quinta-feira, 31 de março de 2011

Bolo de Chocolate e Framboesas



Já aqui falei do meu gosto por framboesas, por isso enquanto folheava o Petit Larousse du Chocolat à procura de uma receita para fazer para um jantar de amigos mais que queridos esta foi a receita que me conquistou à primeira vista.

Mas tal como a minha querida amiga Suzana também eu não gosto de despedidas... por isso vou fingir que este bolo não foi feito para dizer "Até Já", que a receita foi escolhida ao acaso e não por saber que quem vai partir gosta deste livro... Na verdade podemos fingir muita coisa, mas não podemos fingir a amizade e o carinho que nos une.

O resultado final ficou apenas parecido com a foto do livro, o meu bolo ficou mais alto e o creme aconselhado foi substituído à última hora por uma mousse de chocolate sem açúcar.

A decoração foi feita com umas folhas de chocolate que são muitos fáceis de fazer e ficam sempre bonitas.

Ingredientes para o Bolo:
100 gr Chocolate em Barra com 55% Cacau
100gr de Manteiga
50gr de Farinha
4 Ovos
40gr de Açúcar
150gr de Framboesas Frescas

Ingredientes para a Mousse:
150gr de Chocolate em Barra com 70% Cacau
4 Ovos
75gr de Manteiga

Ingredientes para o Xarope:
5cl de Água
50gr de Açúcar
2 Colheres de Sopa de Aguardente de Framboesa

Ingredientes para a Decoração:
100gr de Compota de Framboesa (usei de compra mas pode ser feita com a receita que está aqui)
Framboesas Frescas
Folhas de Chocolate (aqui explico como fazer)
Açúcar em Pó

Para o Bolo: Começar por ligar o forno a 180º. Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria ou no microondas (+/- 4 minutos a 180º). Bater as claras em castelo e quando formarem picos suaves misturar o açúcar em chuva até estarem bem firmes. Misturar as gemas e a farinha na mistura de chocolate com manteiga e envolver as claras delicadamente. Colocar na forma e espalhar as framboesas frescas na massa. Levar ao forno cerca de 30 minutos.

Para a Mousse: Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria ou no microondas (+/- 4 minutos a 180º). Bater as claras em castelo até estarem bem firmes. Misturar as gemas na mistura de chocolate com manteiga e envolver as claras delicadamente. Levar ao frio até endurecer um pouco.

Para o Xarope: Levar ao lume o açúcar e a água até levantarem fervura. Deixar arrefecer e misturar a aguardente de Framboesa.

Para a Montagem: Deixar arrefecer o bolo e deitar por cima todo o xarope, cobrir com doce de framboesa espalhando bem. Colocar a mousse de chocolate dentro de um saco de pasteleiro e ir fazendo pequenos montinhos à volta do bolo deixando um espaço ao centro. Colocar as framboesas no centro do bolo formando um pequeno monte. Decorar com as folhas de chocolate e polvilhar com açúcar em pó.


P.S.: As fotos e a composição de hoje foram feitas pelo meu amigo Ricardo. Obrigada!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Conta-me como Era...

Pensar numa receita da minha infância é trazer à memória a minha bisavó e a sua doçura, o seu sorriso, os seus olhos brilhantes e o seu vestido preto com bolinhas brancas.
.
Pensar na minha bisavó é pensar no carinho que povoava os meus dias, trazer para o hoje o arroz doce polvilhado de canela e comido ainda morno, as peras bêbedas comidas em Junho e as fatias douradas de domingo….
E é pensar nos seus “roscos"… herança das “rosquilhas” trazidas por antepassados do país vizinho.
.
É lembrar tardes de inverno em que os roscos eram feitos a pedido e me polvilhavam os dedos e a alma de açúcar e canela, num tempo em que comer algo frito não estava tão perto do “pecado mortal” como hoje ;)
.
Ingredientes*:
1 Ovo
1 Colher de Sopa de Açúcar
1 Colher de Sopa de Óleo
Raspa de Limão
Farinha QB
Açúcar e Canela para polvilhar
Óleo para fritar
.
Numa taça misturar o ovo, o açúcar, o óleo e a raspa de limão com um garfo, depois ir juntando farinha até obter uma massa que não cole aos dedos.
Formar pequenas tiras de massa e unir as pontas para formar uma argola.
Fritar em óleo bem quente até estarem dourados e a seguir passar por açúcar e canela.
.
*Os ingredientes podem ser multiplicados por quantas vezes se quiser ;)
.
Esta receita é o meu contríbuto para o "Conte-me a sua Receita" organizado pelo Cinco Quartos de Laranja.

sábado, 5 de março de 2011

Jantar de Aniversário

Acho que não será possível ler um blog sem imaginar como será a pessoa que está deste lado… Alta? Loura? Tímida? Este blog sou eu mas é apenas uma parte de mim… um lugar onde gosto de partilhar coisas boas, um lugar onde gosto de celebrar a vida… mas eu que não celebro os meus anos, não costumo ter bolo, nem sopro velas insisto em celebrar os anos do blog… :)
.
O ano passado a festa foi feita com as pessoas que tinha conhecido no 1º ano de blog e este ano com as que conheci no 2ª ano… o grupo vai-se alargando e eu sinto-me sempre uma sortuda por ter tido o privilégio de ter já conhecido tanta gente fantástica do mundo virtual no mundo real.
.
Como sempre a reportagem do grande encontro (este ano houve velas colocadas em Tangerinas, parabéns cantados e as gargalhadas do costume que não sei como não “espantam” os vizinhos) ficou a cargo da Querida Laranjinha.
A reportagem com todos os pormenores e as fantásticas fotos já estão lá no Cinco Quartos de Laranja, por isso se quiserem saber tudo, vão até ;)
.
E por último mas não menos importante... Muito Obrigada a Todos os que me deixaram mensagens de Parabéns no post do dia do aniversário, foram todos recebidos com um sorriso.