quinta-feira, 18 de março de 2010

Rolo de Espinafres com Queijo de Ervas e Salmão

Sempre fui assim, quando descubro uma receita que me agrada e que é fácil, faço e refaço e tri-faço :) até todos os meus amigos terem provado. Acho sempre que as coisas boas têm de ser partilhadas.
Esta receita era muitas vezes feita cá casa sempre com sucesso, mas já não a fazia há muito tempo…. quando tive que pensar numas entradas para o jantar de pizzas que a Querida Laranjinha já tão bem descreveu, pensei logo em faze-la de novo.
.
O jantar foi muito divertido, que é o que acontece quando se junta boa comida, bons vinhos e pessoas bem dispostas, estávamos (num momento ligeiramente sério, mas curto) a falar da influência da internet e como foi através dela que nos conhecemos…. O que para mim tem mais graça (mas que se calhar para outras pessoas será óbvio) é que tenho muito mais em comum com pessoas que conheço há relativamente pouco tempo do que com colegas com quem trabalho há anos…. O fenómeno da amizade e da empatia é sempre complicado de explicar… por isso muito obrigada meninas por me darem o prazer da vossa companhia e da vossa amizade.
.
Esta receita não pode ser mais simples e visualmente é muito bonita, se alguém quiser ver o passo a passo está aqui uma adaptação que eu fiz há 3 anos para o fórum da Bimby, não vos disse que a receita era “antiga”? e foi adaptada deste livro de Canapés.
.
Ingredientes:
350gr de Espinafres
3 Ovos
200gr de Queijo Creme com Ervas
200gr de Salmão Fumado
Sal e Pimenta
Sumo de Limão
.
Eu cozo sempre os espinafres no microondas sem qualquer água até murcharem, cozer no fogão em água implica depois ter de os escorrer o que dá muito trabalho :))
Batem-se as claras em castelo e reservam-se. Misturam-se os espinafres cozidos com as gemas, o sal e pimenta e reduz-se tudo a puré, pode ser com um liquidificador, com a varinha mágica ou com a Bimby. Envolve-se o puré de espinafres nas claras em castelo e vai ao forno num tabuleiro rectangular forrado de papel vegetal. Deve cozer a 200º uns 5 a 10 minutos, como não leva farinha nunca é muito tempo.
Quando sair do forno espera-se que arrefeça ligeiramente e desenforma-se sobre película aderente, retira-se o papel vegetal e espalha-se por cima o queijo creme, as fatias de salmão fumado e uma gotas de sumo de limão. Enrola-se como se fosse uma torta com a ajuda da película aderente. Leva-se ao frio e na altura de servir cortam-se em fatias de mais ou menos 1 cm de grossura.
.
P.S. A foto foi mais uma vez tirada pela Laranjinha, a minha máquina nessa noite tirou folga ;)

12 comentários:

  1. Muito bom aspecto! A receita parece realmente simples, linguagem acessível, mas já agora para não causar indisposição...espera-se e não esperasse; desenforma-se e não desenformasse; espalha-se e não espalhasse; enrola-se e não enrolasse; leva-se e não levasse! Fica sempre bem os verbos nos tempos certos, principalmente quando utilizados para tão bons fins!

    ResponderEliminar
  2. Só de olhar esse colorido ja da vontade de correr a fazer e pode ter certeza que vou testar essa receita, parece muito boa. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Só pode mesmo ser uma delícia! Anotada! bjinho

    ResponderEliminar
  4. vou copiar de certeza
    para mim espinafres e salmão é o máximo do sabor!

    foi um prazer conhecer-te

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade, há pessoas que conheci através do blog que parece que as conheço há anos e outras que prefiro ficar sem conhecer he he
    Olha, não me importava nada de conhecer este teu rolo de espinafres que está com uma cara bem convidativa, primaveril e deliciosa :)

    ResponderEliminar
  6. Vera, Obrigada! É o que dá fazer 500 coisas ao mesmo tempo :)) E ainda havia o envolve-se :))

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  7. Esta receita anda a fazer furor! É muito boa.

    ResponderEliminar
  8. estou encantada com essa receita!
    é linda e parece deliciosa!!!

    beijos!

    ResponderEliminar
  9. Hummm, deve ser delicioso! Além de lindo!!!
    :o)

    ResponderEliminar
  10. eu digo o emsmo
    nunca pensei conhecer pessoas pela net e ainda este domingo estive com um monte fde amigas que conheci atraves da net. e fantastico
    este rolo tambem e uma delicia
    que belo jantar
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Esta cá em casa tb já foi feita e "re"feita! :)
    E sempre com pedidos de mais.

    É mesmo uma delícia. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. E eu que tenho esse livro e nunca me cruzei com esta maravilha, como é que me passou despercebida?
    Que belos jantares :)

    ResponderEliminar