quarta-feira, 19 de maio de 2010

Espargos com Ricotta e Presunto

Lembro-me de já aqui ter falado do meu amor pelos espargos…. Todos os anos espero ansiosamente a chegada de dois alimentos, os espargos e os alperces, posso ter saudades de Tomate, de Morangos, de Figos, de Favas e até de Cerejas mas nada se compara a estes dois que estão no Top dos Tops ;)
.
A inspiração para esta receita partiu de uma fotografia que vi na revista Saveurs deste mês. Os senhores da Saveurs que me desculpem mas achei que a foto não condizia com o modo de preparação descrito na receita… Era suposto ir tudo ao forno ao mesmo tempo… Eu comecei logo a imaginar os espargos crus com as pontas queimadas… A ricotta toda desfeita… Eu a abrir a porta do forno de 5 em 5 minutos… Enfim… Uma curta metragem digna de um prémio em Cannes…. :)))
Assim que fiz o costume…. Cortei caminho ;) O resultado foi um almoço feito em menos de 10 minutos já com foto incluída ;)
.
Ingredientes:
Espargos Verdes Frescos (4 a 5 por pessoa)
Ricotta (uma colher de sopa bem cheia por pessoa)
Presunto (uma fatia por pessoa)
Manjericão
Sal e Pimenta
.
Misturar a ricotta com manjericão muito picado e temperar com sal e pimenta.
Colocar ao lume água com sal enquanto se arranjam os espargos. Eles têm a particularidade de “falar” isto é, dizem por onde devem ser cortados, basta fazer uma ligeira pressão junto do pé (na parte mais amarelada) para eles se partirem.
Quando a água estiver a ferver cozem-se os espargos durante 2 ou 3 minutos, retiram-se da água quente e passam-se imediatamente por água fria para parar o processo de cozedura e manterem a cor o verde (a este processo chama-se branqueamento)
Seca-los bem e fazer um montinho com 4 ou 5 espargos, colocar uma colher de ricotta sobre cada montinho e envolver numa fatia de presunto.
.
Servi com uma salada de rúcula e tomate cereja temperada apenas com flor de sal e o excelente Azeite Cobrançosa da Herdade Monte Rosa.

14 comentários:

  1. É pá!...
    Só me faltou a ricotta!!! ora vai lá espreitar o meu blog: coloquei esta entrada que servi no almoço do dia da mãe....foi uma sintonia blogueira!
    beijos
    babette

    ResponderEliminar
  2. que lindo ficou tangerina,lindo prato,jinhoss

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho paixão por todos os alimentos sazonais que enumeras, tirando os alperces.
    Os espargos são um amor recente, mas promissor!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Lindíssimo prato, apresentação nota 1000!

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Vi seu blog no site da cybercook e vim conhece-lo. Gostei muito e já estou te seguindo, pois gosto de ir atrás das coisas boas, hehe !
    Lindos os seus aspargos, mas me desculpe a ignorancia, é que sou do Brasil e não sei o que é alperces...
    Bjinhus.

    ResponderEliminar
  6. Olá Carlota
    Foi uma opção sensata, assim ficaram bem melhor na foto.
    Gostei de tudo :receita, apresentação e foto.

    ResponderEliminar
  7. Cá está algo que nunca comi... espargos :) Mas um dia chego lá.

    ResponderEliminar
  8. OLá, Tangerina
    Tem toda a razão. Já comprei a revista e sua versão é muito mais realista. Nota: acho imensa graça ao seus textos, pela vivacidade que lhes imprime. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Carlota,
    Essa refeição também é mesmo à minha medida, também sou louca por espargos e consegui contagiar o marido :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Compreendo perfeitamente essa tua adoração pelos espargos! São saborosíssimos, super-saudáveis e lindos (não fosse o desperdício, eu até era rapariga para os pôr numa jarra como se faz às flores!). Mas melhor mesmo é comê-los e assim com ricotta e presunto devem ser irresistíveis e a forma como os arranjaste está um mimo!

    Beijinhos:)
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  11. Que bonito embrulhinho de espargos!
    Se calhar é desta que vou cozinhar espargos frescos pela primeira vez... até porque gostava de ouvi-los falar ;-)
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar