terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sopa de Cenoura Tailandesa

Esta sopa pode ter uma aparência banal mas é tudo menos isso... é extremamente aromática e ideal para as noites mais frias que finalmente chegaram. Mais uma receita do fabuloso livro do Mark Bittman ;) Desta vez segui a receita quase à risca mas na próxima vou trocar as cenouras por abóbora.
.
Ingredientes:
2 Colheres de Sopa de Óleo (usei de girassol)
3 Talos de Lemongrasse*
½ Colher de Chá de Gengibre em pó
2 Dentes de Alho picados
500gr de Cenouras
Sal e Pimenta
200ml de Leite de Coco
200ml de Água
Coentros
.
Aquecer o óleo com o lemongrasse (se os talos forem grandes corta-los ao meio), o gengibre e o alho picado, cozinhar em fogo médio até o alho estar dourado. Juntar as cenouras cortadas às rodelas, o sal, a pimenta, os talos dos coentros, o leite de coco e a água e cozer em lume médio até as cenouras estarem tenras. Retirar os talos dos coentros e do lemongrasse e triturar tudo de forma a obter um puré. Se necessário juntar mais um pouco de água para ficar mais liquido. Rectificar os temperos e servir com folhas de coentros.
.
Na Bimby colocar o óleo, o lemongrasse, o gengibre e o alho picado e programar 5 Minutos Vel 1 a 100º. Juntar as cenouras cortadas às rodelas, o sal, a pimenta, os talos dos coentros, o leite de coco e a água e programar 20 Minutos Vel 1 a 100º. Retirar os talos dos coentros e do lemongrasse e triturar durante 1 Minuto na Vel 8. Juntar mais água se necessário, rectificar os temperos e servir com folhas de coentros
.
Em português penso que se poderá designar por Citronela ou Erva Príncipe/ Erva-Limeira como diz a Pipoka ou ainda Erva Limão tal como diz a Elvira.

12 comentários:

  1. Só de ler os ingredientes consegui sentir o aroma dessa sopa. Perfeita!
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Achei graça em ver aqui esta receita, pois o meu marido anda há 2 semanas a pedir-me para fazer sopa de cenoura com com leite de côco.
    Já tinha uma receita guardada, mas agora vou roubar-te esta (pois nada melhor do que uma fonte que conhecemos e admiramos... não, não estou a falar do Mark Bittman, D. Carlota ;-))!

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ai, Carlotinha!
    Como eu adoro ver as suas receitas!
    Que talento tem a senhora para escolher os pratos que vai preparar!
    Parabéns!
    :o)

    ResponderEliminar
  4. Querida Carlota, gosto muito de combinaçoes exoticas (principalmente quando se pode faze-las na bimby - hehehe). Também penso que com abobora fica perfeita! Gostei muito.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  5. Deve ser boa,curiosamente tebho uma receita parecida com abobora,muito agradavel.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Eu amo sopa de cenoura e faço sempre mas nunca com tantos temperos deliciosos. Muito interessante esta receita...

    Abs,

    C.

    ResponderEliminar
  7. Olá.

    Experimentei esta receita e gostei muito. Como não sou muito fã da textura do coco, fiz com leite de coco light.

    Infelizmente o meu marido, que é pouco aventureiro gastronomicamente falando não gostou, mas vou voltar a fazer para mim, sem dúvida nenhuma.

    ResponderEliminar
  8. Olá de novo. Tinhas razão em relação aos comentários do meu blog, já corrigi o problema.

    Obrigado pelo aviso, ainda não tinha reparado.:)

    ResponderEliminar