
Sempre fui assim, quando descubro uma receita que me agrada e que é fácil, faço e refaço e tri-faço :) até todos os meus amigos terem provado. Acho sempre que as coisas boas têm de ser partilhadas.
Esta receita era muitas vezes feita cá casa sempre com sucesso, mas já não a fazia há muito tempo…. quando tive que pensar numas entradas para o jantar de pizzas que a
Querida Laranjinha já tão bem descreveu, pensei logo em faze-la de novo.
.
O jantar foi muito divertido, que é o que acontece quando se junta boa comida, bons vinhos e pessoas bem dispostas, estávamos (num momento ligeiramente sério, mas curto) a falar da influência da internet e como foi através dela que nos conhecemos…. O que para mim tem mais graça (mas que se calhar para outras pessoas será óbvio) é que tenho muito mais em comum com pessoas que conheço há relativamente pouco tempo do que com colegas com quem trabalho há anos…. O fenómeno da amizade e da empatia é sempre complicado de explicar… por isso muito obrigada meninas por me darem o prazer da vossa companhia e da vossa amizade.
.
.
Ingredientes:
350gr de Espinafres
3 Ovos
200gr de Queijo Creme com Ervas
200gr de Salmão Fumado
Sal e Pimenta
Sumo de Limão
.
Eu cozo sempre os espinafres no microondas sem qualquer água até murcharem, cozer no fogão em água implica depois ter de os escorrer o que dá muito trabalho :))
Batem-se as claras em castelo e reservam-se. Misturam-se os espinafres cozidos com as gemas, o sal e pimenta e reduz-se tudo a puré, pode ser com um liquidificador, com a varinha mágica ou com a Bimby. Envolve-se o puré de espinafres nas claras em castelo e vai ao forno num tabuleiro rectangular forrado de papel vegetal. Deve cozer a 200º uns 5 a 10 minutos, como não leva farinha nunca é muito tempo.
Quando sair do forno espera-se que arrefeça ligeiramente e desenforma-se sobre película aderente, retira-se o papel vegetal e espalha-se por cima o queijo creme, as fatias de salmão fumado e uma gotas de sumo de limão. Enrola-se como se fosse uma torta com a ajuda da película aderente. Leva-se ao frio e na altura de servir cortam-se em fatias de mais ou menos 1 cm de grossura.
.
P.S. A foto foi mais uma vez tirada pela
Laranjinha, a minha máquina nessa noite tirou folga ;)