quinta-feira, 25 de março de 2010

Tarte de Limão Merengada

Para terminar a publicação das receitas do dia das pizzas, (já com algum atraso, diga-se de passagem) faltava a sobremesa.
.
A receita vinha numa daquelas placas de massa quebrada já prontas, quando eu era uma pessoa que comprava massas prontas :)) Que é como quem diz há uns 15 anos....
.
Agora faço a massa do costume, o creme de limão leva mais ou menos limão segundo sei que as pessoas a quem se destina são mais ou menos do "clube do limão".
Para o merengue uso mais 1 ou 2 claras que tenho sempre congeladas para ficar mais alto, mas também fica bem apenas com as 3 que a receita pede.
Normalmente gosto de cozer o merengue apenas no fim para ficar mais "cru" mas se quiserem mais cozido pode ser tudo cozido ao mesmo tempo.
.
Ingredientes para a Massa da Tarte:
250gr de Farinha
125gr de Manteiga
125gr de Açúcar
1 Ovo
.
Ingredientes para o Recheio:
1 Lata de Leite Condensado
3 Gemas
100ml a 150ml de Sumo de Limão
.
Ingredientes para o Merengue:
3 ou 4 Claras
3 Colheres de Sopa de Açúcar - Eu gosto de um merengue mais espesso e por isso meço as claras e junto metade da medida de açúcar.
.~
Para a tarte, colocar numa taça todos os ingredientes (com a manteiga cortada em pequenos cubos) e ir misturando, com as pontas dos dedos ou com uma batedeira, até obter uma massa homogénea. Nunca se deve misturar muito para a massa não ficar dura depois de cozer.Na Bimby colocar todos os ingredientes no copo e programar 15 segundos na Velocidade 5.
Depois da massa pronta, forrar uma tarteira de fundo móvel já untada, para isso deve-se ir colocando bocadinhos de massa directamente na forma e com os dedos enfarinhados ir ajeitando, primeiro a base e depois as laterais.

Para o recheio é só misturar a lata de leite condensado com as gemas e o sumo de limão e espalhar por cima da massa.

Para o merengue batem-se as claras em castelo até fazerem picos suaves e nessa altura é que se começa a juntar o açúcar em chuva até formar o merengue.

Agora há 2 hipóteses, ou já se cozeu a tarte antes e o merengue é posto em cima e vai só ao forno a alourar (uns minutos a 200º) ou coloca-se o merengue sobre o creme ainda em cru e vai ao forno até estar tudo cozido (mais ou menos uns 20 minutos também a 200º).

P.S Mais uma foto tirada pela Querida Laranjinha naquela noite.

9 comentários:

  1. já levo a receita comigo... parece deliciosa.

    ResponderEliminar
  2. A última vez que fiz essa tarte optei por adicionar um pouco de chocolate à massa base e adorei o resultado, mas eu sou maluca pela dupla chocolate/limão.

    ResponderEliminar
  3. Que linda esta tarte! Adoro doces com lião, farei com certeza esta receita sua!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro esta tarte! Até já publiquei uma muito parecida. Sou a membro nº1 do Clube do Limão ;-)
    Aproveito para dizer que noutro dia inspirei-me nos teus cogumelos mas usei alheira em vez de farinheira. Ficaram muitos bons!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Essa torta é uma delícia, esse douradinho do merengue é uma tentação. beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Esse merengue e esse creme de limão estão mesmo a piscar-me o olho! Que bela sobremesa! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Aí está mais uma receita para a minha infindável "to do list"... Qualquer dia rebolo...

    ResponderEliminar
  8. Carlota, querida! Obrigada pelo carinho!
    :o)

    ResponderEliminar