quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Meteora

Assim que soubemos que não poderíamos sair da União Europeia e que teríamos que recorrer a um "Plano B", as ideias que surgiram imediatamente foram a Transilvania e Meteora na Grécia.
.
Tenho de confessar que eu nunca tinha sequer ouvido falar de Meteoramea culpa… porque deve ser dos sítios mais interessante da Grécia.
No cimo de vários montes existem há séculos alguns mosteiros, já foram mais de 20 mas neste momento são apenas 6. Alguns são acessíveis de carro (aqueles que têm normalmente mais visitantes) e outros apenas por escadas feitas na rocha, estes obviamente são menos visitados. As rochas são impressionantes tanto na altura como nas cores, oscilando entre uma enorme variedade de cinzas e castanhos.
.
Acabámos por visitar um de cada, começamos pelo menos óbvio, o mosteiro de Agia Tríada (Santíssima Trindade) para o qual tivemos de subir uma escadaria circular. Eram degraus e mais degraus, seriam por volta de 150 mas com os mais de 30º que se faziam sentir, para mim foram mais de 1500 :) Mas no fim a magnifica vista recompensou o esforço. O meu amigo Zé António que sabe tudo sobre James Bond disse-me mais tarde que este mosteiro entrou no filme “007 Missão Ultra-Secreta” algures nos anos 80. Este mosteiro é o da foto 1.
.
Mais tarde visitamos o mosteiro de Holy Meteora. É um dos maiores e actualmente um convento onde vivem algumas freiras em permanência. Uma curiosidade era o facto de estarem a distribuir à entrada uns panos para colocar à volta da cintura de forma a que todas as mulheres estivessem (aparentemente) de saia.
Tendo em conta que estávamos num lugar sagrado, podia fazer sentido se estivéssemos de calções ou de mini saia, uma vez que mostrar as pernas podia ser “indecoroso” mas não… destribuíam apenas os panos às mulheres que estavam de calções e de calças… ou seja o problema não era o mostrar ou não as pernas… o problema era não estar vestida de “mulher”.
Todas as mulheres que estavam de vestido ou de saia eram dispensadas do pano. Eu estava de calças e por isso à porta uma das freiras deu-me um tecido às flores azuis, eu dei uma rápida vista de olhos a todos os panos e com um sorriso pedi-lhe para trocar por um outro… ás bolinhas… onde há bolinhas não se pensa duas vezes… :) Este mosteiro é o da foto 2.
.
E porque “o seu a seu dono”, as fotos de hoje foram tiradas, mais uma vez, pelo Sr. Girassol ;)

6 comentários:

  1. Amiga, que sítio fantástico!!
    Tb nunca tinha ouvido falar, mas adorei.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Espetacular!
    Gostei do lance dos panos também. As curiosidades são outra parte interessante dos passeios.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. eu estava a modos que sem palavras depois de ver estas fotos, mas quando cheguei à parte das bolinhas soube que tinha de deixar aqui um comentário. só mesmo tu!!! um mega LOL por causa das bolinhas.
    até amanhã, can't wait!!!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei impressionada. Foi uma vista espectacular, de certeza.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Queria dizer, visita, mas a vista também deve ter sido :)

    ResponderEliminar
  6. Ups, também nunca tinha ouvido falar! Mas parece ser uma viagem e tanto! Adorei a peripécia dos panos. Agora quando vejo coisas às bolinhas, lembro-me sempre de ti ;-)
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar