terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gaspacho Andaluz

Acho que devido à minha pequena costela Espanhola o gaspacho faz parte do meu ADN :) Logo que começa a haver tomate “verdadeiro” (como sabor a tomate e não a cartolina) o gaspacho passa a ser a minha fast food favorita.
Tal como o Salmorejo que a querida Fer já testou é uma receita que se faz em 3 tempos e normalmente sem uma receita muito "séria", mas desta vez como queria publicar tentei ser mais sistemática ;) Pode-se também acrescentar pão previamente demolhado em água fria para dar mais corpo mas eu nunca ponho.
Ao contrario dos gaspachos Portugueses que existem no Algarve e no Alentejo (e que servem muitas vezes de acompanhamento) o gaspacho Andaluz é sempre triturado e vai à mesa com várias tacinhas com pimento, pepino e tomate aos cubos e por vezes também crutons, para que cada os possa colocar à sua vontade.
Eu quando quero inovar coloco uma fatia de queijo de cabra no fundo das taças onde vou servir e folhas de manjericão em cima (neste caso não uso os orégãos).
.
Ingredientes para 1 Litro:
8 Tomates Grandes e Maduros
1 Pepino
1 Pimento Verde ou Vermelho
1 Dente de Alho
Azeite e Vinagre
Sal (de preferência flor de sal)
Orégãos secos (de preferência “verdadeiros”, não aqueles que se vende em frascos)
200 ml de água fria
.
Triturar tudo menos os orégãos, o azeite e o vinagre com uma varinha mágica ou no liquidificador, na Bimby será 30 Segundos Velocidade 7. Provar e se necessário acrescentar mais pepino ou tomate ou pimento. Rectificar o sal e temperar com o azeite e o vinagre. No momento de servir polvilhar com orégãos e se não estiver suficientemente frio acrescentar umas pedras de gelo.

11 comentários:

  1. Eu tb não passo sem sopa fria de tomate assim que ele deixa de saber a cartolina... :)
    Gaspacho não faço tanto quanto gostaria porque o Esparguete não gosta, mas o salmorejo tem sido presença forte este Verão.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carlota!

    Que lindo gaspacho! Meus avós paternos eram espanhóis e eu sempre conheci o gaspacho assim, com os tomates triturados e depois cada um acrescenta o que quizer. Eu gosto muito!
    O Zé Augusto, meu marido, me mostrou como é o gaspacho alentejano. Também gostei, mas sentir o sabor do tomate, assim triturado é muito melhor, não é?!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Em Espanha já tive oportunidade de provar um gaspacho mas o aspecto não era assim muito apelativo. Tinha apele pão que tu falas para lhe dar corpo.
    Agora o teu, até era capaz de provar e repetir. Gosto de provar novas 'cozinhas', e como gosto muito de tomate era o ideal :DD

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. O teu gaspacho ficou com um aspecto bem delicioso, foto linda.
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. Eu também não resisto ao gaspacho! O teu ficou com uma cor linda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Gaspacho tb é muito comum aqui no Alentejo :) ficou lindo :*

    ResponderEliminar
  7. nem preciso dizer o quanto estou apaixonada por essas sopas, né? ;-)
    um beijoo!

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Adoro gaspacho,deve ser das sopas frias que mais faço.A receita é muito parecida.
    Ficou linda nessa tigela!

    ResponderEliminar
  9. Olé! Só comi uma vez gaspacho e não morri de amores, mas este está com tão bom aspecto, que quero experimentar. E o salmorejo também, ainda por cima depois dos elogios no Chucrute :-)
    Tem é que ser antes que o tempo arrefeça a sério...

    ResponderEliminar
  10. Tem excelente aspecto, mas nunca provei :|

    ResponderEliminar