segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um Novo Amigo... O Ruibarbo

No sábado quando vi no Mercado de Produtos Biológicos do Príncipe Real ruibarbo à venda por pouco mais de 1 euro não hesitei .
Apesar de já o ter provado nunca o tinha cozinhado… por isso a minha primeira dúvida surgiu da cor, sempre achei que era todo cor de rosa mas estes talos eram metade rosa/metade verde.
A segunda questão era o que fazer com ele…. Quando cheguei a casa sabia que já tinha visto receitas nas várias revistas que por aqui andam mas…. ou me sentava a folhear revistas durante horas ou… apelava para o São Google :)…. Descobri várias receitas e o Crumble de Ruibarbo com Morangos interessava-me mas isso implicava forno e ultimamente não quero conversas com esse Senhor :)
.
Sabia que tinha visto um bolo com bom aspecto no blog da Mariana e fui lá espreitar mas claro…. Bolo implica forno…. ;) Foi quando me ocorreu uma compota…. Vi várias receitas, com laranja, com gengibre, até com fécula de batata mas decidi reduzir a coisa ao óbvio e usar a minha velha formula, Fruta + Açúcar (o segundo metade do peso da primeira) seria então Ruibarbo, Morangos e Açúcar, não querendo arriscar muito usei mais morangos que ruibarbo.
.
Também tinha lido que o ruibarbo devia cozer primeiro até se desfazer mas mesmo assim não estava preparada para o que aconteceu… ao fim de 15 minutos tinha já uma compota magnifica perfeitamente lisa e brilhante, juntei os morangos e 10 minutos depois o resultado foi ainda melhor, uma compota doce mas ácida na medida certa, perfumada e macia, numa palavra (ou duas) Muito Boa! É como se o ruibarbo tivesse realçado todo o sabor dos morangos…. por isso se encontrarem o tal de ruibarbo por aí num destes dias não hesitem.
.
Ingredientes:
120 Gr de Ruibarbo
130 Gr de Morangos
125 Gr de Açúcar
.
Lavam-se os talos de ruibarbo e puxam-se os fios (tal como nos talos de aipo) cortam-se depois em cubos de 1 cm. Levasse ao lume o ruibarbo e o açúcar até ele se desfazer, (+/- 15 Minutos) misturam-se os morangos cortados ao meio e volta novamente ao lume até os morangos se desfazerem (+/- 10 Minutos).
Na Bimby juntei o ruibarbo cortado e o açúcar e programei 15 Minutos, Vel. 1, 100º sem copinho, juntei os morangos e programei mais 10 Minutos, Vel 1, 100º continuando sem copinho, os últimos 3 foram feitos na temperatura varoma para evaporar um pouco o liquido.

12 comentários:

  1. Pela descrição que fizeste do sabor com compota fiquei mesmo com água na boca, e eu que adoro compotas :) :)
    Mas nunca provei nada com ruibarbo..

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Tangerina... por acaso já trabalhei perto do Principe Real... mais propriamente na Rua da Rosa (Escola 12) conheces??? mas já foi há uns anitos eheh
    Quanto ao Ruibarbo, nunca provei mas se visse à venda não hesitava nem um pouco e comprava :-)
    Adoro ingredientes novos para testar :-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  3. Tangerina!

    Eu sou maluca de curiosa para provar ruibarbo. Mas nunca o encontrei aqui, na zona onde moro. Vou procurar com mais afinco, pois se já se encontra em um lugar, logo se encontrará noutros!
    Seu post apenas aumentou a minha curiosidade!!!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Nos EUA eu sempre comia tortas e doces à base de ruibarbo e morangos, é uma combinação muito gostosa! Mas nunca fiz em casa pois não é fácil achar ruibarbo aqui na minha cidade... Sua compota deve ter ficado um espetáculo! ;o)
    Vou adicionar seu link ao Cinara's Place, OK?
    Beijinhos e uma ótima semana para você!

    ResponderEliminar
  5. Bem, que doce fantástico.
    Essa combinação deve ser uma delícia.

    :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Também tenho muitas receitas com ruibarbo, mas por aqui não há :(
    Deve ter ficado um doce bem gostoso :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. já há uns meses que não vou ao mercado do Príncipe Real... agora que me dizes que há ruibarbo lá, lembrei-me de um pedido de uma leitora para que eu postasse uma receita com ruibarbo... sou uma blogger desnaturada (nos últimos tempos, assaltada por muita preguiça culinária)... acho que vou encaminhar a minha leitora para aqui.

    beijocas

    ResponderEliminar
  8. Conheço o ruibarbo ,mas nunca experimentei :)
    Ficou com bom aspecto :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. olá

    não conhecia o teu cantinho e gostei muito

    vou voltar e fazer seguidora!!!

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  10. volta sempre e espero que tenhas gostado do meu cantinho:)

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Esse doce tem um aspecto óptimo.
    Tenho receitas do Ruibarbo, mas nunca fiz tenho receio que o pessoal cá de casa não goste :) depois sobra para mim ou vai fora:) já agora aque sabe??........

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Ando há que tempos para provar Ruibarbo. Tenho uma curiosidade brutal pois tenho visto imensas receitas com este ingrediente.

    Assim que possivel vou ao mercado do principe real já que fiquei sem as entregas da Quintinha :-( A ver se voltam ao activo brevemente.

    Obrigada pelas dicas em relação ao Ruibarbo. A tua compota deve estar divinal.

    ResponderEliminar