segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Panna Cotta

Muito obrigada pelas mensagens deixadas no post anterior, usando uma expressão da querida Canela foram como um grande "abraço virtual".
Se por um lado aquele dia me ensinou que a vida sempre continua, por outro não queria deixar como entrada no blog um post tão melancólico, já que isto é "teoricamente" :) um blog de culinária... :) Deixemos por isso que entre "A" Panna Cotta.
Já existem outras Pannas Cottas por aqui mas esta é "A" original, "A" primeira, aquela à qual volto sempre. A receita foi-me dada por uma amiga Italiana nos anos 90 e de lá para cá é "A" receita oficial.
.
Ingredientes para a Panna Cotta:
400ml de Natas
400ml Leite
4 Colheres de Sopa de Açúcar
7 Folhas de Gelatina
1 Vagem de Baunilha
.
Ingredientes para o Molho de Framboesa:
500gr de Framboesas Congeladas
4 Colheres de Sopa de Açúcar
.
Para a panna cotta comece por colocar as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume as natas com o leite, o açúcar e a vagem de baunilha aberta ao meio até levantar fervura. Apague o lume e misture as folhas de gelatina bem escorridas, mexendo bem para que não se formem grumos. Divida a mistura por várias formas pequenas ou use uma grande e leve ao frio até prender.
.
Para o molho leve ao lume as framboesas com o açúcar até as framboesas estarem desfeitas. Podem-se juntar umas gotas de sumo de limão para o tornar menos doce ou mais açúcar se achar que está ácido.

11 comentários:

  1. Eu amo a leveza da panna cotta mas quase caí da cadeira com essa louça vermelha com bolinhas brancas! Que luxo!!!!
    Amei!

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar essa receita! Cá em casa é das sobremesas preferidas! :)

    ResponderEliminar
  3. Só fiz uma vez panna cotta e estou curiosa para experimentar novas versões! Esta ficou linda :)

    ResponderEliminar
  4. Vou levar "A" receita para experimentar, só fiz panna cotta uma vez e adorei, mas achei demasiado calórico. Se a receita é italiana só pode ser um sucesso :)
    Na semana passada estive num café em França em que toda a loiça tinha bolinhas ou corações, pena que não encontrei nada á venda.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Fiz a panna cota uma vez com mel de laranjeira no lugar do açúcar. Ficou bem gostosa tbém. Sua louça esta um showww!

    Bjokas, Dani :)

    ResponderEliminar
  6. Pois é...sofremos do mesmo mal mas eu com o meu pai :( mas não quero falar sobre isso, só quero que saibas que conheço bem a tua dor, e isso parece que alivia, parece cruel o que digo, mas quem já passou pelo mesmo sabe do que falo...
    Não quis deixar comentário no outro post, não quis diminuir a tua dor com a minha...

    Pois a tua panacotta está sublime, mas essas bolinhas todas tão lindas, onde arranjas essa loiça maravilhosa...logo eu que adoro bolinhas...Abraço apertado

    ResponderEliminar
  7. Eu por acaso gosto muito de panna cota mas não sei porquê nunca me dá jeito fazer... Hei-de guardar esta receitinha e dar-lhe 'tempo de antena'.

    Espero que o Muffin José esteja bem disposto. ;)

    Bj grande*

    ResponderEliminar
  8. Que belíssima apresentação! Adorei a receita!
    beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Já vi muitas receitas de Panna Cotta mas ainda não experimentei, esta receitas deve ser um must uma vez que veio directamente de Itália! http://se7epecados.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. Carlota,
    sabe que estava visitando o blog da Cinara (Cinara´s Place) e ela postou uma receita de muffins de blueberry que é praticamente igual a que eu postei? Ela retirou a dela de um site americano (allrecipes). Bom, viu que legal! Uma receita que tenho guardada há mais de 30 anos está num site americano de receitas hoje! Esta receita deve ser mesmo daquelas das avós americanas!!! Vim te contar isso por causa do seu amor por muffins, hehehe!!!
    Um beijo,

    :o)

    ResponderEliminar
  11. Excelente sugestão.
    Gostei da maneira sofisticada de servir nabo x

    ResponderEliminar