quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Clafoutis de Romã

Se é verdade que estamos sempre a aprender coisas novas, esta sobremesa serviu para eu descobrir que as romãs depois de cozinhadas ficam brancas.... :) por muito básico que possa parecer a verdade é que não sabia.
A receita foi adaptada de uma outra com cerejas publicada na revista Cuisine et Vins de France em Julho deste ano. É uma sobremesa simples, rápida e versátil, (pode-se usar qualquer fruta) e na minha opinião fica melhor quando servida morna.
.
Estou de partida em viagem de trabalho para uma cidade em que depois de fazer as contas descobri que não visito desde 1988... que é como quem diz desde "ontem" :) Espero que continue tão bonita quanto me lembro.... quando voltar conto tudo ;)
.
Ingredientes:
250gr de Bagos de Romã
2 Ovos
40gr de Farinha
50gr de Açúcar
100ml de Natas
175ml de Leite
Manteiga para untar a forma
.
Aquecer o forno a 210º. Numa taça começar por bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Juntar aos poucos a farinha, as natas e o leite em fio mexendo sempre. Juntar os bagos da romã e transferir para uma tarteira já untada com a manteiga. Levar ao forno até estar dourado (+/- 20 minutos). Servir morno polvilhado de açúcar em pó.

9 comentários:

  1. Que receita tão romântica ;-). Também não sabia isso da romã. Por acaso trouxe uma para comer hoje ao almoço! Boa viagem e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Nunca me lembraria de usar romã nesta sobremesa.. gostei da ideia!
    (ah e também não sabia que ficava branca :D)
    Boa viagem.. diverte-te e trás muitas fotos:D
    beijinhos (*.*)

    ResponderEliminar
  3. Oi, Carlota!
    Não sabia que a romã fica branca depois de cozida, interessante! Não sou muito fã de romã, apesar de ter um pé lá na casa da minha mãe, no Brasil, nunca liguei muito pra ela!
    Boa viagem e bom trabalho!
    Até mais!
    :o)

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz clafoutis de morangos e embora tenha gostado confesso que não é minha sobremesa favorita. Gosto de doces mais doces mesmo...
    Eu também não sabia que a româ ficava branca...de qualquer maneira é uma fruta linda! Parece pequenos rubis!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Também não sabia que a romã fica branca.
    Boa viagem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz clafoutis, mas tenho de experimentar.
    Boa viajem
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Carlota,

    interessante a idéia de usar romã nesta receita e descobrir que ficaram brancas. Adoro clafoutis, mas não ousaria jamais usar romãs, bem interessante mesmo. Me lembrou que outro dia eu li em algum blog que alguém usou romãs numa receita, acho que uma panna cotta, para dar cor e ficou tudo sem cor. Uma leitora que era engenheira química explicou num comentário que, se bem me lembro, a romã perde a cor quando aquecida em mistura básica, se aquecida com mistura ácida parece que mantém a cor e outras propriedades. É, ao que tudo indica, uma questão de química.

    Boa viagem,

    C.

    ResponderEliminar