quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Transilvânia

Toda a zona da Transilvânia foi uma grata surpresa e um dos pontos altos da viagem. Na verdade a Roménia foi muito mais do que estava à espera, a começar pelas estradas em excelente estado. Pode parecer pouco mas é muito, especialmente quando que chega da Bulgária com estradas com verdadeiras crateras, o que tornava qualquer simples deslocação numa “aventura contra obstáculos”.

A Transilvânia é a zona que ficou conhecida nos filmes e na literatura graças á obra de Bram Stroker que criou o Conde Drácula baseado numa figura local, o Principe Vlad III que não tinha propriamente fama de ser simpático.

O seu castelo em Bran foi por isso o primeiro ponto de paragem. Fica no meio das montanhas e é um sítio verdadeiramente encantador apesar dos inúmeros turistas - fotos 1 e 2.

Visitamos mais 3 cidades que são um verdadeiro “Bombom” e que formam o chamado “Triângulo da Saxónia”. A primeira foi Brasov, é relativamente perto do castelo de Bran e é a maior de todas, é uma cidade cheia de vida e muito agradável - fotos 3 e 4.

.A segunda cidade a ser visitada foi Sighisoara, muito mais pequena que Brasov e com toda a cidade antiga dentro de muralhas, tinha um ar bastante medieval e parado no tempo (com tudo o que isso tem de bom) - fotos 5 e 6.

.Por fim visitámos Sibiu, não estava prevista mas ficava em caminho e resolvemos passar por lá ao fim do dia. Foi onde estivemos menos tempo e como “o fruto proibido é o mais apetecido” foi por mim eleita a cidade mais bonita da Roménia. Acho que ajuda o facto de ter sido capital Europeia da Cultura em 2007 e por isso todos os prédios estarem pintados de fresco, num colorido que fazia a cidade “brilhar”, para além das janelas nos telhados em forma de olho que davam às casas um ar bem divertido - fotos 7 e 8.

De todos os sítios por onde já passei há sempre aqueles onde digo “aqui quero voltar” e a Transilvânia em sem dúvida um desses sítios, só não sei é quando.... :)
.
P.S E porque nenhuma das fotos de hoje foi tirada por mim, muito obrigada ao Sr. Girassol ;)

5 comentários:

  1. Carlota
    Fiz uma viagem ao passado com as fotos do sr Girassol.Lembro-me desse alçado do castelo e não me importava de voltar a essa região.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Umas férias bem maravilhsas.
    Obrigada por compartires as fotos ♥

    ResponderEliminar
  3. uauuuu tenho estado a delirar com as tuas fotos. adorei o pormenor dos olhos nos telhados. mostra mais fotos, please!!! estou ansiosa para ver!!!

    ResponderEliminar
  4. Os vampiros estão em voga :) Realmente a Europa é uma riqueza!

    ResponderEliminar
  5. Lindas imagens! Adorei a terra do Drácula e os telhados de Sibiu. Umas belas férias.

    ResponderEliminar