quinta-feira, 26 de março de 2009

Gelado de Café

O calor voltou, a primavera desistiu de aparecer e deu lugar ao verão, estamos em Março com calor de Junho, isto preocupa-me… mas como para além de ser “Eco Chata” (como uma colega uma vez me chamou…) pouco mais posso fazer resolvi abrir The Perfect Scoop à procura de algo fresco, como gosto muito do sabor do café (apesar de só beber um por dia) este sorvete “riu-se” para mim, mas acho que se devia chamar antes Capuccino já que sabor a café não é muito forte, fiz uma infusão de 4h e não de 1h como dizia a receita mas mesmo assim…
Por outro lado achei um desperdício de café… depois da infusão mal se aproveitam os grãos, podem ser passados por água e secos mas já não é a mesma coisa. Na próxima vez em vez de grãos vou usar café solúvel.

Adenda: Depois de escrever o texto de cima fui buscar o livro para copiar os ingredientes e… oh surpresa das surpresas… o ultimo item da receita é… grãos de café finamente triturados… misturados no fim ao creme…pois… por isso é que o meu sabia pouco a café… é o que dá ler tudo na diagonal e fazer 100 coisas ao mesmo tempo… pronto, assim sendo retiro a proposta de alteração do nome :)

Ingredientes:
1 ½ Chávenas de Leite (usei meio gordo)
1 ½ Chávenas de Grãos de Café (pode ser descafeinado)
1 ½ Chávenas de Natas
5 Gemas
¾ Chávena de Açúcar (usei um pouco menos)
Pitada de Sal
¼ de Colher de Chá de extracto de Baunilha (não usei)
¼ de Colher de Chá de grãos de café finamente moídos

Aquecer o leite, o açúcar, os grãos de café, o sal e ½ chávena de natas até levantar fervura, nessa altura apagar o lume e deixar em infusão 1h (deixei 4h). Passado esse tempo usei a Bimby e por isso juntei tudo menos a colher de Chá de grãos de café finamente moídos e fiz o creme em 5 minutos a 80º na Velocidade 3. Escorri os grãos de café e foi ao congelador umas horas, quando solidificou triturei 20 segundos na Vel 8 para ficar cremoso.

O método sugerido na receita é um bocadinho mais trabalhoso:

Passado o tempo da infusão reaquecer a mistura de leite e café, à parte levantar fervura às restantes natas e reservar. Bater as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas. Adicionar a pouco e pouco o leite com café para as gemas não cozerem, levar ao lume durante uns 10 minutos. Retirar do lume e juntar as restantes natas, coar os grãos de café e misturar o café moído. Levar ao frio cerca de 4 a 6 horas e depois à sorveteira para ganhar consistência.

3 comentários:

  1. Que delicia de sorvete! Menos mal que o calor voltou amiga, o frio me castiga (ha umas 3 semanas até nevou por aqui, afe!). E o melhor do calor é poder experimentar estas delicias! Bjos

    ResponderEliminar
  2. Nada melhor que um sorvetinho pra amenizar o calor. Acredita que é no frio que tenho mais vontade de sorvete? rs
    E aqui ele está pra chegar. Hmmm.

    ResponderEliminar