quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rolinhos de Beringelas com Ricotta e Presunto

Todos os anos por esta altura sou "atacada" por aquilo a que optei chamar "Fúria Arrumadora" :) O começo do ano inspira-me sempre a uma recomeço e eu para começar ou recomeçar tenho sempre de arrumar primeiro :) Os primeiros dias do ano são por isso dedicados a tirar tudo dos armários e a arrumar de novo. Mas este ano acho que exagerei, isto porque hoje já é dia 14 e eu contínuo a arrumar :)) Mas estou quase quase a acabar e em breve voltarei a ter uma maior regularidade por aqui.
.
A receita de hoje resulta muito melhor no verão quando as beringelas são biológicas e estão no seu auge de sabor, mas como eu sou fã deste legume souberam-me muito bem num almoço mais rápido com uma salada. A receita vi há alguns anos num programa de culinária da TV, era uma rapariga loura que organizava festas.... não me lembro de mais pormenores.... sei que escrevi num papel os ingredientes que são muito poucos e inventei o resto, por isso já não tenho a certeza que fosse exactamente assim ;)
.
Ingredientes:
Beringelas
Queijo Ricotta ou Requeijão
Presunto
Manjericão
Sal e Pimenta
Molho de Tomate para acompanhar
.
Cortam-se as beringelas em fatias finas e grelham-se. Tempera-se a ricotta com sal e pimenta e reserva-se. Depois é só colocar uma fatia de presunto em cima de cada uma das fatias de beringela, pôr por cima uma folha de manjericão, uma colher ricotta e formar um rolo.
Na altura de servir e porque o tempo não está para comida fria, aqueci os rolinhos ligeiramente no micro-ondas (menos de 1 minuto para o queijo não derreter) e servi com um molho quente de tomate.

11 comentários:

  1. Acabei de entrar e de cara sua beringela. Amo isso, mais confesso que nunca preparei dessa forma e achei espetacular.Vou experimentar. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lindas e perfeitas beringelas! Adorei.

    Bjos,
    Dani

    ResponderEliminar
  3. Querida Carlota,

    Eu vou me auto infligir essa fúria arumadora na próxima semana. me aguarde armários, que a revolução está chegando! :-)

    Felicissimo 2010 pra voce!
    Super beijo,

    ResponderEliminar
  4. que delícia!!!
    adoro beringela e a combinação com o queijo fresco me agrada muito!

    beijo!!!

    ResponderEliminar
  5. Que excelente combinação de sabores!! bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Tangerina:
    Obrigada pelo link aí do lado e pela visita ao meu blog.
    Um dos meus restaurantes favoritos fica em Lisboa (Mezzaluna) e faz uns rolinhos de beringela recheados com ricotta e servidos com um molho de tomate de tal maneira bons q qdo lá vou peço sempre a mma coisa!!!
    Acho que agora vou tentar recriá-los em casa.
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Carlota,
    Estou a precisar de um pouco da tua fúria arrumadora, a minha casa está um caos de desarrumação e eu ando sem vontade de fazer nada :(
    Quanto à receita parece ser muito boa, uma colega de trabalho deu-me há tempos uma receita idêntica em que as beringelas eram recheadas com requeijão e nozes e eu não sei onde a coloquei. Tenho que a fazer brevemente.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Já tive más surpresas com as beringelas no Inverno, lindas por fora e podres por dentro. Optei por comprar apenas na época delas embora ande com uma vontade estúpida de comer beringela recheada :) Estes rolinhos também devem ser uma maravilha! Ficam lindos!

    ResponderEliminar
  9. Delicioso! E a apresentação ficou lindíssima. :)
    Parabéns. Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Uma maneira bem elegante de apresentar uma entrada.
    Excelente sugestão x

    ResponderEliminar
  11. Como adoro berinjela, esta receita deve ficar muito boa.

    ResponderEliminar