segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bolo de Mel da D. Otília

Gosto que me contem histórias, sempre gostei. Tenho uma "insaciável" curiosidade pelas mais variadas coisas e por isso de tudo o que aconteceu nos dias dos "Paladares do Sul" foram as pessoas que mais ficaram na minha memória…. as pessoas que me passaram conhecimentos, as pessoas que me ensinaram coisas novas…! .

A D. Otília é uma empreendedora extraordinária… vive em Cachopo, uma aldeia no meio da serra Algarvia, mas isso não a impede de fazer mil coisas, não é o isolamento, nem a distância que são para ela limitadoras…. levou anos até conseguir que as distribuidoras deixassem jornais no seu quiosque… mas conseguiu….! E agora como ela dizia, “vendo 2 Correio da Manhã e 2 Marias, mas o que interessa é que as pessoas lêem…"!
Como é que se pode não se gostar de uma pessoa assim?
.
É uma conhecedora das plantas, das ervas aromáticas e medicinais e lançou-nos um pequeno desafio…. Levou 3 termos de chá e devia-mos adivinhar de que erva era feito cada um deles. A Mónica foi a primeira a adivinhar, era de Camomila, depois veio o de Poejo que a Pipoka logo desvendou, o último era de tomilho e fui eu a primeira a dizer. Bem…. acho que disse ao mesmo tempo que a Pipoka, mas ela já tinha o seu saquinho de Poejo…;)
.
Para acompanhar o chá e porque nesse dia ainda não tínhamos comido nada… :)) levou 2 bolos, um de mel e outro de chocolate…. Adorei o de mel e fui logo "desavergonhadamente" pedindo a receita ;)
.
E cá está ele... esta tacinha é apenas 1/3 da receita original e as únicas alterações que fiz foram reduzir a quantidade de açúcar (eu sei que os Algarvios são gulosos ;)) e transformar a unidade “cascarões”* em colheres de sopa.
.
Não sei se ficou ou não igual ao da D. Otília… mas ficou o suficientemente parecido para me transportar de novo para um banco de madeira no meio da serra algarvia e ouvir a sua voz enérgica ao mesmo tempo que mexia a mãos num entusiasmo contagiante.
Foi o suficiente para voltar a ouvir o eco das vozes femininas que se atropelavam a tentar adivinhar a erva que o chá continha… enquanto havia sempre uma que dizia “calma, que ainda não chegou aqui”… :) ficou parecido o suficiente para eu ter saudades daquelas horas (e dias) felizes e isso é o que importa.
.
Ingredientes:
9 Ovos
225gr de Açúcar
3 Colheres de Sopa de Mel
1 Colher de Sopa de Canela
1 Colher de Sopa de Fermento para bolos
1 Colher de Sopa bem cheia de Farinha
3 Colheres de Sopa de Azeite
.
Misturar todos os ingredientes e está pronto a ir ao forno. Não se assustem que fica bastante líquido, por isso não esperem um bolo alto e fofo, fica mais um bolo baixo, suave e esponjoso.
.
Eu usei uma forma de louça que não untei e como se pode ver foi fácil não ficar colado à forma. Cozi a 200º até espetar um palito no meio e este sair limpo (mais os menos 20/25 minutos) a meio achei que já estava a ficar muito corado e por isso cobri com papel vegetal para acabar de cozer sem ficar queimado.

*A D. Otília disse-nos que o azeite era medido em “cascarões” (cascas de ovo) :))

11 comentários:

  1. Eu adorei a história, a forma como a contou até eu senti que estava no Algarve. O bolo tem um óptimo aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida, também me conseguiste sentar no banquinho de madeira escondido no verde. Ainda te estou a ver de cabeça em baixo a anotar tudo no caderninho. Aumentei a imagem e quase que juro que estava igual ao da D. Otília!

    beijos grandes e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Um bolinho de mel algarvio, uma delicia!!!!

    ResponderEliminar
  4. Que bolinho fantástico :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Só tenho pena de não ter sido eu a comer o que aí falta na foto! :)

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolos com histórias e esse parece-me perfeito, também o vou experimentar para oferecer às minhas colegas de trabalho que são umas enormes gulosas ;)

    ResponderEliminar
  7. Ai esse bolo, esse bolo! Estava verdadeiramente delicioso e o teu não deve ter ficado atrás :) Até consigo ouvir a água que corria livre e solta atrás da nossa mesa :)

    ResponderEliminar
  8. Eu já me sentei nesse banquinho com a minha imaginação mas para a sensação de um dia tão bem passado ficar completo, já que a companhia de tão simpáticas meninas não posso ter, hei-de ir para a minha cozinha tentar repetir fielmente esta magnífica receita e quando saboreá-lo, sentir-me alegremente no meio de vós!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Quase que vos consigo imaginar na conversa. Que pena não ter conhecido a D. Otília, agora só me resta fazer esse apetitoso bolo.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. um bolo bem apetitoso como este tem essa capacidade de nos transportatr para bem longe :-)
    uam delicia
    beijinhos

    ResponderEliminar