segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Saberá a Miss Mundo de Direitos de Autor?

Podemos dizer que na generalidade eu tenho perante a vida uma postura tipo estereótipo de Miss Mundo... :) "O que eu desejo é Paz no Mundo para todas as pessoas e também para as crianças"... Quero com isto dizer que detesto conflitos, vivo mal com eles, acho-os na maioria das vezes desnecessários e a vida ensinou-me (não da melhor forma) que não vale a pena chatearmo-nos por ninharias porque há coisas tão mais importantes...!
.
Mas há alturas em que a Miss Mundo que vive em mim tira férias… E quem fica a tomar conta da casa é uma pessoa muito pouco tolerante com certas coisas… No mundo dos blogs de culinária, por exemplo… tira-me do sério a incapacidade que algumas pessoas têm de não referir as fontes daquilo que fazem… Como se o dizer que se viu a receita noutro blog ou numa revista fosse algo menor… Será desconhecimento? Será falta de paciência? Será o quê? Na minha modesta opinião é apenas falta de ética… Ou será apenas falta de bom senso? É como se a simples visão de algo nos pudesse tornar proprietários desse mesmo algo. Como se fosse normal ir a casa de alguém gostar de um objecto e leva-lo para nossa casa sem pedir.

E depois há as surpresas da vida… Um jantar, uma entrada, um pedido de receita e o vermos essa mesma receita, que era nossa, que não estava publicada em lado nenhum, ser publicada num livro… Sem um qualquer aviso por parte do “autor”, sem uma informação prévia ou quem sabe, talvez até um pedido… A incapacidade de acção e a certeza de que se um dia quisermos publicar aqui ou em qualquer outro lado, aquela que era a “nossa” receita, ela não será mais do que a “cópia” de um qualquer livro entretanto publicado… e para isto há nome?

20 comentários:

  1. Será possível?! um livro!
    Já não há escrúpulos?! Eu sei que o nosso mundo de blogs sofre imenso com plágio, mas daí a uma receita tua sair estampada num livro sem autorização alguma...
    Já pensaste em apresentar queixa?
    Quer dizer, se a publicação no blog é anterior à existência do livro eras capaz de te safar com isso!
    Bem querida, que treta! Boa sorte e lamento :(

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Carlota, que absurdo!!! Eu já fico passada quando vejo o plágio aqui nos blogs e sempre aviso o "roubado". Mas num livro? Isso já é passar de todos os limites!!!
    É mesmo lamentável!
    Beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  3. Se há nome não sei, mas já há um F (maiúsculo) a trabalhar! Olha que isto é do canário pah! Quem foi que te pediu a receita? Confronta a pessoa, neste caso acho que vale a pena chatearmo-nos com a situação :)

    ResponderEliminar
  4. Já estou como a Ameixinha: "C'um canário"!!!

    ResponderEliminar
  5. Sem escrúpulos é pouco! Falta de carácter e muito mais, tou como a Ameixinha deves chatear-te nesta situação, porque o que te fizeram é roubo.Bjs

    ResponderEliminar
  6. É de uma falta de respeito incrivel, não te devias calar, vai em frente que a razão acaba por prevalecer.
    beijos grandes

    ResponderEliminar
  7. Bemmmmmm! Isso é passar todos os limites, não se pode fazer nada? Pelo menos deverias mostrar a tua indignação da cara de quem te fez isso.
    Imagino como te sentes...
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Minha querida
    Infelizmente não a tinhas publicado antes.......mas eu e outras pessoas tiveram o privilégio de a provar, feita por ti muito antes desse livro sair e o Miguel até ficou fã.
    Felizmente podemos conjugar o verbo saber: eu sei, tu sabes, ele sabe, nós sabemos, vós......................
    E porque não publicá-la agora e contar a verdade sem referir nomes, para que fique registado?
    Um beijo

    ResponderEliminar
  9. Estou completamente de acordo com a Helena. Porque não a publicar agora e contar a verdade apenas para que fique registado?
    Infelizmente há pessoas assim...

    ResponderEliminar
  10. Carlota,

    Como te disse, estou estupefacta com o sucedido... Como é que alguém tem a falta de ética de fazer uma coisa dessas... Publica a receita, tens o apoio das tuas amigas para desmascarar essa situação. E pelos vistos há testemunhas (na volta, foi alguma cena que já tive o previlégio de comer feito por ti).

    Ultimamente essa história de plágios e roubos anda mesmo na ordem do dia. Será que é porque cada vez as pessoas têm menos ética? Ou é porque acham que mudar um ingrediente já torna sua uma receita? Já para não falar na total ausência de referências ao que se chama "fonte de inspiração"...

    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Minha querida Carlotinha,

    Eu tenho um nome para isso mas não é bonito... Por mim, digo que deves publicar a receita. Se for a que estou a pensar existem inúmeras "testemunhas" capazes de o afirmar e pelo menos existe um registo. Cada um deve responder pelas suas acções e não é calando que se ensina a quem nunca aprendeu que não é suposto ROUBAR!

    Bj grande*

    ResponderEliminar
  12. Incrivél, num livro!!!???
    Não cruzes os braços, começa por publicar a receita e desmascara a falta de respeito que hoje em dia as pessoas têm uma pelas outras.
    Força!!

    ResponderEliminar
  13. Querida Carlota,
    compreendo perfeitamente a tua indignação. É impressionante a falta de ética por alguma blogoesfera e pelos vistos em alguns autores. Referir a fonte não desvaloriza em nada o trabalho que se faz, antes pelo contrário, revela seriedade e integridade.
    Dado que tive o privilégio de provar a tua receita, acho que deverias fazer alguma coisa. Que tal contactar o autor ou a editora?
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    é muito triste as pessoas não assumirem quando utilizam as receitas de outros autores. Não custa nada e é uma boa oportunidade para criar amizades.
    Vá em frente...
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Querida Tangerina,
    Acho que deves publicar a tua receita. Tambem podes confrontar a editora do livro em questao para que, na proxima edicao, retirem a tua receita do livro. Vais ter que provar que a receita e tua, mas parece-me que existem bastantes testemunhas!
    O plagio nao existe so na food blogoesfera... Conheco um caso no campo cientifico de alguem que foi descaradamente plagiado, tendo encontrado o seu trabalho publicado por outra pessoa. Depois de uma grande luta, conseguiu provar que a investigacao tinha efectivamente sido feita por si e o artigo em questao foi retirado da publicacao.
    Beijinhos e boa sorte
    Sofia

    ResponderEliminar
  16. É assim minha querida, vanglorizam-se uns pelos bons feitos dos outros. É o que temos, infelizmente! E há tanto "disso" por aí...
    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  17. Olá Carlota! compreendo a indignação, sobretudo porque o pedir a receita, por debaixo de uma "pele de cordeiro" inocente, para depois mostrar o focinho de lobo mau e publicar é pura má fé e premeditação.
    Eu faria um post "inocente", de "cordeirinho", a relatar o agradável encontro, identificando os simpáticos convivas, e apresentando os acepipes inventados propositadamente para o efeito e... vejam só, a minha receita estava tão maravilhosa que até apareceu num livro que eu até vou sugerir que (NÃO) comprem. Não sei, é uma segestão...Como diria a minha velha e sábia mãe, as más acções ficam com quem as pratica!.Beijo

    ResponderEliminar
  18. Olá Carlota! Eu sou toda pela solidariedade da blogosfera! Acho que aqui já se disse muita, muita coisa acertada. A Suzana deve utilizar o mesmo nome do que eu para o que te fizeram...mas, tal como ela, não vou dizê-lo aqui. Imagino como te deves sentir, pois para quem, como nós adora cozinhar e partilha gratuitamente as suas recitas preferidas, não há certamente pior do que acabas de experimentar! Se queres saber a minha opinião, acho que deves mesmo partilhar a tua receito, que imagino já a delicia que deve ser, e referir o nome do livro, editora e autor que te plagiou! Porque como diz o velho e bom ditado: "quem cala consente"! Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  19. Olá
    Não querendo entrar na linguagem ofensiva que é mesmo o que apetece usar para expressar tamanha falta de respeito pela tua pessoa e trabalho acho que devias mesmo seguir a "opinião" das pessoas que sabem e comprovaram que a receita é tua.
    Tiveram o gosto e o prazer de a degustar, por isso sabem bem o teu mérito.
    Não cales a tua indignação porque assim, as pessoas ficam impunes aos seus actos.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Olá Carlota, que situação desagradável. Agora estou curiosa... para saber que livro é e não comprá-lo... É verdade que no mundo das receitas há infindáveis fontes de inspiração, vemos receitas e combinações muito parecidas que não são necessariamente plágio e muitas vezes quando cozinhamos algo novo, já nem sabemos bem como chegamos ali e sentimos a receita um bocadinho nossa também. Ainda que se tivermos noção da receita mais importante que tenha despoletado a nossa, aquela deva ser referida, claro. Mas pelo que contas, nem de uma adaptação se tratou, o que torna tudo mais grave :-(
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar