sexta-feira, 24 de abril de 2009

Uma Pavlova para Cronos

A Origem da Pavlova (que deve o seu nome a uma bailarina russa) é disputada por Australianos e Neo-Zelandeses, mas para mim o que interessa é que é das coisas mais fáceis e rápidas de fazer, aquilo que faço quando me falta a imaginação para outras coisas ou quando o Deus do tempo não me permite maiores aventuras :)
Gosto especialmente da sua versatilidade, pode-se mudar o creme, podem-se mudar as frutas…. Sempre que se mantenha a formula: Suspiro + Creme + Fruta.

Quando Cronos deixa às vezes faço vários discos que sobreponho recheados com creme e frutas ou com chocolate e natas… a imaginação é o limite...!

Esta não podia ser mais simples, suspiro, ganache de chocolate e morangos, o suspiro fica sozinho no forno 1h enquanto se fazem outras coisas e a ganache e os morangos demoram 10 minutos a fazer… acho que Cronos vai gostar.

Ingredientes para o Suspiro:
Claras
Açúcar
.
O suspiro é algo envolto em algum mistério, já vi receitas complicadas e formas ainda mais complicadas de o fazer, eu utilizo uma fórmula básica que me foi passada há muitos anos, esta fórmula permite-me usar as claras que vou congelando sem ter de saber se são 1 ou 4, o que faço é medi-las num copo medidor e a partir daí medir o dobro da quantidade do açúcar.
.
Bato primeiro as claras em neve até ter picos pouco firmes e depois vou juntando o açúcar aos poucos, às vezes coloco uma colher de chá de cremor tártaro que serve para dar algum brilho mas não me parece indispensável.
.
Coloco o suspiro num saco pasteleiro ou mesmo com uma colher vou fazendo um círculo em cima de uma folha de papel vegetal, pode-se desenhar o círculo primeiro usando por exemplo o fundo de uma tarteira como molde. A ideia é criar um “ninho”, uma espécie de caixa onde se vai colocar depois o creme. A temperatura do forno interfere com a cor da Pavlova por isso não deve ser mais de 100º, normalmente fica lá 1h porque eu gosto do interior cremoso mas podem ser 2h se se quiser mais seco.

Ingredientes para a Ganache:
2o0gr de Chocolate (usei com 70% de cacau)
200 ml de Natas

A ganache de chocolate é muito simples de fazer e porque é mais amarga contrasta muito bem como doce do suspiro. Aquecem-se as natas quase até ferverem, nessa altura desliga-se o lume e junta-se o chocolate partido aos bocados que com o calor das natas vai derreter formando um creme liso e brilhante.
.
Decorei com morangos semi fatiados e abertos em leque, claro que os podia ter cortado em fatias mas assim foi mais rápido ;)

11 comentários:

  1. lindão!
    sem contar que morango e chocolate é algo a que não posso resitir!
    =)

    beijos!

    ResponderEliminar
  2. As coisas mais simples são sempre as mais gostosas.
    Adorei a foto com esses belos morangos para enfeitar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz e tb acho que nunca comi, ams esta está com uma apresentação tão bonita, que fiquei com vontade de provar!
    Linda. :)

    ResponderEliminar
  4. Tangeria também é cultura, heim?! Amei esta formula amiga! Um forte abraço. Léia

    ResponderEliminar
  5. Que bonita! Eu não sou grande fã de suspiros, por isso imagino que não vá ser grande fã de pavlova, mas a verdade é que nunca provei. Fiquei a imaginar uma com creme de pasteleiro e maçãs com canela por cima... Se calhar afinal até gosto! ;)

    Beijoca * e bom fim-de-semana!
    Mariana

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Ficou linda, gosto de suspiro, morangos e chocolate mas nunca comi esta maravilha, tenho que experimentar,fiz uma vez suspiros e achei um pouco complicado.
    Gostei muito de visitar-te, voltarei mais vezes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O aspecto é divinal, eu adoro claras tipo suspier e com chocolate então...hummm! :)

    ResponderEliminar
  8. Um dos meus doces preferidos, tem sempre uma apresentação de fazer babar qualquer um. Eu costumo fazer com frutos silvestres. Ficou perfeito e delicioso por certo.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  9. Quem te ler até parece que fazer suspiro é uma coisa fácil... ;-)

    bjs

    PS - aceito lições práticas.

    ResponderEliminar
  10. Já cá andava a espreitar mas hoje quando vi esta delicia não resisti a dizer maravilhas.
    Adoro suspiros e não acerto no ponto deles.
    Nunca comi esta delicia, mas tem tudo para eu gostarrr.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Obrigada a todas pelos comentários tão simpáticos.

    Quem nunca fez suspiros tem de se aventurar porque é mesmo fácil.

    Se tiverem dúvidas mande-me um mail que eu tento explicar melhor.

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar