preciosismos à parte, a gente acaba frequentemente modificando os ingredientes, seja pelo gosto ou por não achar à venda.
    Suas mudanças foram muito boas e combinam perfeitamente.
    O próprio Chef sugere que essa sopa anteceda um prato à base de frutos do mar, que você incorporou à ela.
    Fico feliz quando alguém faz as minhas sugestões e hoje estou duplamente contente, porque a Rute publicou também uma flor de tomate, retirada do meu blog.
    Bejinhos, querida.

    ResponderEliminar
  4. A erva principe dá um sabor especial, a sopa deve ser uma delicia.
    bjssss

    ResponderEliminar
  5. A comida thai é uma das minhas prediletas, pena que na minha região é dificil achar os ingredientes certos!A erva principe a que vc se refere seria por acaso o capim limão, ou lemon grass?Me deu vontade de experimentar...adorei!
    Abraço,

    ResponderEliminar