sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Marmelada Clássica

A marmelada foi o primeiro doce que aprendi a fazer e talvez por isso é o único que faço bem :) Todas as minha outras compotas e afins são boazinhas mas não são fantásticas :)
A receita é daquelas que não tem origem e está escrita num papel meio amarelado com a minha letra de adolescente. Faço há tantos anos que mesmo com Bimby contínuo a fazer no fogão.... manias... :)
Uso a Bimby apenas como auxiliar (onde antes usava a varinha mágica) porque gosto de ir mexendo de vez em quando, sentido o perfume que se espalha pela cozinha e além disso não dá trabalho nenhum... é um doce que se faz quase sozinho e que fica sempre bem.
Esta é uma versão de cortar à fatia mas se quiserem um doce menos consistente podem sempre reduzir o tempo ao lume.
.
Ingredientes:
1kg de marmelos
900gr de Açúcar
1dl de Água
.
Cortam-se os marmelos em quatro, retira-se primeiro o caroço e depois a casca (esta é a pior parte mas faço sempre com um descascador daqueles que se usam para as cenouras).
Vão-se cortando em pequenos bocados e submergindo em água de maneira a que não escureçam.
Depois de todos cortados vão ao lume juntamente com o açúcar e o decilitro de água. O lume deve estar quase no mínimo e os marmelos vão cozendo na calda que se vai formando. Convêm ir mexendo de vez em quando mas não é necessário estar sempre a mexer.
Quando estiverem cozidos reduz-se tudo a puré com uma varinha mágica, um liquidificador ou com a Bimby (1 ou 2 minutos na velocidade 9).
Volta-se a colocar o puré no mesmo tacho e sempre em lume brando deixa-se atingir o ponto de estrada. Se os marmelos tiverem ficado bem cozidos este processo é relativamente rápido (5 ou 10 minutos) mas convêm agora não abandonar o tacho e ir mexendo frequentemente. Coloca-se a marmelada em taças de louça e cobre-se com papel vegetal.
Eu depois de fria guardo sempre no frigorífico onde dura vários meses.

17 comentários:

  1. Que linda! E eu já com o instinto brasileiro de pensar - vai bem com um queijinho branco!
    Um beijo,

    ResponderEliminar
  2. Adoro marmelada... Uma bela fatia sobre outra bela fatia de requeijão... NHAMI:)

    ResponderEliminar
  3. Bonita posso atestar que é e ainda mais em pessoa. Deliciosa desconfio que seja, mas depois conto!

    Bj e bom fim de semana

    PS - Gostei muito do almoço!

    ResponderEliminar
  4. Que cor magnífica!
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  5. Adoro marmelada, hoje fiz 3 kg mas utilizei a panela de pressão.
    Gosto dela assim rijinha, ficou perfeita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oi, Carlota!

    Tem uma indicação ao seu blog, lá no meu! Indico de coração, pois é o que eu sinto! Mas, se não tem o gosto por postá-lo, não me incomoda! A minha felicidade está completa, apenas lhe indicando!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  7. Adoro marmelada caseira, de preferência de cortar à faca, mas nunca fiz. A minha mãe também nunca fez daí não virou hábito caseiro. Mas nunca é tarde para começar :) Ficou linda!

    ResponderEliminar
  8. Ficou com uma cor linda! Eu só comecei a fazer depois de ter a bimby:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Tangerina!

    essa manhã recebi um selo de presente, e uma das "tarefas" era indicar um blog amigo. Indiquei o seu para receber este selo também porque gosto muito daqui. Não vou ficar chateado se você não quiser participar disso - eu mesmo achei meio trabalhoso cumprir esta "tarfea", mas como sou novo por aqui e achei a indicação que recebi muito carinhosa, não quis recusar. Mas fique realmente à vontade. Sua indicação está postada no meu blog.

    Um beijo grande;
    Pierre.

    ResponderEliminar
  10. Não sou grande fã de marmelada, mas a tua está com óptimo aspecto! A minha mãe faz religiosamente todos os Outonos e tenho sempre uma ou duas "malguinhas" em casa para comer com queijo. Mas o que gosto mesmo é de barrar um pedaço de pão com a marmelada ainda morna e mole, se bem que há muito que já não tenho essa oportunidade...

    ResponderEliminar
  11. As boas recordações que me traz uma taça de louça com marmelada coberta com papel vegetal.. Ainda hoje a faço assim. A última que fiz também ficou assim consistente. Foi comida aos cubos com queijo..
    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Cara amiga...

    Muito mas muito obrigada pelo presente. Só posso dizer que estava uma verdadeira delícia... é verdade "estava"... Queres maior prova de que gostámos (eu e o Luís) do que o tempo verbal no passado?

    beijocas

    PS - foi comida às fatias com queijo de cabra semi-curado ;-)

    ResponderEliminar
  13. Carlota, que doce maravilhoso, uma coisa de louco. eu adoro marmelada...

    C.

    ResponderEliminar