quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010

Um Protesto...

Olá! O meu nome é Tom e é normal que não me conheçam…. Ouvi dizer que aqui o blog fez um ano e em 365 dia só tive direito a uma foto…. Uma única foto na qual nem se consegue apreciar bem a minha beleza…. Foi num dia em que estava a observar uns pombos na rua… mas adiante…
A verdade é que estou sentido com a dona deste blog… desde que apareceu cá em casa um miúdo chamado Muffin que por aqui não faltam fotos dele…. Muffin sentado… Muffin em pé…. Muffin deitado… Por favor… não me interpretem mal, eu até gosto do miúdo… damo-nos bem e tudo, só não dormimos juntos porque eu não dou essas confianças….
Mas damos as nossas corridas e somos amigos… ele tem lá aquela paranóia com a limpeza, mas tirando isso não é mau tipo….
Aquilo de lavar as patas deixa-me sempre doente…. Será que ele não sabe que é um felino?…. E que um felino não vive num meio aquático?…. Esta juventude….
Ah… e aquilo de ficar a ver-me na casa de banho também é um bocado embaraçoso…. Fica lá, como quem não quer a coisa e depois vai arrumar melhor…. Desculpa? É alguma indirecta?
Mas eu perdo-o porque ele é bom tipo e até me faz alguma companhia…. é verdade que eu sou mais tímido… mas cá em casa sou eu que falo “humanês”... sou eu que peço comida a horas certas batendo com a pata ligeiramente no braço da dona até ela me ligar… e acreditem, consigo ser bastante persistente… sou eu que trago a bolinha na boca para ela atirar e eu ir buscar outra vez…. Enfim, sou eu que animo esta casa…. Mas mesmo assim o miúdo aparece por aqui mais vezes do que eu….
Talvez se eu fizer uma greve aos “ron-rons” a coisa se resolva, já que greve de fome não me passa pela cabeça… para diminuir esta injustiça apoderei-me do blog e deixo-vos aqui uma foto onde se pode ver toda a minha beleza .

segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2010

Sopa de Beterraba com Feta

Com o frio que tem estado só uma sopa quente consegue aquecer o corpo (e a alma :)
Esta faz um agradável contraste entre a doçura dos legumes e o salgado do queijo feta. Este queijo já vinha envolto em ervas o que ainda o tornou mais especial.
A receita é da revista Delicious de Março.
.
Ingredientes:
2 Colheres de Sopa de Azeite
1 Cebola grande cortada em cubos
1 Cenoura grande cortada em cubos
800gr de Beterrabas peladas e cortadas em cubos
2 Maças pequenas cortadas em cubos (para não variar :)
1 Litro de Caldo de Vegetais
Cubos de Feta para servir
.
Levar ao lume o azeite, a cebola e a cenoura e cozinhar até os legumes estarem tenros. Juntar as beterrabas e as maças e cozinhar por mais 5 minutos. Juntar o caldo, temperar com sal e pimenta, tapar e cozinhar até os legumes estarem cozidos. Passar tudo pelo liquidificador, ou com a varinha mágica até obter um puré suave. No momento de servir colocar o queijo feta.
.
Tenho de vos confessar que eu usei a Bimby... por isso coloquei tudo no copo (menos o feta) marquei 20 minuto a 100º na velocidade 1 e fui à minha vida :) quando terminou o tempo bati tudo 2 minutos na velocidade 9 e estava feito ;)

quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2010

E por falar em Muffin...

... vejam só quem apareceu.... já não é apenas um Muffin... já é um Super-Muffin :))
.
Muito obrigada a todas pelos Parabéns e pelos comentários do 1º Aniversário, não quis tornar o post "lamechas" e por isso acabei por omitir algo importante.... o grande carinho virtual que recebo sempre através dos comentários... !
Mesmo eu não respondendo porque na maior parte dos casos nem sei bem o que dizer :)
Mesmo eu não comentando tanto como gostaria nos outros blogs, normalmente por falta de tempo...
Mesmo sendo a maior parte dos comentadores pessoas que nunca vi...
Mesmo assim os comentários acontecem e são sempre muito simpáticos!!

segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2010

1 Ano de Blog....

Faz hoje um ano que comecei este blog, com algumas dúvidas sobre se a blogosfera necessitaria de mais um blog de culinária… já havendo tantos e tão bons… mas a verdade é que não tinha sido um começo de ano “simpático” e eu necessitava de uma distracção :)
Comecei por achar que não teria tempo para o alimentar (admiro profundamente as pessoas que conseguem fazer posts todos os dias) mas a verdade é que 365 dias já passaram e com mais ou menos intensidade os posts vão aparecendo.
.
Para comemorar o primeiro ano resolvi fazer algo que nunca tivesse feito… um cup cake… mas não sou uma pessoa de cup cakes… sou mais uma pessoa de muffins :) (talvez o facto de ter um gato chamado Muffin tenha alguma coisa a ver….:)) E desde que a publicou uns certos muffins que não pensei noutra coisa :)
.
Os cups cakes com todo aquele creme por cima parecem-me sempre “demasiado”… mas que são mais festivos que os muffins lá isso são… por isso acabei por fazer este bolinho da foto que não é uma coisa nem outra, é assim como uma mistura, ou talvez seja um muffin disfarçado de cup cake através de uma cobertura de chocolate.
.
Este “cupmuffin” :) ou “muffincup” :) é dedicado as todas as pessoas que vão passando por aqui, para aqueles que me seguem, para os que comentam e para aqueles que por razões várias nunca comentaram, para todos muito obrigada!!
.
Ingredientes:
300gr de Farinha com Fermento
80gr de Farinha Integral
110gr de Açúcar
360gr de Cenouras Raladas
1/2 Colher de Chá de Canela em Pó
2 Ovos
125ml de Sumo de Laranja
125ml de Manteiga Derretida
125ml de Leite
200gr de Chocolate em Barra.
.
Para os muffins, misturar por um lado todos os ingredientes secos (as farinhas, o açúcar, a cenoura ralada e a canela) e por outro todos os ingredientes líquidos (o leite, os ovos, o sumo de laranja e a manteiga derretida).
Abrir uma cova no centro dos elementos secos e misturar os líquidos com um garfo ou uma colher sem mexer demasiado, a mistura não deve ser batida. Colocar em formas de papel e levar ao forno a 200º até estarem dourados.
.
Para a cobertura basta derreter o chocolate (eu uso o micro-ondas a 180º durante 2 ou 3 minutos) e colocar por cima dos muffins.
.
Esta receita foi adaptada deste livro e rende 12 bolinhos.

quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2010

Salada "era o que havia"

Esta salada não tem nada de complicado e tal como o nome indica foi feita com o que havia no momento, pode ser uma boa alternativa às saladas verdes de todos os dias.
Acho sempre que as saladas não tem muita graça nos posts, no fundo não há uma "receita" concreta, vai-se misturando os elementos ao sabor do momento, mas como esta ficou muito boa superei as minhas dúvidas e cá está ela.
O toque final foi dado por um fio de um magnífico azeite caseiro, presente da querida Laranjinha.
.
Ingredientes:
Rúcula
Beterraba Cozida* e fatiada
Cenoura Ralada
Iogurte Natural
Nozes picadas
Coentros picados
Sal e Pimenta
Azeite e Limão
.
Para o molho, mistura-se o iogurte com as nozes, os coentros, o sal e a pimenta. Num prato dispõem-se as folhas de rúcula, as fatias de beterraba, a cenoura ralada e por cima o molho. Rega-se tudo com um fio de azeite e umas gotas de sumo de limão e está pronto.
.
* a beterraba deve ser sempre cozida com casca para não perder a cor.

segunda-feira, 8 de Fevereiro de 2010

Tarte Tatin de Nabo

O Nabo era dos legumes que menos gostava quando era criança, acho que tal como as favas são sabores de "adulto" que se aprende a gostar.... daqueles meus "não gosto" infantis só ficou o rabanete.... e muitos animais.... mas isso é outra história :)
Esta tarte é surpreendente por ser são simples, tão fácil e tão boa.... quem provou disse, "está tão boa que nem parece nabo".... pois... imagino que fosse um elogio ;)
Eu fiz apenas duas para entrada mas a receita que vinha na revista Saveurs deste mês trazia uma tarte grande, por isso não vou colocar quantidades que serão adaptadas ao tamanho da tarte.
.
Ingredientes:
Nabos (usei 2 pequenos)
Manteiga
Mel
Massa Folhada
Sal e Pimenta
.
Cozem-se os nabos pelados em água com sal, devem ficar cozidos mas não muito moles, deixam-se arrefecer um pouco e cortam-se em rodelas (eu cortei em meias luas porque as tartes eram pequenas).
Barra-se uma forma anti aderente com manteiga e espalha-se por cima um fio de mel, colocam-se os nabos em rosa (como na foto) tempera-se com sal e pimenta, dispõem-se umas pequeníssimas nozes de manteiga por cima e vai ao forno a 200º durante uns 15 minutos.
.
Quando sair do forno coloca-se a massa cortada ao tamanho da forma por cima dos nabos, a receita sugeria que se colocasse feijão ou grão em cima da massa para esta na subir durante a cozedura mas eu apenas a furei com um garfo.
Quando a massa estiver dourada está pronto, é só esperar uns minutos, virar a forma e apreciar a bela cor que entretanto se formou.

segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010

A Panna Cotta

Muito obrigada pelas mensagens deixadas no post anterior, usando uma expressão da querida Canela foram como um grande "abraço virtual".
Se por um lado aquele dia me ensinou que a vida sempre continua, por outro não queria deixar como entrada no blog um post tão melancólico, já que isto é "teoricamente" :) um blog de culinária... :) Deixemos por isso que entre "A" Panna Cotta.
Já existem outras Pannas Cottas por aqui mas esta é "A" original, "A" primeira, aquela à qual volto sempre. A receita foi-me dada por uma amiga Italiana nos anos 90 e de lá para cá é "A" receita oficial.
.
Ingredientes para a Panna Cotta:
400ml de Natas
400ml Leite
4 Colheres de Sopa de Açúcar
7 Folhas de Gelatina
1 Vagem de Baunilha
.
Ingredientes para o Molho de Framboesa:
500gr de Framboesas Congeladas
4 Colheres de Sopa de Açúcar
.
Para a panna cotta comece por colocar as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume as natas com o leite, o açúcar e a vagem de baunilha aberta ao meio até levantar fervura. Apague o lume e misture as folhas de gelatina bem escorridas, mexendo bem para que não se formem grumos. Divida a mistura por várias formas pequenas ou use uma grande e leve ao frio até prender.
.
Para o molho leve ao lume as framboesas com o açúcar até as framboesas estarem desfeitas. Podem-se juntar umas gotas de sumo de limão para o tornar menos doce ou mais açúcar se achar que está ácido.