Depois de anos e anos sem conseguir encontrar por cá ruibarbo (ou encontrando a preços absolutamente escandalosos… ) eis que agora o ruibarbo não para de me aparecer… :) desta vez foi no Brio a dois passos de casa… e claro, tive que comprar mais algum para me aventurar numa receita diferente da primeira.
Este crocante foi ligeiramente adaptado do livro Chez Panisse Desserts , é uma livro sem qualquer imagem mas que tem excelentes receitas de sobremesas com fruta.
.
Ingredientes para o Crocante:
25gr de Flocos de Aveia (a receita sugeria Nozes)
25gr de Flocos de Aveia (a receita sugeria Nozes)
50gr de Farinha
25gr de Açúcar Mascavado
2 Colheres de Sopa de Açúcar Branco
1 Colher de Café de Canela em Pó
25gr de Manteiga amolecida
.
Ingredientes para a Fruta:
350gr de Ruibarbo
150gr de Framboesas
1 ½ Colher de Sopa de Farinha
60gr de Açúcar
.
Arranjar o ruibarbo, cortando as extremidades, puxando os fios e cortando-o em fatias de 1 cm. Numa taça misturar as framboesas, o ruibarbo cortado, 1 ½ Colher de Sopa de Farinha e os 60gr de açúcar, deixar que as frutas absorvam o farinha e o açúcar.
Fazer o crocante misturando rapidamente todos os ingredientes com as mãos ou com uma colher.
Dispor a fruta num tabuleiro de ir ao forno, alisar e colocar por cima o crocante. Levar a 180ºC +/- 45 minutos. Se entretanto o crocante começar a ficar muito dourado pode-se colocar uma folha de papel em cima até terminar o tempo.
Eu adoro, crumbles, crisp, crocantes, whathaver...está lindo, embora não seja apreciadora de ruibarbo ficou com um aspecto mesmo apetitoso e uma cor linda...e a toalha hehe nem se fala
ResponderEliminarOra aqui está outro ingrediente que tenho de experimentar! Só comi uma vez em tarte num restaurante mas não deu para perceber muito bem o sabor. Adoro este tipo de sobremesas :-)
ResponderEliminarO mais interessante é que quase sempre damos mais atenção aos livros com fotos, e os somente escritos acabam tendo alguns tesouros que perdemos.
ResponderEliminarNunca comi ruibarbos, nem sei se aqui no Brasil vende, mas fiquei curiosa...rs
Que invejosa que eu estou! Ruibarbo cá pelas minhas bandas só no Corte Ingles e aos preços que a gente sabe.
ResponderEliminarEsse crocante devia estar de comer e babar!
Beijo *
Mariana
Carlota,
ResponderEliminarO ruibarbo continua a ser uma falta tremenda na minha cultura gaastronómica... nunca provei. Esta semana não posso ir ao mercado, talvez para a semana consiga arranjar no príncipe real.
beijocas
Carlota
ResponderEliminarAdorei esta receita tão vermelhinha e com ingredientes bem ao meu gosto.Vou experimentar....
Também estou farta de procurar ruibarbo e nunca encontrei! Ainda por cima estive no Brio há poucas semanas (fui lá fazer um workshop) e nem reparei!! Tenho que voltar lá, adorei esse supermercado :)
ResponderEliminarNão me perdoo a mim mesma por não ter conhecido o teu blog há mais tempo. Vou passar a ser mais uma "cusca" por aqui, ok?!
ResponderEliminarSemeei ruibarbo esta Primavera, e está quase pronto para ser colhido. Está lindo com os seus caules rosados.
Esta é uma receita candidata ao seu posterior uso, gostei bastante.
Beijo
Uau!!! Eu nunca experimentei ruibardo mas estou totalmente convencida! Mais que isso, super curiosa!
ResponderEliminarA compota de morangos e ruibardo também não deve ficar atrás...
Beijinho.
Querida Carlota, nunca comi ruibarbo, tenho a maior curiosidade. A aparencia do teu crocante me deu agua na boca!
ResponderEliminarBjim com karim e até 3a.
Léia