segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sopa de Beterraba com Feta

Com o frio que tem estado só uma sopa quente consegue aquecer o corpo (e a alma :)
Esta faz um agradável contraste entre a doçura dos legumes e o salgado do queijo feta. Este queijo já vinha envolto em ervas o que ainda o tornou mais especial.
A receita é da revista Delicious de Março.
.
Ingredientes:
2 Colheres de Sopa de Azeite
1 Cebola grande cortada em cubos
1 Cenoura grande cortada em cubos
800gr de Beterrabas peladas e cortadas em cubos
2 Maças pequenas cortadas em cubos (para não variar :)
1 Litro de Caldo de Vegetais
Cubos de Feta para servir
.
Levar ao lume o azeite, a cebola e a cenoura e cozinhar até os legumes estarem tenros. Juntar as beterrabas e as maças e cozinhar por mais 5 minutos. Juntar o caldo, temperar com sal e pimenta, tapar e cozinhar até os legumes estarem cozidos. Passar tudo pelo liquidificador, ou com a varinha mágica até obter um puré suave. No momento de servir colocar o queijo feta.
.
Tenho de vos confessar que eu usei a Bimby... por isso coloquei tudo no copo (menos o feta) marquei 20 minuto a 100º na velocidade 1 e fui à minha vida :) quando terminou o tempo bati tudo 2 minutos na velocidade 9 e estava feito ;)

9 comentários:

  1. Ainda ontem vi um programa da Nigella todo à volta do "cor-de-rosa": uma sopa de beterraba e depois uma salada de melancia com queijo feta ficaram-me debaixo de olho.... e agora aqui estão outra vez alguns dos ingredientes...
    sinal divino para experimentar rapidamente a receita? parece que sim...
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Adoro a cor que a beterraba dá a tudo. Há dias provei uma surpreendente mousse salgada de beterraba que mais parecia uma nuvem rosa. : ) Adoro sopa de beterraba e quando faço é exactamente com a nossa ajudante, da mesma forma. Tenho que experimentar com o feta.
    Gostei muito de saber que o teu bisavô tinha uma fábrica de conservas em Vila Real. Liguei-me ao Arraial Ferreira Neto a propósito de um trabalho para a escola e desde aí nunca mais o deixei. Tornei-me uma apaixonada pela história da pesca do atum. : )
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ficou bárbara essa sopa! A foto está digna de revista...lindas cores! Posso imaginar já o sabor dessa maravilha. Sucesso absoluto!

    ResponderEliminar
  4. A primeira receita do No Soup é uma sopa muito parecida com esta, mas em vez de feta, usei requeijão de Séia!
    Hummmm - linda e deliciosa.

    ResponderEliminar
  5. Uma cor linda, adoro sopas que levem queijo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa só eu gosto de feta e queijos de cabra. O resto do pessoal nem o pode cheirar :) Adorei o contraste de cor! O sabor deve ser bem especial!

    ResponderEliminar
  7. A cor é linda, da apresentação nem se fala...
    Nunca comi sopa de beterraba, parece que é uma sopa típica dos russos, fiquei com vontade de experimentar, mas lá em casa será mesmo só para mim.

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi, mas fica com uma bonita cor.
    Bjs

    ResponderEliminar