segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Roma - La Città Piu Bella del Mondo

Os caminhos da empatia são sempre para mim misteriosos… O que é que nos leva a gostar de uma pessoa quase à primeira vista? Ou de uma cidade? De onde vem o meu amor por Roma?
.
Se tentar racionalizar, posso falar das cores da cidade, da luz que tudo ilumina e modifica, das omnipresentes fontes e da sua frescura, do tropeçar em cada esquina numa obra arte, das esplanadas e dos capuccinos, das motoretas que passam velozes a toda a hora e das igrejas quase vazias onde apetece encontrar o silêncio que a cidade não tem…
.
Se racionalizar vejo que o meu amor por Roma vem de longe… É um amor com mais de 20 anos… Um amor quase adulto que transformou esta cidade numa das minhas cidades “sem mapa”, a minha cidade favorita no mundo, aquela onde sei que voltarei sempre, esta foi a 7ª vez e tenho a certeza que não foi a última.

Nas fotos (tiradas pelo Sr. Girassol) podemos ver a cidade com a sua incontornável Fontana di Trevi (foto 1) e o Coliseu (foto 9).

Está também a minha igreja favorita em Roma a Igreja de Santo Ignacio de Loyola (foto 6) que tem uma cúpula “falsa” absolutamente fantástica, não houve dinheiro para fazer a cúpula inicialmente projectada, por isso na seu lugar foi pintado em perspectiva aquilo que se deveria ver se houvesse cúpula.
Na foto 3 está a minha descoberta desta viagem, o Mercado de Trajano, o local onde os Romanos faziam todo o tipo de comércio, são vários andares e faz-nos pensar em quão avançados eles eram para a época, uma vez que se trata de uma estrutura quase igual aos centros comerciais da actualidade.

5 comentários:

  1. Que belas fotos! Só aumentaram a minha vontade de conhecer Roma e o Vaticano. Espero que este seja o Ano!! Será Maio uma boa altura??
    Adorei a introdução do post, sinto o mesmo em relação a Barcelona.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro Roma!... Itália e Roma em particular são uma paixão!... "Só" fui 3 vezes a Roma, e descubro algo novo em cada visita. É uma cidade com uma atmosfera única. E já estou como o outro: tenho sido muito feliz por lá...
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Diga-se que deve ser ainda mais encantadora quando lá estás tu ;)

    ResponderEliminar
  4. É uma cidade que gostava imenso de conhecer, mas ainda não chegou o dia.
    Adorei as fotos!
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Pois só ficas autorizada à 8ª visita depois de eu fazer a minha primeira! :) :)
    Eu tenho um trauma com Roma: quando entrei na faculdade convenci as minhas amigas e colegas mais chegadas a fazermos Erasmus lá.
    Pois como chumbei, lá foram elas todas para Roma e eu, a líder da ideia, fiquei cá!! :(
    Acho que nunca me recuperei. :) :) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar