quarta-feira, 25 de março de 2009

Tarte de Pesto de Espinafres com Tomate

Com o passar dos anos acho que um provérbio que poderá vir a aparecer é: “Quem tem Blog come Frio”, foi o que me aconteceu com esta tarte que quando acabou de pousar para a objectiva estava quase gelada. Normalmente fotografo à noite e claro está que a qualidade da luz nunca é a ideal, como esta tarte foi feita para o almoço tive de aproveitar.

É uma receita sem receita que surgiu por acaso para aproveitar um pesto de espinafres que tinha sobrado há uns dias, faz-se em menos de 10 minutos e tanto pode servir de entrada como de refeição leve, claro que também se pode fazer uma grande, mas eu tenho o vício das miniaturas.

Ingredientes para a Massa Quebrada:
150gr de Farinha (usei integral)
65gr de Manteiga sem sal
1 Colher de Chá de sal
1 Colher de Chá de Açúcar
75 ml de água

Desde que tenho Bimby faço tudo em 15 segundos/ velocidade 5 mas para quem não tem é misturar tudo com a batedeira ou com os dedos até ter uma areia grossa, não se deve misturar muito para a massa não ficar dura depois de cozida. Com esta quantidade massa fiz 4 tartes
pequenas.

Ingredientes para o Pesto de Espinafres:
200gr de Espinafres
1 dente de Alho
3 Colheres de Sopa de Pinhões ou Nozes
4 Colheres de Sopa de Parmesão
Sal, Pimenta e Azeite qb

Triturar tudo até obter uma pasta e ir depois ir juntando o azeite até formar um creme.
Estas quantidades são meramente indicativas pode ser menos alho, mais parmesão, mais pinhões ou nozes…

Antes de untar a forma coloco sempre duas tiras de papel em cruz (com as pontas para fora) para depois ser mais fácil tirar a tarte, como estas formas pequenas não têm fundo falso assim não corre o risco de se partir.
Depois de untada forrei a forma com a massa, normalmente não estendo a massa com o rolo vou colocando pequeno bocados e ajeitando com as mão.
Levei ao forno a 200º uns 2 ou 3 minutos só para secar ligeiramente, coloquei o pesto e o tomate por cima e voltou ao forno para terminar de cozer mais uns minutos, como a massa é fininha coze depressa. Servi com rúcula selvagem polvilhada de nozes.

11 comentários:

  1. Tem um aspecto delicioso! E a caixinha de massa ficou linda! Adoro estas tarteletes assim pequeninas e simples, óptimas para um almoço rápido em dias mais quentes. Parabéns também pela fotografia, ficou óptima!

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. E sim, quem tem blog come frio. Ou então faz uma dose a mais, para fotografar depois ;)

    *
    mariana

    ResponderEliminar
  3. Mariana,

    Belo truque! Sabes que eu sou "bloguisticamente maçarica" :)) é uma nova categoria :)

    Beijinhos,

    Carlota

    ResponderEliminar
  4. Amiga, voce nao veio ao mundo a passeio nao heim! Super apetitosa "questa tarte", parabéns! Léia

    ResponderEliminar
  5. Léia Querida,

    Você me fez rir bastante com seu comentário... Obrigada!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Embora coma como "gente grande", confesso que adoro miniaturas! ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Hummm, gostei tanto dessa tarte! Parece bem leve e saborosa! Nota dez!

    ResponderEliminar
  8. Tu nem sabes o que eu já me ri com a tua frase “Quem tem Blog come Frio”.. O meu marido apoiava-a a 200%. eheheheh
    Até tirar a foto e comer lá fica o pratinho gelado.. E ele reclama sempre..
    Esta tarte é das minhas preferidas. Faço muitas vezes com pesto de manjericão.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do pesto, claro, da frase, óbvio e das forminhas. Tbtenho umas desse tamanho, de silicone, que trouxe de paris na minha última visita.
    :)

    ResponderEliminar
  10. adorei a tarte, não resisto a nada que leve pesto e tomate!
    bjs

    ResponderEliminar