sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Assim uma Espécie de Fogaça...

Há quem defenda que nada revive tanto a memória como o cheiro… um perfume pode fazer-nos recordar alguém que não vemos há muito tempo ou o cheiro de um bolo recordar-nos a infância…. Tudo isto é verdade mas a minha memória gustativa é também muito importante, lembro-me do sabor das mais variadas coisas provadas nos mais diversos lugares.
.
Quando a Moira fez este magnífico post sobre a Fogaça lembrei-me logo de uma Fogaça que há alguns anos me tinham trazido de Santa Maria da Feira numa lata… fui procurar a lata e ainda a tinha :) é da Confeitaria do Castelo (não a encontrei na net mas imagino que ainda exista).
.
Tinha que recuperar aquele sabor…. Mas fazer pão não é para todos e fazer pão lindo é para menos ainda… Acho que acima de tudo é necessária paciência para amassar, levedar, amassar…. E digamos que a paciência não é a minha característica mais vincada :)
Assim que recorri à minha amiga “Máquina de Fazer Pão”, como é óbvio o aspecto não se compara, ficou com o aspecto de uma qualquer pão de forma. Mas o sabor... esse estava todo lá e no fundo era de recuperar o sabor de que se tratava.
.
Apesar desta receita ser igual à da Moira (apenas reduzida) resolvi publicar, não vão existir por aí mais pessoas como eu, que queiram provar esta maravilha mas que não tenham o talento para os pães lindos que a Moira tem.
.
Ingredientes para uma Fogaça pequena:
50ml de Água morna
10ml de Vinho do Porto
50gr de Açúcar
1/2 Colher de Chá de Sal
1/2 Colher de Café de Canela
40gr de Manteiga
Raspa de Limão
1 Ovo
150gr de Farinha
1 Saqueta de Fermento de Padeiro Vahiné (4,6gr) ou 1/2 Saqueta de Fermento Fermipan
.
Colocar todos os ingredientes na máquina pela ordem indicada e programar para começar imediatamente (a mim deixar ovos e manteiga dentro da máquina toda a noite faz-me impressão...)
Na minha máquina programei para "Pão Doce".

7 comentários:

  1. ola, vejo sempre o seu blog, mas nunca comentei,parabens pelas receitas,o cafe castelo existe sim aqui em Sta Maria da feira e todos os dias vende fornadas de fogaças quentinhas, mas na minha opiniao a melhor fogaça da Feira é vendida no Cafe trovador, se tiver oportunidade experimente.um abraço anabela

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente! Para mim o cheiro é tudo. Leva-me a sitios, lembra-me momentos, faz-me saborear iguarias.. Não saberia viver sem ele.
    E acho que até consegui sentir o cheiro desta fogaça só pelos ingredientes e descrição da receita. : )
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Amiga, aqui eu conheço a Focaccia que é aquele tipo de pão italiano com alecrim e sal grosso e que acabamos colando cobertura (tem uma receita lá no post de ontem no meu blog) e a Fogazza que é um tipo de calzone, um pastelão. E agora temos também a Fogaça? kkkkk tô começando a me confundir...de qualquer maneira a receita é linda!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente adorei...
    Hoje tinha que fazer um pãozinho e estava na dúvida... agora já não estou!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Podemos sempre fazer a massa na MFP e depois dar-lhe aquela forma maravilhosa de fogaça :) Mas, tenho para mim que o meu forno ia queimar a fogaça toda. É mais certo fazer na MFP já que o aroma e sabor fica intacto :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro fogaça e se dá para fazer na máquina do pão perfeito!
    Bjs

    ResponderEliminar