domingo, 28 de junho de 2009

Risotto de Beterraba

O meu risotto preferido continua a ser o de Cogumelos Porcini, pela cor, pelo aroma, pelo sabor... no entanto agora que fiz este de Beterraba estão quase quase empatados ;)
Foi feito há já algum tempo e para o publicar tive de vencer o meu preconceito de que os rissotos não são fotogénicos... mas esta receita merece mesmo ver a luz da blogosfera :)
Os risottos são normalmente vistos como pratos calóricos e complicados, calóricos pela quantidade de natas e manteiga que levam (esta receita não tem nem uma coisa nem outra) e complicados porque necessitam de alguma atenção, mas esse é exactamente o seu "charme".
É curiosamente o único prato em que acho que na Bimby não funciona, a única vez que tentei fiquei com a sensação que tinha estragado os ingredientes para nada, consegui um arroz bom mas não era sequer um parente afastado de um risotto... posso ter tido azar mas de lá para cá resolvi não voltar a arriscar.
.
Ingredientes:
750 ml de Caldo de Vegetais (usei caseiro)
2 Cebolas Vermelhas (cerca de 150 gr) muito picadas
2 Dentes de Alho muito picados
5 Beterrabas pequenas (cerca de 300 gr) peladas e cortadas em pequenos cubos
3 Ramos de Tomilho
300 gr de Arroz Arborio
200 ml de Vinho Rose
5 Colheres de Sopa de Mascarpone
100 gr de Queijo Parmesão
4 Colheres de Sopa de Azeite
.
Aquecer o caldo de legumes. Numa frigideira grande refogar a cebola no azeite até ficar macia, nessa altura juntar o alho e mexer mais um pouco. Juntar a beterraba aos cubos e o tomilho e refogar cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente. Juntar o arroz até este ficar quase transparente, nessa altura juntar o vinho e deixar evapora-lo. Temperar com sal e pimenta e começar a juntar o caldo (que deve estar sempre quente para não interromper a cozedura do arroz), a partir daqui o processo é sempre o mesmo, junta-se caldo e esperasse que seja absorvidomomento em que se junta novamente mais caldo até terminar todo o caldo. Dependendo do gosto, isto é se queremos um risotto mais ou menos "al dente" o caldo pode até nem ser todo usado. No fim e já fora do lume, juntar o mascarpone e o parmesão ralado para tornar o arroz ainda mais cremoso.
.
Receita adaptada da revista Delicious de Junho de 2009. Já falei do meu "amor" por esta revista aqui.

9 comentários:

  1. Ficou com uma cor tão bonita!

    O meu marido iria adorar esse risotto, pois ele é mesmo apreciador de beterraba. Uma receita para guardar.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem bonito e pelos ingredientes deve ser muito saboroso.

    ResponderEliminar
  3. Tb tenho um risotto de beterraba para experimentar, mas ainda não calhou!
    Este abriu-me mais ainda o apetite por ele. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. eu e o namô somos alucinados por risottos e já descobri que é uma forma de fazê-lo experimentar coisas que, em teoria, nao lhe agradam muito (mas que me encnatam)... estou doida para testar esse de beterraba!

    beijos!

    ResponderEliminar
  5. O seu risoto está mais que fotogênico, menina! A beterraba deixou a cor linda e o mascarpone na receita deve ficar divino... Bj
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Poacaso é uma revista que nunca lhe dei muita atenção... Erro meu!

    Gostei muito desta sugestão. Gosto imenso de beterraba crua, mas achei tão interessante, e com óptimo aspecto a receita que vou experimentar cozinhar!

    ResponderEliminar
  7. Que belo risotto,mas assim com
    beterraba, nunca fiz mas tenho que experimentar.



    bjs

    ResponderEliminar
  8. Estou a começar a aventurar-me no mundo do risotto e este de beterraba parace-me optimo!

    Tenho que experimentar!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Fiz este risotto ontem para amigos e hoje para a minha mãe. Foi um enorme sucesso, delicioso, inesperado e reconfortante!

    ResponderEliminar