quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bolinhos de Cenoura e Especiarias

Estes bolinhos da foto não podem ser julgados pela aparência... não parecem nada de especial, não têm o aspecto robusto de um muffin nem o aspecto opulento de um cup cake cheio de creme... parecem assim só uns bolinhos normais e um pouco tímidos... mas enganam... enganam muito... são bons, muito bons!
Não são muffins, nem queques, nem cup cakes... são muito mais do que isso...são nuvens que se desfazem na boca há primeira dentada... são como algodão que se transforma em seda... já disse que são bons?
Andava eu à procura de uns muffins de cenoura que não levassem leite, tarefa complicada porque muffin que é muffin leva leite... estava quase a passar ao plano B quando me deparei com um bolo de cenoura no site da Gasparzinha, a receita é da Gisa e o bolo chama-se Divinal.... parece que prometia :) resolvi então adaptar o bolo a bolinhos acrescentando especiarias e algumas nozes, como acredito que fique um bolo esponjoso e como não sabia como a massa se comportaria na forma, resolvi enche-las só até meio, por isso ficaram com este ar um bocadinho "atarracado" :) mas nada que não me faça ficar já a pensar numa versão com a totalidade da farinha integral e açucar mascavado.

Ingredientes para 12 Bolinhos:
200 gr de Açúcar
135 gr de Farinha (usei 50 gr Integral e o resto Branca)
125 gr de Cenoura Ralada
50 gr de Óleo
1 Colher de Chá de Fermento
2 Ovos
2 Colheres de Sopa de Nozes Picadas
1 Colher de Chá de Canela
1/2 Colher de Chá de Gengibre em Pó
-
Na Bimby trituram-se primeiro as cenouras 10 seg na vel 7, junta-se os ovos, o açúcar e o óleo e bate-se 4 min na vel 3, acrescenta-se a farinha, o fermento, as especiarias e as nozes e volta-se a bater mais 20 seg na vel 3.
Com a batedeira ou à mão deve-se misturar primeiro os ovos com o açúcar e o óleo, depois a cenoura ralada e as nozes e por fim a farinha, o fermento e as especiarias. Vão ao forno a 180º e não devem cozer muito para não ficarem secos.

6 comentários:

  1. Olha que eu até gosto da aparência deles, acabei de tomar o pequeno almoço e agora até ia um para completento do café ;)
    Adorei as forminhas cor-de-rosa... acho que tenho que ir às compras, tenho visto tanta coisa linda por aí em silicone.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  2. ficaram lindos e aposto que o toque das especiarias marcaram toda a diferença.

    ResponderEliminar
  3. Menina, esta adaptaçao ficou maravilhosa! Bolo de cenoura é um dos meus prediletos, desde pequena! Também irei fazer.
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que têm um ar delicioso para o lanche!! :) bjinho

    ResponderEliminar
  5. Tangerina, pois para mim estão perfeitos!
    Tb já fiz esta receita assim em versão muffins e sei do que falas quando referes que são bons! Divinais. :)
    Tens que fazer tb em versão bolo - é uma maravilha!

    Vou enviar-te por email outra receita de bolo de cenoura que faço, com farinha integral. Tenho que fotografar para publicar, mas como não tenho feito...
    Beijinhos!
    :)

    ResponderEliminar
  6. De aparência, gosto da cor das forminhas e do paninho de mesa. Esse rosa é super fashion!

    Verificando os ingredientes da receita, acredito que eles enganem... a valer!

    Especialmente porque levam gengibre em pó com cenoura! Uau!

    ResponderEliminar