A minha última viagem deve ter sido a primeira de onde voltei sem um único livro. Um verdadeiro fenómeno. Houve alguns para os quais olhei mas apenas um com o qual mantive um longo namoro… “Leva-me contigo” dizia ele.. “És muito grande” dizia eu… “Mas sou leve” respondia ele… Isto por largos minutos… Vai... Não vai… Mas a ideia de passear com ele todo o dia falou mais alto e abandonei a livraria com a promessa de que o mandaria buscar… E assim foi… Foi chegar a casa, entrar na Amazon e faze-lo vir até cá.
.
É um livro daqueles que eu gosto, com muitas coisas pequenas, que servem para presentes bonitos e para entradas em jantares de amigos. E para além de tudo isso é escrito pela autora de um dos primeiros blogs de culinária que descobri e do qual sou fã, o Calvoletto di Bruxelles.
.
Numa primeira vista de olhos chamaram-me à atenção umas bolachinhas de azeitonas em espiral, mas a receita do recheio levava anchovas (que não tinha) e alcaparras (que detesto) e eis senão quando ontem a Pipoka publica uma pasta de azeitonas que me pareceu ideal.
Numa primeira vista de olhos chamaram-me à atenção umas bolachinhas de azeitonas em espiral, mas a receita do recheio levava anchovas (que não tinha) e alcaparras (que detesto) e eis senão quando ontem a Pipoka publica uma pasta de azeitonas que me pareceu ideal.
Como tinha massa quebrada congelada foi só esperar que descongelasse, estender e formar as bolachinhas que apesar de não terem nada a ver com a receita original ficaram muito boas.
.
.
Ingredientes para a Massa Quebrada*:
150gr de Farinha
65gr de Manteiga sem sal
65gr de Manteiga sem sal
1 Colher de Chá de sal
1 Colher de Chá de Açúcar
75 ml de água
.
Desde que tenho Bimby faço tudo em 15 segundos/velocidade 5 mas para quem não tem é misturar tudo com a batedeira ou com os dedos até ter uma areia grossa, não se deve misturar muito para a massa não ficar dura depois de cozida.
75 ml de água
.
Desde que tenho Bimby faço tudo em 15 segundos/velocidade 5 mas para quem não tem é misturar tudo com a batedeira ou com os dedos até ter uma areia grossa, não se deve misturar muito para a massa não ficar dura depois de cozida.
.
Ingredientes para a Pasta de Azeitonas:
100 g de Azeitonas Pretas sem caroço
1 dente de Alho
2 Colheres de chá de Parmesão Ralado
1 Colher de chá de Orégãos
2 Colheres de sopa de Azeite
.
.
Misturar todos os ingredientes num robô de cozinha e picar até obter a consistência desejada. Na Bimby são 12 segundos/velocidade 5.
.
Estender a massa formando um rectângulo com ½ cm de espessura (convêm com uma faca aparar as pontas para ficar o mais perfeito possível).
Espalhar bem o recheio de pasta de Azeitonas e enrolar como se de uma torta se tratasse.
Cortar fatias de 1cm de espessura e ajeita-las de forma a formar uns círculos.
Colocar num tabuleiro e levar ao forno a 200º até estarem douradas +/- 10 a 15 minutos.
.
* Esta é a quantidade de massa ideal para um Quiche, pelo que me parece que será muita apenas para bolachas. É uma massa que congela bastante bem embrulhada em película aderente.
Ficaram muito bonitas e com um aspecto formidável.Gostava de lhes dar uma dentadinha mas como não posso levo a receita ...
ResponderEliminarBjokinhas,
Rita
Que maravilha !!
ResponderEliminarEssas bolachinhas agradaram-me imenso, e sem duvida prefiro o recheio que utilizaste ao original.
Essa mania dos livros é terrivel, tenho tantos e tanta coisa para experimentar que nem que vivesse mais 100 anos conseguia pôr tudo em prática
Um beijinho
que delicia estas bolachas ficaram mesmo no goto,bjokinhass
ResponderEliminarDevem ser deliciosas, adorei!
ResponderEliminarAzeitonas são um veneno mas eu não lhes resisto. Porém, nunca as comi em bolachinhas mas adorei o aspecto :)
ResponderEliminarEU QUE ADORO AZEITONAS IA ADORAR ESSAS BOLACHAS, FICARAM LINDAS.
ResponderEliminarBJS
Que lindas.
ResponderEliminarAgrada-me muito mais esse recheio.
Bjs
Para além de lindas devem ser deliciosas!
ResponderEliminarAdorei as bolachas e a re-utilização da pasta. É daquelas ideias simples e ao mesmo tempo geniais.
ResponderEliminarSó não te perdoo uma coisa... umas vez mais serás responsabilizada pelo aumento da minha lista de livros a comprar... Não consigo é compulsivo.
bjs
Carlota,
ResponderEliminarPara além do nosso gosto em comum por bolinhas, também partilho o teu gosto por entradas e comida pequenina.
Esses rolinhos ficaram perfeitos vão já para a minha to do list :)
Boa ideia! Tenho o patê feito e massa em stock! Amanhã tenho um almoço de cerimónia, vou aproveitar;))
ResponderEliminarMas que belos biscoitinhos! Gostei muito da sua receita de massa quebrada!
ResponderEliminarCarlota, muito atrasada, desejo um ótimo ano novo pra ti!
Beijos!
:o)
à distância de um click, temos os sonhos concretizados. Então não é melhor passear por Roma de mão dada do que de livro no braço? :)
ResponderEliminarVai testando as receitas para depois provarmos! :) :)
Como adoro azeitonas, fiquei fã.
Bejinhos
Olá! Pois eu não sei se teria conseguido resistir( embora esteja aqui a pensar que em italiano seria dificil ser bem sucedida! )Adorei a receita! Tal como tu, e como outras que já li, também eu adoro comida pequena! (deve ser por causa do meu tamanho!) Estou já a magicar uma boa altura para as testar....e a magicar também se seria capaz de me embrenhar num livro italiano, achas que posso contar contigo? :) Um beijinho e um Bom Ano para ti ( com muitos cozinhados e muitas viagens!)
ResponderEliminarmesmo nao tendo seguido a receita as tuas bolachinhas estao bem bonitas
ResponderEliminaradorei e vou guardar a receita
beijinhos
Experimentei pela curiosidade. Fizeram sucesso e já faz parte da minha lista de encomendas, ou seja, sempre que há um encontro que envolva comida, tenho que as levar: já estão encomendadas, pela minha mãe, para o meu aniversário... heheh...
ResponderEliminarObrigada!
http://palco-dos-sabores.blogspot.com/2011/03/bolinhos-de-azeitona.html